Arroz doce com leite vegetal

Cá em casa não bebemos leite de vaca, nem a Bia mas quando queria fazer alguma coisa que requer leite era fiel (molho bechamel ou arroz doce).
Pois que aqui há umas semanas apetecia-me mesmo arroz doce e não tinha leite, estávamos no pico do CoViD e achei uma parvoíce ir à rua só para comprar leite e decidi fazer com leite vegetal mesmo! Usei leite de aveia e amêndoa (era o que havia em casa) e posso-vos dizer que acho que foi das vezes que ficou melhor...
Acho que já tinha deixado aqui a receita mas aqui vai:

1 chávena de arroz carolino ou arbóreo (a chávena que uso leva 250ml)
Casca de 1 limão
1 ou 2 paus de canela
uma pitada de sal (é mesmo importante na minha opinião)
água qb
Leite- pelo menos 1L mas é a gosto e depende se gostam mais seco ou com mais líquido
1/2 chávena de açúcar
3 a 4 gemas de ovo

Colocar o arroz, casca de limão, pau de canela e sal (uma pitada e nào como se fossem cozinhar arroz) numa panela e cobrir com água. Deixar cozinhar com tampa até a água ser absorvida. Começar a juntar leite e cozinhar em lume médio até estar no ponto de cozedura do vosso gosto, ir adicionando leite conforme necessidade. Quando o arroz estiver no ponto ajustar a quantidade de leite (eu junto sempre mais porque gosto dele muito cremoso). Misturar as gemas com o açúcar numa taca e juntar lentamente pequenas colheradas do arroz à mistura de gemas e mexer bem, repetir umas 3 ou 4 vezes (notei que fazendo assim tinha menos probabilidade de cozer o ovo mas pode ser só azelhice). Verter a mistura na panela sempre a mexer e deixar engrossar. Colocar num recipiente, arrefecer e comer com bastante canela.
Não há fotos do dito cujo mas fica aqui a Bia a fazer um arco-íris... 



8 comentários:

  1. Hmmm que delicia :) Adoro arroz doce :) Fizemos no Natal a receita do blog Cinco Quartos de laranja e ficou mesmo bom :)

    ResponderEliminar
  2. Olha que boa ideia, com leite de coco também deve ficar bem saboroso!!

    Beijos e abraços!
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. na receita que faço coloco o açúcar com o leite, aqueço (morno) e vou adicionando aos poucos ao arroz. dissolvo as gemas no resto do leite morno e só depois é que adiciono ao tacho.
    também já fiz com leite de arroz e ficou bom! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sempre me disseram que quando se punha o açúcar o arroz não cozia mais... e eu sempre acreditei ahah

      Eliminar
    2. Ahahah
      esqueci-me de escrever que primeiro cozo o arroz em água durante 10 min :P

      Eliminar
  4. Cá em casa também não usamos leite de vaca... Arroz doce, leite creme, o que seja, vai tudo com o leite vegetal que houver aberto no momento :) E é tão bom na mesma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo :) e a miúda também só bebe leite vegetal desde o ano e meio...

      Eliminar