Alimentação complementar e cocós

Sim, os pais estão sempre a falar dos cocós dos seus filhos, é a vida! É algo importante, cocós e puns e arrotos e afins ahahah
Tive imensa gente a dizer-me que quando introduzisse a alimentação complementar ela ia ter imensas cólicas e prisão de ventre, ia deixar de fazer tantos cocós como com a mama. Ora já começámos há 4 meses e o meu veredicto é que, felizmente, não se verifica. A miúda é capaz de fazer 6 cocós por dia, não daqueles que sobem pelas costas acima mas uns bons cocós, outros pequenos, mas faz todos os dias várias vezes. Até na creche nos disseram uma vez "ela faz muito cocó, hoje já fez 3" ahahaha

Assim sendo vamos lá fazer o resumo do que esta miúda come por dia:

6h30- mama
7h- pequeno almoço composto por papas de aveia com flocos e uma farinha (arroz integral ou trigo sarraceno) com pêra ou maçã e canela, neste momento e desde há uns 2 meses panquecas de aveia, fruta e vegetais que ela come sozinha.
9h30- fruta
11hh30- almoço composto por vegetais, proteína animal (na escola dia sim dia não) e hidratos (massa, arroz, batata, cuscous, quinoa...).
13h30- Leite adaptado
17h- jantar composto por proteína, hidratos e vegetais e depois fruta que come com a mão dela.
18h45- Leite adaptado
22h/23h- Leite adaptado

Começámos a fazer purés, depois em vez de usar a varinha mágica usamos um esmagador de batatas (ver figura) para ela se adaptar às texturas e a fruta sempre para ela comer à mão. Neste momento e desde os 9meses, apenas se cortam os vegetais e proteína pequenos deixando mais textura, por exemplo ela adora caril com vegetais e carne ou peixe, não trituro mas os vegetais estão em cubinhos/fatias pequenas.
Tenho reduzido a quantidade de vezes que dou mama e neste momento só dou de manhã e ela depois bebe leite adaptado...



6 comentários:

  1. Hahahahaha e pensava eu que o meu Lu fazia muito coco :D por aqui também não sabemos o que são cólicas! Aleluia! :D nada como uma alimentação equilibrada, com peso e medida! Hehe
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mesmo impressionante! Ahahah e claro, alimentação equilibrada é o ideal.

      Eliminar
  2. Como em tudo... cada miudo é um miudo. As minhas foram absolutamente diferentes na reacção à alimentação sólida. A mais velha foi um caos. A mais nova reagiu como se nada se passasse. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... todos diferentes e o próximo, se houver, poderá ser muito diferente mas eu espero que não.

      Eliminar
  3. "não daqueles que sobem pelas costas acima"... eu ri muito.
    eu trabalho numa pré-escola e me vieram muitas imagens reais na cabeça.

    ResponderEliminar