Sono e bebés

O sono é algo complexo. Apesar de não termos de ensinar os bebés a dormir, por vezes é necessário orientá-los nos horários e afins.
Tinha ouvido falar na regressão do sono dos 4 meses, logo na fase em que estávamos a conseguir encaminhar os sonos dela e atingiu-nos como uma faca afiada. Não durou muito, mas quando começamos a entrar numa rotina que começa a funcionar e, de repente, tudo parece desmoronar, pensamos que lá se vai o trabalho todo que tivemos. Mas não, mantendo a consistência conseguimos chegar a bom porto em poucos dias. Tenho muito a agradecer a uma amiga pelas orientações que nos deu e, muito graças a ela, somos uma família mais descansada.

Entretanto fiz uma viagem com ela, sozinhas, tudo mudou, deixou de querer a xuxa, deixou de adormecer em segundos, mas dormiu bem de seguida. Mas demorar 2h30 a adormecer foi um tormento!
Voltando para casa voltou tudo ao normal, por vezes não quer a xuxa mas adormece relativamente rápido e tem dado boas noites.

O problema é, de facto, dar boas noites, sim é um problema, porque quando de repente dá uma noite má ou outra ficamos completamente de rastos, exaustos, desesperados, porque antecipamos que lá se vai o descanso, mas na realidade uns dias depois volta ao normal... Claro que é uma sorte ela dar boas noites mas é impressionante como quando isto é o normal já mal ligamos mas quando começa a ser a excepção é um tormento.

Eu nunca durmo uma noite seguida porque ela se mexe ou faz uns barulhos (e eu ouço no intercomunicador) ou é o Ricardo que se mexe e eu acordo, mas não ter de me levantar é fantástico. Já nem me lembro bem como era ter de acordar de 3 em 3 horas para dar mama, ficar naquele processo entre mamar, arrotar e troca de fraldas 1h e dormir 1h30 para acordar e repetir tudo de novo, e ainda assim ter um ar fresco de manhã.

E sim, é possível que um bebé durma a noite toda, tem de haver um balanço entre o que dorme de dia e o que dorme de noite e se consumiu calorias suficientes de dia para dormir bem de noite (a partir de certa idade, não estou a falar de recém-nascidos), mas é possível!



6 comentários:

  1. As mães têm mesmo super poderes para aguentar a privação do sono... Só pode! Mas ainda bem que as boas noites são a regra e não a excepção, por aí :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela nunca foi terrível... Até dá medo ter um segundo porque pode ser pior ahahah

      Eliminar
  2. Por aqui temos a sorte de ter um filhote que adora dormir bem os pais :) mas sim o meu sono mudou depois dele nascer, agora entendo a minha mãe q sempre teve o sono leve e acordava com qqr coisinha... há para não falar que o meu pai ressonava muito... :/ aprendi q tal cm nos demoramos a adormecer, eles também. E tal como nos temos somos diferentes durante a noite, toda a gente tem sono pesado e sono leve, eles também. Noto q ele adormece mais depressa a tarde para fazer a sesta do q a noite... e adormece sempre a cantar e a ”falar” com os bonecos dele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu já tinha um sono assim leve desde que o meu irmão nasceu, já lá vão 32 anos. Raramente, desde aí, durmo uma noite seguida sem acordar, também nunca fui de acordar tarde...
      Sim, ela adormece melhor de manhã, depois ao longo do dia às vezes é mais difícil mas temos os nossos rituais :D
      Agora tem demorado a adormecer, acorda às 4h20, 5h30 e por fim para começar o dia 6h20, mas nem me tenho de levantar quase nunca que ela fica logo...

      Eliminar
  3. Filha... eu quero tanto mas tanto dormir uma noite seguida LOL não tou a ver isso a acontecer tão cedo. Agora tá muito melhor que chegamos à regressao de sono dos 6 meses e parecia um recem nascido... tava a ficar maluquinha de todo.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar