Desigualdade de género

De acordo com o "2018 report on equality between women and men in the EU" ainda temos um longo caminho até à igualdade! Se nalguns indicadores estamos melhores, noutros nem por isso e ao longo do tempo tem havido anos melhores, seguidos de anos melhores falhando alguma consistência.
Na Holanda é frequente que as mulheres trabalhem muito mais em pat-time do que os homens, coisa que não se verifica em Portugal. Esta diferença pode ser explicada pela falta de necessidade. No entanto mulheres mais dependentes economicamente, mais facilmente ficarão em relações abusivas ou apenas em situações onde não se sintam felizes porque não têm forma de se sustentar.
Um dos primeiros gráficos, no entanto, mostra uma realidade que me chocou! Quase metade dos portugueses acham que o papel mais importante da mulher é o de cuidar da casa e da família, ao contrário dos holandeses (apenas 15%).

Provavelmente o motivo por não haver mais mulheres no poder prende-se com preconceito e expectativas. Ainda é expectável que a mulher dedique mais tempo à casa e à família. Se uma mulher é ambiciosa muitas vezes é vista como agressiva, mas se for um homem é visto como um bom líder. (https://us.experteer.com/magazine/why-arent-more-women-in-power-positions/)
Muitas vezes culpa-se diferenças de comportamentos/interacções para a falta de mulheres em cargos de poder, mas um estudo feito em 2017 mostra que os comportamentos são bastante semelhantes logo é uma questão de preconceito que faz com que as mulheres nãos sejam promovidas. (https://hbr.org/2017/10/a-study-used-sensors-to-show-that-men-and-women-are-treated-differently-at-work)

Penso que tenha sido por causa dos motivos supre citados que se chegou às quotas. Talvez não seja a melhor forma de se ter as pessoas mais competentes num determinado papel, pelo menos não necessariamente. No entanto, como o problema parece ser uma questão de preconceito e não falta de competência, temos de começar por algum lado. O objectivo é que a igualdade de oportunidades seja uma realidade e as quotas não sejam necessárias como forma de garantir que se terá em conta uma mulher para o cargo.

Temos um longo caminho pela frente e depende de nós mudarmos a fora como se encara o papel da mulher na sociedade. Depende de todos nós, homens e mulheres, que a igualdade passe a ser uma realidade, no trabalho e em casa!

8 comentários:

  1. Já não devia ser necessário falar sobre isto pois não? Quando trabalhava fora tinha dois empregos, sim porque chegar a casa e fazer as tarefas domésticas também é um emprego... quando parei, por motivos de saúde fui criticada, até preguiçosa me chamaram, depois de ter o meu filho, por opção fiquei em casa, agora que quero voltar ao activo, os problemas de saúde voltaram... isto com 42 anos não está fácil, mas eu dou a volta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não não devia... Mas ainda é!
      As pessoas metem-se em tudo né?! Por acaso nunca cheguei a estar totalmente incapacitada por causa da Endo e da SOP mas já estive com dores a festejar Portugal ser campeão Europeu, festejei mas tive bastantes dores e nos dias seguintes também (opções, eu sei) e condiciono a minha vida muito por isso, já comprei lugares sentados para um concerto porque sei que não o aguentaria de pé! É assim, fazemos o que tiver de ser pela nossa saúde e arriscamos quando é preciso/queremos tentar.
      Claro que dás a volta! Quem não percebe não vale a pena teres perto nem ouvir a parvoeira que lhes sai pela boca...

      Eliminar
  2. Medo. Muito medo. Fiquei meio em choque com essas dados... Não é que não saibamos como as coisas são, mas vê-las em números é assustador.

    Ainda há um trabalho gigante a ser feito na mudança de hábitos e mentalidades!

    ResponderEliminar
  3. e o pior é que é täo desesperador. trabalho numa pré-escola. e a quantidade de idéias machistas que crianças de 3 anos já carregam com si é assustador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As crianças absorvem tudo, seja bom ou mau! O exemplo virá de nós, pais, e eu só espero conseguir passar à Beatriz os valores certos. Igualdade, justiça, empatia, solidariedade, partilha...

      Eliminar