Desperdício desmesurado!

Já todos sabemos que produzimos mais do que consumimos, que muita comida vai para o lixo TODOS os dias! Muitas vezes não temos noção da dimensão das coisas.
Recentemente li que todos os DIAS, atenção que não é semanas ou meses, é mesmo TODOS OS DIAS, só na Holanda, são deitados fora 400 mil pães de forma (1/4 do lixo doméstico na Holanda é pão). Os Holandeses comem sandes ao almoço, maioritariamente come-se pão de forma porque se mantém fresco mais tempo, mas não é o pão tipo Panrico, é pão muitas vezes escuro e de relativa maior qualidade.
Só a mim é que isto parece muito? 400mil pães de forma diariamente...
Nalgumas cidades colocaram uns contentores de pão onde juntamente com bactérias especificas leva à produção de gás metano utilizado posteriormente como fonte de energia. É suposto ser algo bom mas não me deixa de fazer confusão que haja pessoas a passar fome e este pão em vez de ajudar a colmatar a fome seja utilizado para produção de energia.

Porque é que produzimos em excesso???? É para termos sempre tudo disponível? Era assim tão terrível chegar ao supermercado e não haver o pão x ou o vegetal y??? Somos assim tão "mimados" que os gestores acham que se não se produzir em excesso é mau porque não vá apetecer courgette e elas já terem sido todas vendidas?????

Faz-me confusão e não sei o que fazer para combater isto, fora não desperdiçar comida em casa e na rua e recentemente apareceu uma app chamada TooGoodToGo, ainda não usei porque os horários não são propriamente práticos para nós mas está no meu pensamento... alguém tem ideias?



3 comentários:

  1. Pois é lamentável... ca em casa tentamos desperdicar o menos possível, o homem ate usa cascas dos legumes para fazer caldos ao jeito do chefe Ludjomovic (acho q e assim q se escreve)... o tempo esta a esgotar-se e as mentalidades estao a demorar a mudar... :(
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Ca em casadeixamos de comer pão de forma ha ja bastante tempo...3 agora com a máquina de pão já nem compramos pão fora... noutro dia fui ao centro Dávila de manhã e vi q osmendigos da zona tinha destruído uma caixa de sandes e pão que o Greggs, uma cadeia de padarias aqui da zona, lhes tinha dado com sobras do dia anterior mas q ainda estavam comestíveis... da que pensar para onde vai esta humanidade não dá?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá que pensar sim mas tens a certeza que foram eles? Aqui vejo muitas vezes coisas/lixo destruído por pássaros...
      Aí há a aplicação TooGoodToGo?

      Eliminar