Óleos essenciais

Recentemente decidi experimentar utilizar óleos essenciais de forma terapêutica e venho desde já alertar para terem atenção onde os compram! Nem todos os óleos que se vendem como sendo óleos essenciais o são por isso muito cuidado e leiam os folhetos e informem-se.
Outra advertência que queria fazer é que os óleos não se devem ingerir puros ou em água (óleo não se mistura em água) e a utilização tópica deve ser feita com diluições apropriadas à idade e ao problema/tipo de utilização.
Posto isto, estou bastante satisfeita com os óleos, já os usei para amigdalites, azia, enxaqueca, dores articulares, constipações, mau estar, em nós e na miúda.
Claro que a aromaterapia não substitui determinados medicamentos, se temos uma infecção pode ajudar no alívio de sintomas, tal como o paracetamol, mas não substitui a necessidade de um antibiótico caso com aromaterapia não haja melhorias. Se uma pessoa ressona por motivos anatómicos os OE não vão resolver mas se for por congestão nasal podem ajudar.
Eu estou fã, até há receitas para produtos de limpeza, mais naturais e sem químicos e disruptores endócrinos!
Cépticos? Vejam lá este vídeo...


10 comentários:

  1. Também ando a explorar o mundo dos óleos, embora não sejam essenciais. Substituí o meu creme de noite todo perfumado da Eucerin por óleo de abacate e estou a gostar muito do resultado. Já não tenho tempo de deixar máscaras de cabelo a atuar no duche durante dois anos ;)) por isso ponho óleo de abacate no cabelo uma horita antes de lavar o cabelo para uma hidratação pré-duche... Estou a adorar. Talvez 2020 seja o ano dos óleos essenciais! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é bom! Desde que sejam 100% óleo vegetal, uso o óleo de abacate para diluir os óleos essenciais (puros podem provocar alergias e irritações na pele, para bebés de 2 anos usa-se 1-2% de concentração por exemplo)

      Eliminar
  2. Interessante :) Quais são os óleos que usas? Thieves é a marca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uso da young living, é uma marca já no mercado há mais de 20 anos

      Eliminar
    2. Thieves é uma das misturas (blends) que eles têm e o único que ingiro com mel. Também têm o produto de limpeza, como está no vídeo que tem como base essa blend (Thieves)

      Eliminar
    3. Fica aqui uma lista de marcas de confiança https://www.essentialoilhaven.com/best-essential-oil-brands/

      Eliminar
  3. Já encontrei na Amazon :) Até acho que já mandei vir, tenho de abastecer o Stock :)

    ResponderEliminar
  4. eu ando tentando mudar uns hábitos e apostando em coisas mais naturais. mas sou bastante cética... entäo, ó. o vídeo me ganhou ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha boa... mas atenção que nem todos os óleos vendidos como essenciais são, de facto, óleos essenciais.
      O Ricardo também é céptico mas usa ahahahah

      Eliminar
    2. Fica aqui uma lista de marcas de confiança https://www.essentialoilhaven.com/best-essential-oil-brands/

      Eliminar