O meu pós-parto- 2

Desde o meu 1o post sobre pós-parto muito se passou...
Ora vamos fazer a recapitulação dos últimos meses sim?! Vá, talvez do último ano...
Em Outubro de 2020 estive 1 mês de baixa por uma situação que ocorreu no trabalho, voltei para dar aulas. Nessa altura voltei a falar com a minha terapeuta (com quem tinha andado a trabalhar nalgumas áreas no Verão). Veio o Natal e novo lock-down. Desta vez tive de deixar a Bia na creche quando se tornou essencial eu voltar ao trabalho, ia entrar em licença de maternidade e precisava acabar umas coisas no laboratório.

Na última semana antes da licença começar tivemos CoViD, no fim-de-semana depois do teste ser positivo ia ser o fim-de-semana das mudanças. Por causa disto tivemos de remarcar as mudanças para os últimos dias antes de assinar o contrato final de venda do apartamento, felizmente temos amigos fantásticos que, mesmo durante a semana, vieram ajudar e o meu pai até veio de Portugal. Mudámo-nos e pouco depois nasceu a Sara e a minha mãe veio para tomar conta da Bia e ajudar nos primeiros tempos.

Uns meses depois o Ricardo foi dispensado do trabalho e, mesmo assim, eu decidi mudar também, ainda estava de licença e tinha de dar 2 meses de pré-aviso mas não me imaginava a ter de trabalhar com certas pessoas. Em Setembro comecei na nova empresa, UniQure. Têm como objetivo desenvolver terapias genéticas para doenças incuráveis- ELA, Huntington, Hemofilia, etc...
Tinha muitas dúvidas e receios, e se corresse mal? E se me dispensassem rapidamente? E se não me adaptasse? E se detestasse? Felizmente, não aconteceu. Eles estão muito contentes comigo e eu com a mudança, claro que há muitas coisas que me fazem comichão, há processos que nem sentido fazem, mas gosto bastante do que faço e acho que o estou a fazer decentemente. Até me vieram perguntar de outro departamento como podem contratar uma pessoa como eu (lisonjeiro não?!).

A Bia mal começou a escola, que adorou, começou o novo lock-down. Depois de os números estarem a descer a pique, por medo da variante Ómicron as férias começaram uma semana antes (20 Dez) emas felizmente vai recomeçar na data prevista (dia 10) de Janeiro. O ATL também fechou mas a Sara continuou a ir à creche, até os meus pais chegarem para o ano novo.

Estou cansada, de novo. Estou mesmo cansada e oscilo entre a mãe mais paciente do mundo para um mãe sem paciência nenhuma. Por norma começo a falar com toda a paciência do mundo mas às vezes perco a cabeça e digo que já chega com um grito. A Bia anda mesmo desafiante e eu ando cansada, o que não ajuda. Mas tenho consciência e todos os dias tento contrariar, às vezes falho, outras vezes acerto... Esta semana tem melhorado bastante, vamos ver quando a escola recomeçar...

Realmente o lixado na maternidade são as expectativas, erradas, que vamos criando e o cansaço acumulado. Ter dois filhos é bem mais que o dobro do trabalho!

7 comentários:

  1. Pois imagina a minha mae com 3, sendo q o terceiro veio quando ela tinha 40, valeu-lhe ter-me a mim <3 Costumo dizer que tenho 2 filhos, pois o meu mano mais novo contou e muito para eu ganhar experiencia na maternidade :)
    A pandemia, infelizmente so veio trazer mais confusao às nossas vidas mas quando se quer muito, tudo se consegue <3 O teu caso é mais uma prova de quem muda Deus ajuda ;) Muitas Felicidades e tudo de bom <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, 3 nem pensar!!! A minha mãe também teve o meu irmão 10 anos depois de mim, mas era mais nova que ela começou cedo ahah. Mesmo assim é difícil e eu lembro-me de o ir buscar à pré-primária e na primária para ele poder sair mais cedo (os meus pais chegavam relativamente tarde então eu ia buscá-lo para ao menos estar um bocadinho em casa a brincar), mudei muitas fraldas e até banho dei, eu gostava de ser mãe em part-time, mas agora é full-time!

      Eliminar
    2. Pois eu ja tinha 16, quantas sao maes com essa idade :)

      Eliminar
    3. Quando eu nasci a minha mãe tinha 39 anos e a minha irmã 15. Costumamos dizer que os meus pais tiveram 2 filhas únicas.

      Eliminar
    4. Pois realmente Sofia é quase como ter 2 filhas únicas... ahah mas já com algum conhecimento prévio ;)

      Eliminar