Primeira ecografia

Vou fazer um ecografia muito muito cedo porque não sei ao certo de quantas semanas estou grávida. A última menstruação começou dia 29 de Maio mas eu acho que ovulei dia 1 de Julho e isto dá uma diferença de 2 semanas de estimativa. Claro que convém saber a quantas andamos para saber quando deve ser a primeira consulta então a enfermeira de obstetrícia decidiu que iria fazer uma eco hoje (23 de Julho) para ver a quantas andamos.
Vou novamente ser seguida no hospital aqui ao lado, não é muito comum sermos seguidos em hospitais mas sim em centros de parteiras e depois o parto é feito em casa, numa casa de partos ou no hosptial consoante o que se prefere. Eu como fiz cesariana tenho sempre de fazer um parto hospitalar, mesmo que não fosse assim iria fazer um parto hospitalar, é mesmo ao lado do trabalho o que facilita imenso as consultas. Muita gente é desaconselhada a ser acompanhada no hospital porque vemos sempre, ou quase sempre, pessoas diferentes e há quem não goste disso mas eu acho que para mim é indiferente.

A consulta começou mal, a ecografista (não sei se é assim que se chama à técnica de ecografia) cismou que eu tinha de estar de 8 semanas, de acordo com a minha última menstruação, mas eu sabia que tinha ovulado tarde, dia 1 de Julho quase de certeza. Assim sendo, dizia ela, era impossível ter um teste positivo dia 17, ora se eu fosse uma pessoa com um ciclo de 28 dias e ovulasse a meio do ciclo no dia 17 já teria atraso, ela continuou a ser muito inconveninete e ignorou o que eu disse.
Deitei-me, não se via nada no útero nem nas trompas e ela disse literlamente "não, não há qualquer sinal de gravidez aqui" (No, there is no pregnancy here). Eu reforcei que estaria no máximo de 5 semanas e ela apenas reforçou o que disse antes, disse para me vestir e esperar na sala de espera que tinha de falar com a médica. Saí, liguei ao Ricardo e desabei, duvidei mesmo de mim, será que tinha tido um positivo? Até enviei a fotografia do teste a uma amiga minha que está grávida para perguntar se eu estava maluca ou se havia uma linha azul no teste (fora o controlo).
Há formas de ser falar, é a segunda gravidez e a segunda vez que me dão potenciais más notícias assim, como se eu fosse uma parede ou um robot. Se não têm a certeza, porque não há forma de ter apenas com uma eco, então que sejam cautelosos com o que dizem, que digam que seria esperado ver o saco gestacional e por isso têm de falar com a médica, que pode ser ainda cedo ou de facto que algo tenha corrido mal na gravidez mas que se tem de aguardar e fazer mais testes.
Enfim, fiz análise sanguínea e deu positivo mas, novamente, uma análise diz muito pouco, então tive de marcar nova anáslise para segunda-feira.
Desta vez a notícia foi dada de forma mais empática, que na realidade o teste com a eco não diz muito, que dependia do teste de segunda e que tinha algumas reservas, porque não se sabia ao certo o tempo gestacional, por isso não iria tirar qualquer conlusão, finalmente alguém normal! Fiquei triste e preocupada e posso dizer que foi um fim-de-semana longo mas que fui ganhando alguma esperaça conforme se aproximava segunda-feira.

7 comentários:

  1. Vera, tem calma. Nestes meios hospitalar nem todos são cuidadosos e muito menos empáticos.
    Sei bem o que sentes, na minha primeira gravidez apanhei um obstetra completamente idiota (isto para ser meiguinha) e que sem fazer eco nem nada só me dizia a mim e ao meu marido para não ter esperanças, porque podia algo a estar a correr mal e a gravidez não andar...
    Enfim. Tenta relaxar, tomar um chá, brincar com a tua menina, namorar no fim-de-semana e na segunda-feira voltas lá.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Sandra, não se diz! Não se diz a ninguém "não há sinal de gravidez aqui", não se diz... Eles são profissionais de saúde, se não querem lidar com pessoas vão para geologia e lidam com calhaus! ahahah

      Eliminar
    2. É verdade! Apesar de aquilo ser o trabalho deles, deveriam ser conscienciosos, que as pessoas tem sentimentos!
      É uma vergonha...

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass

      Eliminar
  2. É mesmo muito dificil detectar uma gravidez tao cedo... a minha primeira gravidez foi detectada as 4 semanas e passado duas semans o saco ja la nao estava... e eu ja me sentia gravida :/ Por isso da gravidez do Louis resolvemos esperar pelos 3 meses para contar a toda a gente <3 Sempre a aprender :)
    Vai com calma, respira fundo que agora tem tudo para correr bem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo e concordo, mas há formas de se dizerem as coisas! Ela não tem de dizer que está tudo bem mas ela convenceu-se que eu estava de 8 semanas porque seria de acordo com a última menstruação, mesmo eu tendo explicado os meus ciclos e afins. Ela é uma má profissional de saúde e mesmo que eu estivesse a abortar era mais um motivo para ter alguma sensibilidade maior que a de uma pedra!

      Eliminar
  3. Eles só podem ter uma pedra no lugar do coração! Para eles é o pão de cada dia para nós é uma bênção tão grande que os olhos sorriem.
    Força e que venha de lá esse bebé maravilhoso!

    ResponderEliminar