Tarte de limão merengada

Sou muito muito picuinhas com sobremesas e com tarte de limão merengada ainda mais! Por norma as sobremesas que me causam mais dissabores são cheesecake e a tarte de limão merengada. Mais recentemente a tarte de maçã juntou-se à lista, porque a receita dos holandeses é simplesmente fantástica e tudo o resto decepciona...

Mas hoje venho trazer-vos a minha receita de tarte de limão merengada que é basicamente a base do meu cheesecake, curd de limão com menos açúcar que o convencional porque gosto dele com um ligeiro travo acídico e um merengue simples, doce e macio para contrastar com o ácido do recheio e a firmeza da base.

Base:
1 pacote de bolacha Maria (200g)
100-125g de manteiga

Recheio:
2-3 limões, sumo e raspa
4 gemas
70g de açúcar (ou mais a gosto)

Merengue:
4 claras
70g de açúcar


Começa-se por triturar as bolachas, eu uso um processador por ser mais rápido mas quem não tem pode colocar num pano e passar o rolo da massa por cima. Colocar numa tarteira/forma que dê para ir ao forno.
Derreter a manteiga no microondas lentamente e incorporar nas bolachas. Espalhar a base homogeneamente na tarteira com a ajuda das mãos ou do fundo de um copo. Colocar no congelador.

Seguidamente faz-se o recheio de limão, coloca-se os ingredientes todos numa panela e mexe-se com uma vara de arames ou uma colher (preferencialmente a primeira mas caso não haja há que ser prático). Coloca-se a pena em lume médio/brando para espessar a mistura sem parar de mexer. Quando ficar cremoso retira-se do lume e deixa-se arrefecer bem antes de colocar por cima da base. Eu provo sempre antes e se achar necessário acrescento mais uma colher e açúcar mas eu gosto dele com um travo ácido, afinal é de limão né?!

Por último faz-se o merengue batendo as claras em velocidade alta (há quem junte gotas de limão e/ou sal mas eu não noto grande diferença). Quando começam a espessar juntar o açúcar e bater até estar bem ligado. Colocar por cima do recheio, fazer picos com a ajuda de uma colher ou faca e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus, com ventilação e com a grelha ligada (se der para escolher coloquem no médio e não no máximo) até dourar. Atenção que é rápido, poucos minutos e já está!

Depois volta-se a colocar no frigorífico até servir...


7 comentários:

  1. Excelente sugestao para a sobremesa deste domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sendo uma gordice é menos que a maioria das sobremesas com leite condensado e afins ;)

      Eliminar
  2. Confesso que fiquei com vontade de experimentar a receita.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que vou experimentar com um curd de maracujá que tenho por lá :)

    ResponderEliminar
  4. tá com a cara muito boa mesmo. faz muito tempo que näo faço um desses...

    ResponderEliminar