1a IIU- a espera

Depois da inseminação temos de esperar 15 dias. Toda a gente diz "relaxa", "não penses nisso". Mas a verdade é que nós temos data e hora para tudo. Para ecos, inseminação, quanto tempo depois temos de ligar e lá voltar.

É impossível não pensar, não só se vai ser bem sucedido mas e se não for, será que para a próxima com mais hormonas consigo dois folículos (é o objectivo, 2 mas não mais). Será que é melhor que sejam dois de uma vez para não ter de repetir?! E com estas perguntas vêm preocupações, se forem dois a gravidez é mais arriscada.

Depois veio a questão de eu, que sempre quis ter uma menina, começar a pensar que o melhor era ter um menino porque ao menos não corria o risco de lhe passar endometriose. Eu sei que é parvo, claro que o que interessa é vir com saúde, mas é impossível não pensar que se for menino ao menos não terá este problema de certeza...

Isto deve ser por ser bióloga e andar a ler muitos artigos sobre o assunto... Devia parar de ler.


Adoro!!!

Adoro Verão, por poder ir à praia e à água e pela fantástica fruta desta época!
Melão, meloa, melancia, cerejas, morangos adoro tudo e aqui, em Amesterdão, o melhor sítio é ir aos turcos e marroquinos comprar fruta.
Cerejas boas como as do fundão, grandes, escuras, doces e rijas. Melão com sabor, morangos doces... Uma festa em formato de fruta, adoro arranjar esta fruta e ir para a praia!

Dia perfeito- praia, fruta boa e amor, muito amor...



Semana de sol e calor


Isto significa Verão!!! Sabem quem vai à praia??? Ah pois vou!!! E sim, temos de ter noção que muitos dias de sol e calor levam a pequenas trovoadas e alguma chuva mas acreditem 24 graus nesta terra é excelente, principalmente porque a humidade é elevada por isso aos 28graus é de morrer de calor húmido.

O pico do calor é pelas 15h o que faz com que seja ideal ir à praia ou depois das 16h ou de manhã cedo e almoçar por lá...

Finalmente uma semana decente nesta terra!! É que a brincar a brincar já estamos em Maio!!!

1a IIU, o processo

Desde já lamento o texto extenso...

Primeira consulta começa com eco para verificar os ovários e o útero. Tudo normal. Sigo para a farmácia para levantar as hormonas (GonalF para desenvolvimento folicular e Ovitrelle para estimulação da ovulação) . Da parte da tarde volto para a instrução de como injectar. Acreditem, é fácil, mas eu sou uma maricas e quase desmaiei duas vezes, mas dei!


Segundo dia e o maridão decidiu interferir e dar-me ele as injecções. Afinal uma relação é para o bom e para o mau e eu tenho o melhor marido do mundo, que me dá as injecções, leva comigo maricas e a reclamar com ele e mesmo assim continua a fazê-lo...



Ao sexto dia, depois de um fim-de-semana fora, onde até injecções no carro e em casas-de-banho foram dadas, o Ricardo decide tentar dar devagar e com calma em vez de rápido, porque me andava a aleijar imenso. E funcionou!! Não doeu quase nada...


Dia 8, eco em que tenho um folículo de 12mm. Dia 10 nova eco e o folículo cresceu para 17,5mm (como esperado, média de 2mm por dia) e no dia 11 foi a última injecção de GonalF pois apenas precisamos de um folículo com mais de 18mm. 

Verão holandês

Está a chegar, parece que sim... Mas o Verão por estes lados é muito diferente do de Portugal.
Ora hoje vão estar 27graus, com nuvens. É calor até porque depois fica também muito húmido. Amanhã e depois dão 16 graus com chuva e sexta volta o sol e temperaturas acima dos 20.

É sempre assim, uns dias acima dos 20 seguidos de uns dias abaixo e com chuva. Uns dias de sol, outros nublados. Mas o pior é que sendo uma cidade com muita água torna-se uma verdadeira aventura pedalar pelo meio dos enxames de mosquitos. Colam-se à roupa e entram pelo nariz, estatelam-se na nossa cara e olhos. Não fosse eu gostar tanto de uma temperatura assim agradável até me chateava mais mas, como os dias até estão de se andar com pouca roupa, passa...


A música ganhou no Sábado!!

Senti orgulho, sim! Não por termos ganho mas porque acho que ganhámos merecidamente!!! Havia tanta falta de talento, de voz, de noção que doeu. Sem dúvida que gostei de algumas músicas mesmo não percebendo uma palavra do que disseram...
Sim o Salvador não tem uma presença em palco grotesca, não é o estereótipo de ídolo pop, mas cantou com o coração, com sentimento. Muita gente me deu os parabéns e até houve quem disse que se comoveu ao ouvir, mesmo sem perceber metade.

No fim disto tudo gostei que tivesse cantado com a irmã no fim, afinal foi ela que compôs a música e, finalmente, teve um acesso de felicidade sem filtro estampado na cara do rapaz e braços e tudo e tudo...


Já pensei nisso mas não!

Várias vezes me passa pela cabeça escrever este blogue, também, em inglês. Iria chegar a mais pessoas, nomeadamente a alguns colegas e amigos cá. Mas na realidade este blogue começou pela minha vontade em partilhar os meus dias com os meus amigos e família.
Com o tempo fui também dando mais valor a escrever em português. Estar a morar num país em que se fala holandês mas em que eu falo inglês mas em casa  falamos português, torna-se um desafio linguístico constante. Há palavras que só saem em inglês, outras em holandês e outras em português. Então o blogue tem sido especialmente útil para tentar manter  um nível adequado de português e vos garanto que o priberam tem sido o meu maior aliado porque as dúvidas que por vezes eu tenho... Inacreditável!

Por isso continuarei a falar na minha língua materna, porque comecei o blogue para partilhar com os meus o dia-a-dia e porque me ajuda a manter um nível razoável de português. Nas duas línguas acho que não tinha paciência...


As maiores :)

Ser mãe não deve ser fácil, acho que muitas vezes ficam com papel de "má" enquanto crescemos porque são exigentes, dizem que não, evitamos pedir coisas a elas recorrendo muitas vezes aos pais porque eles costumam ser mais brandos.
Um dia crescemos e percebemos que o papel de "má" foi crucial no nosso desenvolvimento como pessoa, que até para elas deve ter sido difícil, que às vezes não demos o devido crédito mas isso também faz parte do nosso crescimento.

Mães também falham, choram, ficam cansadas, são seres humanos, mas com tudo o que fazem, pelo menos a maioria das que tive gosto em conhecer e as nossas em particular, são umas super mães!

A todas as super mães por aí fora e em especial à minha e à do Ricardo, por tudo o que fizeram até hoje. Esperamos conseguir retribuir em concordância.

Gostamos muito de vocês ^_^

Este post foi escrito há um ano mas é sempre actual.



Espermograma

Aqui por norma não fazem espermograma antes de começar um tratamento mas em Portugal, enquanto andei a ser seguida, foi-me recomendado o Ricardo fazer. Para despistar e porque já que eu andava a fazer tantos exames "vamos por o marido a trabalhar um bocadinho também".
Fez-se o exame e os resultados não foram ideais. Teratozoospermia (morfologia anormal de uma percentagem maior do que a normal, sim que ninguém tem todos os espermatozóides bonitos, perfeitos e móveis).
Voltando para a Holanda, levámos os resultados a uma das minhas consultas. Pediram um segundo exame (feito sensivelmente 1mês e meio depois do primeiro) e o resultado veio normal!

É normal haver variações, a alimentação influencia muito e em Portugal comemos muito pior do que aqui. Mais, um mês e meio é tempo mais que  suficiente para ter esperma totalmente novo. E ainda, quando cá cheguei e perante o primeiro resultado fui pesquisar e, mesmo não havendo dados conclusivos, comprei um suplemento vitamínico de omega 3, viamina D e DHA que poderia ter um efeito favorável na morfologia. Mal não fez, apesar de atribuir a melhoria do resultado maioritariamente ao nosso estilo de vida bem mais saudável do que em Portugal.

Aconselho a quem quer engravidar e possa ter alguma dificuldade a procurar um estilo de vida saudável, tanto para os homens como para as mulheres, ajuda na fertilidade de ambos e só traz benefícios.


Endometriose e infertilidade

Não andam necessariamente de mão dada mas, por norma, há uma redução de fertilidade. Quando me diagnosticaram após a cirurgia e visto ter ovulações irregulares e, por vezes, não ovular, foi-me aconselhado fazer IIU com estimulação.

Consiste em recorrer a hormonas para garantir ovulação, rastrear o desenvolvimento dos folículos, induzir a ovulação e depois inseminar in vivo (não in vitro) ou seja, colocar o esperma dentro do útero. Isto aumenta a probabilidade dos espermatozóides encontrarem o óvulo e eventualmente se dar fecundação. Depois é deixar o corpo seguir o curso natural...

É um método que, sendo artificial, é dos mais próximos possível do natural. Não há extracção de folículos dos ovários nem inseminação in vitro e posterior implantação no útero. Até certo ponto deixa-se o organismos tratar da maioria das coisas sozinho mas dá-se um empurrão inicial...