Beatriz- de filha única a irmã mais velha

E assim, de repente, a Bia passou de filha única a irmã mais velha.
Ela sabia que nós íamos buscar a mana ao hospital mas acho que não sabia bem o que ia acontecer. Primeiro ficou uns dias sem me ver, o Ricardo foi a casa no dia a seguir à Sara nascer, mas quando falávamos por vídeo-chamada ela chorava que nos queria de volta a casa. Partiu-me o coração a minha bebé a chorar com saudades nossas.
Chegámos a casa e ela deu-me logo um abraço, depois foi curiosa ver a Sara, observou, mexeu e fez perguntas mas rapidamente perdeu o interesse.

Nos primeiros dias teve alguns pesadelos, dormiu menos bem, começou a rejeitar a minha mãe e dizia que ela já podia ir para casa dela, mas quando a Sara chorava ficava sempre preocupada. Não me rejeitou mas manteve alguma distância, ela sabia que eu estava a recuperar e não podia brincar com ela como antes. Ao fim de uma semana fomos os 4 ao parque, ela empurrou o carrinho, eu brinquei um bocado com ela, o Ricardo também, foi um momento bem passado. 

Na segunda semana foi altura de voltar à creche, que filme senhores! No primeiro dia veio para a minha frente, a chorar, dizer que não queria ir e a pedir por favor. O meu coração apertado, as hormonas que não ajudavam nada e faziam ter vontade de chorar e dizer-lhe que não precisava ir, mas fui forte, falei com ela e prometi ir buscá-la cedo e fui!
Essa semana foi sempre difícil deixá-la na creche, ela queria ficar no hall a dar abraços e não queria entrar, quando entrava chorava e até houve um dia que queria ir no ovinho em vez de na cadeira dela. Já esta semana diz que não quer ir mas já não há choro, felizmente.

A minha mãe foi embora na sexta passada, na noite que antecedeu a sua ida a Bia teve um terror nocturno, acabou na nossa cama e eu tinha receio que ela começasse a pedir para ir mais vezes, mas não. Que orgulho nesta pequena miúda...

Quando a Sara chora diz para eu lhe dar maminha, quando ela se contorce diz "coitadinha, dói a barriga", às vezes quando ela refila diz "pronto, eu estou aqui, já passou" e dá-lhe a mão e é delicioso ver o ar dela a olhar para a irmã e a ajudar a dar banho...

Não podia pedir nada mais! Espero que continue assim, encantada com a irmã, a relembrar-nos que ainda é pequena e precisa de nós mas ao mesmo tempo compreensiva...


p.s- este post foi escrito no início de Abril... tenham compaixão, vou tentar actualizar as coisas.

2 comentários:

  1. Ja tinha saudades de te ler por aqui :) A Beatriz é uma heroina e a Sara tem muita sorte em a ter como mana <3 As tuas palavras lembraram-me do que senti quando o meu irmao do meio nasceu, eu tinha 4 anso mas acredita que senti o mesmo que a Bia. Muita força, estmaos convosco <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sido muito difícil... a ver se recomeço a colocar um post semanal...
      Obrigada, acredito piamente, é um marco super importante para uma criança e com 4 anos já se tem mais noção da realidade

      Eliminar