Dúvidas que me assolam nesta gravidez

 Como vai a Beatriz reagir a um irmão? Acho que toda a gente se questiona qual a reação dos filhos já nascidos face a um novo membro da família. Eu acho que vai correr bem mas também sei que dependerá da nossa abordagem, claro que vamos andar atarefados mas não podemos deixar de ter tempo para ela, os 2! Tentaremos envolvê-la o máximo possível e o quanto ela quiser dentro de limites que consideremos razoáveis. Mas ela é uma miúda carinhosa por isso acho que tem tudo para correr bem!

Qual o tipo de parto? Fiz uma cesariana e por isso tenho a hipótese de escolher parto normal ou cesariana (a única forma de se fazer cesariana na Holanda sem motivo médico é uma ceariana anterior, há opções de tudo, em casa, casa de partos, hospital, piscina, bola de pilates, com luz diminuída, em pé, com ou sem medicação mas cesariana não é uma delas!). A decisão só vai ser tomada mais tarde porque se este bebé não virar será novamente cesariana. Se virar não sei. Se por um lado tenho consciência que um parto vaginal traz benefícios para o bebé (para a mãe eu acho que nem por isso, a maioria dos partos normais de amigas/colegas levou a um pós-parto pior que o meu, que foi fácil fácil), por outro lado a cesariana é um parto que eu já conheço e o resultado foi uma bebé sem cólicas enormes, amamentar em exclusivo uma semana após o parto, um bebé saudável. Fora que grande parte das vantagens do parto natural se diluem ao longo do tempo e a certa altura não há diferença quantificável.

Outra questão relativa ao parto é que é normal nos sentirmos confortáveis com algo que experienciámos e correu relativamente bem. Agora até posso ir para outro hospital com cesariana humanizada o que iria melhorar a experiência com certeza! Porque sim, uma cesariana não é um parto lindo mas há formas de o tornar mais simpático.
Na realidade inclino-me muito para uma cesariana, uma das minhas melhores amigas tentou um parto vaginal após cesariana que não resultou e acabou por correr muito mal e em cesariana de emergência. Outra grande amiga teve de ser induzida, acabou em cesariana de emergência e também não foi fácil. Mal por mal, se for para acabar em cesariana que seja planeada porque é muito diferente.
Não me julguem, não é por não parir que sou menos mãe, que gosto menos das minhas filhas, que não lhes quero bem.

Outra pergunta que me assola é "Quem ficará com a Bia?" Sim é outra coisa a ter em conta. Não sei como vai estar isto de CoViD em Março mas eventualmente alguém tem de ficar com a Bia. Se for parto vaginal ao fim de algumas horas (em situações normais) vamos para casa. Se for cesariana demora uns dias (também depende do estado de saúde do bebé e da mãe). Tenho vários candidatos em quem posso, felizmente, confiar a minha filha cegamente! No topo da lista está a Luísa (minha prima) e o Arno com quem já falámos e em caso de ser necessário pessoas extra também será fácil arranjar alguém, mas como é que ela se vai sentir não sei, como vamos gerir aa noites se for preciso não sei.

São várias perguntas que decidi que a maioria iria guardar mais para o final da gravidez, há coisas que não controlamos por isso é aguardar e depois ir decidindo. Sei que tenho muitos amigos e família a quem deixar a Bia e sei que ela vai ficar bem entregue, sei que tenho boas intenções e que me vou informar quanto a como melhorar a introdução do novo membro da família e no final irá correr tudo bem.




7 comentários:

  1. Sao duvidas perfeitamente naturais mas tenho a certeza que vai tudo correr bem, a Bia é uma menina muito querida :)
    Acho que sou das poucas pessoas que conheço que teve um parto natural levezinho e sem grandes sequelas ou traumas. Espero que tenhas uma hora tao pequenina quanto a minha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o que se quer é miúdos cá fora saudáveis e pais felizes não é?! :)

      Eliminar
  2. Descobri agora o blog e gostei muito, fui mãe do segundo filho a 17 dias e sei bem o que são essas duvidas, principalmente como iria reagir o mano a chegada do mais novo, felizmente correu muito bem e se parece que as vezes não lhe liga muito, outras só quer dar festinhas e beijinhos. Quanto a dar atenção, confesso que tem sido mais complicado, o mais pequeno exige muitos cuidados, mas temos sempre de tentar dar mimos ao mais velho para não se sentir de parte.
    Quanto a questão do parto, não tive duvidas que queria parto normal, e apesar da primeira experiencia ter sido induzido e demorado, e me ter custado durante e depois, deste foi muito bom, passei um parto espectacular, apesar disto do covid e de estar sozinha no momento, e depois do parto fiquei optima, por desta vez não ter levado pontos.

    O importante é sentir-se segura do que quer e pensar positivo, ai tem opções de parto em casa e muito mais humanizado o que eu acho optimo, aqui não temos essa opção, o que é muito triste.

    Boa gravidez, e se quiser visite o meu blog, tambem falo muito de gravidez e maternidade.

    MEU BLOG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu jamais teria um parto em casa e no meu caso, como tive cesariana porque ela estava pélvica e o mais provável era acabar em cesariana de emrgência decidi por cesariana marcada por motivo médico, desta vez tenho mesmo de ser seguida no hospital.
      Sabe que é ilegal em Portugal o que estão a fazer? As grávidas têm o direito a ter acompanhante, covid ou não é um direito seu! O seu parceiro só não pode ter sinotmas! Tenho mesmo pena que tenha estado sozinha mas feliz que a segunda vez correu melhor.

      Eliminar
  3. A reação dos manos é sempre muito imprevisível, até então eles estão habituados a ter os pais só para eles, agora com mais um "estranho" em casa pode depender muito da criança, mas com certeza vai correr tudo bem. Por aqui o mano não achou muita piada a chegada da mana, alguma birras, chamadas de atenção, mas pronto tudo e supera!
    Quanto ao parto, tens de ver com o andar da gravidez para onde caminha... mas sem dúvida que tens de ir para o caminho onde te sintas mais confortável e confiante. No meu caso foram duas cesarianas, do primeiro porque estava sentado e era enorme e da segunda ela até deu a volta o que me fez ter contrações pela primeira vez na vida mas depois o corpo nunca dilatou e acabou por nascer no ultimo dia das 39 semanas, numa cesariana complexa, com direito a levar para além da epidural, mais 3 doses de anestesia, que acredito mudou a minha condição de saúde a partir daí. A recuperação do primeiro foi complicada, duas semanas sem forças quase para agarrar no meu filho, da segunda vez na noite seguinte já me levantava e já dava de mamar sentada num cadeirão... o pior veio a seguir, dores de estomago, mau estar, etcs...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é normal que seja uma situação confusa...
      É mesmo isso que quero evitar, uma cesariana de emergência, logo vejo e logo decido, mesmo que ela vire é provável que eu siga para cesariana, não me vou preocupar demais por agora...

      Eliminar
  4. E eu que só li agora os posts todos de rajada?! O que vale é que fomos falando, entretanto :)

    Achei piada a história do teste e dos 3 minutos, porque por aqui foi igual! Ahahahah!

    Também já te disse que acho que vai correr tudo bem com a Bia! Vocês fazem um excelente trabalho com ela, e ela parece uma miúda impecável :) Acho mesmo que vai adorar o papel de mana mais velha!

    Só fico a torcer para que a situação da Covid melhore até Março, para estarem mais tranquilos e terem mais apoio!

    Que continue a correr tudo bem ;)

    ResponderEliminar