Porque é que a Holanda é o segundo país com mais contaminados da Europa

De acordo com o CDC europeu a Holanda tem a segunda taxa de infecção mais alta da Europa por coronavírus.
O motivo explicado no artigo é que os holandeses não são muito bons a impor regras e que raramente há penalizações para quem nào as cumpra (no caso de delitos menores).
Também o uso de máscara foi apenas aconselhado e reforçado há 10 dias porque há a defesa da ideia que as máscaras protegem pouco e podem levar a uma falsa sensação de segurança tendo menor eficácia que a distância social e higienização das mãos. Mesmo que o governo quisesse tornar o uso obrigatório não têm esse poder, o governo não pode limitar a liberdade das pessoas a esse nível e a proposta para que seja possível em situações de excepção, como esta, só será avaliada em Dezembro porque o governo não tem maioria absoluta.

Ou seja não há penalizações para quem não cumpre, o governo não pode exigir muito legalmente e eles não são de cumprir se estiver fora da sua área de conforto.

Entretanto há novas medidas, máximo 3 visitantes a cada 24h, grupos na rua não podem ser compostos por mais de 4 pessoas (se forem de famílias diferentes), trabalhar em casa sempre que possível. Nas próximas 4 semanas, cafés, restaurantes e bares só servem take-away, não é permitida a venda de álcool entre as 20h 3 as 7, os restaurantes de hotéis apenas estão abertos para hóspedes, coffeeshops também apenas abertas para take-away.
Aconselham fortemente o uso de máscaras em locais fechados e em escolas e universidades sempre que a distância de segurança não seja assegurada.
Desportos de grupo não profissionais, com mias de 4 jogadores, estão também suspensos. Lojas fora supermercados fecham às 20h com entrada limitada de pessoas.
Viagens devem ser limitadas ao mínimo indispensável e sempre que possível dentro do país apenas sendo aconselhada quarentena de 10 dias caso o país de origem estiver com código laranja.



7 comentários:

  1. A situação actual é assustadora, tanto aqui como aí, como em Portugal... E a ansiedade aumenta a cada dia que passa😢 Estou sempre a ver quando recebo uma notificação da escola do Louis a dizer que está tem de fechar 😰 A nursery em que ele andou o ano passado está fechada por ter sido detectado um caso positivo 😞 E os 100 casos positivos no politécnico do Porto também não me deixam nada tranquila...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas aqui está tão mal porque as escolas não fecham com 1 positivo, as creches também não. Os pais que têm sintomas e estão à espera para fazer o teste ou à espera do resultado continuam a ir levar os filhos à escola. As pessoas são irresponsáveis e há imensa desinformação por parte de pessoas influentes (do governo por exemplo) que leva a estas atitudes...
      Mais do que o vírus assustam-me as pessoas!

      Eliminar
    2. Parece que estou a ver o mesmo aqui :( Hoje recebemos notificacao da escola que 2 membros do stuff estao em casa com diagnostico de positivo... :( Estou ctg :(

      Eliminar
  2. Hello
    Nunca na minha vida pensei que poderíamos estar a passar algo semelhante a isto.
    Estou preocupada e naquele nível de que acho que nunca mais vai ser a mesma coisa, andar sem máscara, descansados... Sei lá.
    Protejam-se aí <3
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Cada vez estamos a ficar piores e muitas vezes parece que as pessoas continuam a desvalorizar a situação!
    Espero que desse lado estejam todos bem! <3
    Segui o teu blog, quero convidar-te a viistar o meu! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá :-)
    já te sigo há uns aninhos e gosto muito de te visitar!
    Acho que não estarei a mentir se te disser que quase todos os dias venho ver se já regressaste ao blog.

    Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua linda família ♥ e que esta ausência seja somente porque não te tem apetecido passar por cá...

    Volta rápido que já tenho saudades de te ler :-)

    Um grande beijinho.
    PC

    ResponderEliminar
  5. Olá Vera, já não te venho visitar faz algum tempo e peço desculpa por isso!
    As coisas por cá também não estão nada fáceis, se bem que de alguma maneira se vê o cuidado das pessoas, mas não é sempre, não é em todo o lado. Complica-me com o sistema nervoso passar em alguns locais (cafés por exemplo) e ver pessoal a "esplanar" sem máscara em amena cavaqueira como se não se passasse nada... mas isso sou eu!
    Também já nos tocou cá em casa infelizmente.. mas já foi. Ao contrário do que muitas acham, depois de ter não ficamos imunes, era bom que assim fosse, mas não é!
    Seja o que Deus quiser!
    Espero que apesar de tudo estejas a passar uma gravidez calma...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar