Updates da Bia

 Há um update gigante, a Bia fez 4 anos, dia 11, e começou a escola primária.
Na Holanda, no dia em que fazem 4 anos, ou no dia útil seguinte salvo raras excepções, os miúdos começam a escola primária. Os primeiros 2 anos são em grupos mistos e é maioritariamente brincadeira com objectivos de desenvolver certas capacidades e aprendizagens, mas muita brincadeira. Tem ginástica 2x por semana, quando está muito mau tempo vão ao ginásio brincar também, para gastarem calorias e se mexerem mais.
A Bia adorou começar a escola, estava totalmente preparada. Às vezes ainda fala numa amiga da creche, com quem temos mantido contacto.

No aniversário dela convidamos 4 crianças, os 2 amigos dela mais chegados da nossa família, a melhor amiga aqui do bairro e a melhor amiga da creche (que infelizmente ficou doente e não pode vir). Fizemos uma pequena discoteca aqui em casa, com pulseiras que brilham no escuro e uma bola de luzes. Ela adorou e nós também!
Para o aniversário dela perguntei o que queria de prenda e ela disse "um bolo de chocolate", que claro que fiz, com decorações da Frozen. Também teve uma bicicleta porque pediu pouco tempo antes, temos um livro sobre irmãos em que o menino tem uma bicicleta com pedais e ela disse que também queria (que a dela não tinha pedais, era daquelas de balanço).

Fora isto, a Bia anda numa fase complexa. Por um lado costuma ajudar imenso, fez grande parte da árvore de Natal, traz fraldas para a Sara, ajuda a esvaziar a máquina da loiça, a cozinhar (até já tem um avental). Por outro as "birras" voltaram em força. Parte por ciúmes da irmã, parte por cansaço (acho que ela ainda devia dormir sesta mas ela recusa-se e agora na escola nem há opção, mas ela recusa) e tem sido muitas vezes, muito complicado gerir! Faz parte, mas tem sido muito desafiador.

Por outro lado já não tem otites há 2 meses (batam na madeira). Começámos a experimentar um tratamento de prevenção a longo prazo novo, receitado pelo otorrino em Portugal (que aqui a solução agora é só esperar e rezar que melhore). Por causa das perfurações dos tímpanos ela tem perda auditiva de 20% no ouvido direito e 30% no esquerdo. Isto quer dizer que numa conversa cara a cara ela não perde informação mas numa sala de aula com barulho talvez perca. Temos de prestar atenção e avaliar mais tarde se é melhor colocar aparelho auditivo.

Em resumo Bia continua a ser uma criança feliz, bem disposta, com personalidade forte, independente, empática, que canta todo o dia e adora Carolina Deslandes... é também uma excelente irmã.




2 comentários:

  1. Tudo de bom, pequena princesa <3
    Por aqui ja dao Ciencias, Historia e Geografia no 1o ano...sinceramente acho um exagero...ele adora os professores e o Computing Club e ja tem uma historia de brincadeira que levou a um leve castigo que lhe serviu de emenda, um dia conto no blog... so digo que as professoras fizeram um esforco enorme para naos e desmancharem a rir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende como é abordado... aqui eles abordam esses tópicos todos mas de uma forma ligeira, com arts&crafts e afins... E assim é que devia ser, aprender a brincar provavelmente é mais eficaz e duradouro. Gostar de aprender é o caminho!
      conta sim que o Lou é um miúdo super imaginativo e deve ser por aí... :)

      Eliminar