O momento mais assustador até hoje!

O medo de todos os pais é que algo aconteça aos nossos filhos. É normal, é o incerto e essa incerteza é aterradora, mais ainda quando se concretiza e vemos os nossos bebés sofrer, sem saber o que vai acontecer e sem poder fazer nada!
Há 2 dias, dia 26, a Beatriz teve uma convulsão febril que durou 5 minutos. Ela estava bem, normal, acordou da sesta com líquido a sair do ouvido (o normal no último ano), sem cheiro e sem febre. Fomos para casa da minha prima e ela estava bem disposta e não parecia muito quente. Até que começou a chorar do nada e pediu colo, o Ricardo apanhou nela e ela ficou hirta, a revirar os olhos, sem responder e começou a ter espasmos.

Agarrei nela, levei para o sofá, sempre a falar com ela (talvez a gritar), coloquei-a em posição lateral de segurança e liguei para o 112 enquanto o Ricardo falava com ela. Estava tão fora de mim que acabei a passar o telefone à minha prima para alguém falar com alguma calma com o serviço de urgências. Fui para o pé dela e só me lembro de dizer o tempo todo "Beatriz, por favor" e " a mamã está aqui". E passou-me tudo pela cabeça, que ela ia entrar em paragem cardíaca, que ela devia estar com meningite originada pela otite, que ela ia ficar em coma, que ia ficar vegetal, que ia morrer!
Ao fim de cerca de 5 minutos as convulsões pararam e ela começou a gemer, minutos depois a chorar e a ambulância chegou.

Ela chorava desesperadamente, com os membros e a cabeça completamente moles, novamente pensei que tinha meningite. Acho que chorava porque não se conseguia mexer, devia querer e não conseguia e não falava.
O médico colocou um monitor cardíaco nela, mediu a glucose, fez perguntas, mediu-se a temperatura e tinha 39 graus de febre. Lentamente recuperava as forças e já no meu colo, quando estavam a fazer os últimos exames e perguntas começou a olhar de lado quando o médico lhe tocou na perna (um ligeiro alívio porque já se parecia mais com a Bia que conhecemos).
Eles foram-se embora, deram-nos indicações do que fazer, disseram que fizemos tudo bem, que provavelmente não se repetiria e que é algo relativamente comum em crianças.

Ficou no meu peito a dormir e algum tempo depois acordou, perguntámos se queria leite e acenou, não falava, demos leite e parecia que não sabia beber, agarrava no copo e olhava. Lá o bebeu, comeu pão porque ela quis e mais algum tempo depois estava a brincar, a correr, a rir como se nada se tivesse passado.
Ela está bem. Eu, não tenho bem a certeza. Tenho chorado muito estes dias. É mesmo a pior parte de se ser mãe/pai, a incerteza, a impotência de não se poder fazer nada e agora  o medo, o medo constante que me assola que volte a acontecer, que aconteça de noite, que aconteça e ela não volte a si.

Ficou o alívio de ela estar bem e o medo do que pode acontecer!



10 comentários:

  1. Nao quero nem imaginar :/ Ainda bem que ela está bem. Já nós, parece que nunca estamos preparados para estas situações... Por aqui até agora não tivemos cenários destes mas teve uma gripe muito forte em Novembro, mas lá conseguimos fazer com que conseguisse ir para a creche todos os dias sempre bem dispostinho, tadinho. ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela já foi várias vezes adoentada para a creche mas ela mesmo doente anda sempre bem disposta...
      Espero que nunca precisem...

      Eliminar
  2. Ja me cortou o coração sentir-se frustrado por causa da tosse, querer comer e dormir e não conseguir... Forsm muitas noites mal dormidas mas que felizmente não fizeram com que ele não deixasse de ir para a escolinha

    ResponderEliminar
  3. Oh Vera... Que aflição! Nem imagino o teu pânico! Ainda bem que já passou e que ela está bem! Não adianta de nada estar com medo do que possa acontecer, mas acredito que seja inevitável... Força e aproveita sempre cada dia ao máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Racionalmente sei que não é evitável e não há muito a fazer, mas já me fartei de chorar... foi mesmo um grande susto! Mas já passou...

      Eliminar
  4. Que dor me deu a ler este post.... penso tanto nisso, no medo que tenho que algo aconteça à minha boneca. Por cá já tivemos algumas viroses bem chatas e custa tanto vê-la doentinha... beijinho grande e o pior já passou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Little, que bom ter notícias tuas...
      Pois todos pensamos e é a pior parte de ser mãe, a incerteza.
      Beijinhos grandes e boas entradas e excelente ano para vocês :D

      Eliminar
  5. Um grande beijos para vocês e muita força! Mais nada poderá ajudar-vos.
    O filho de uma amiga minha tinha com muita frequência e hoje é um crescido que já vai à escola. Não ficou com qualquer sequela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois espero que não volte a acontecer! É horrível e pode, eventualmente, deixar sequelas dependendo d duração e frequência mas não há muito a fazer de facto...
      Obrigada

      Eliminar
  6. Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
    Noticias das Loterias

    ResponderEliminar