Trabalhar em casa vs remotamente


Li numa notícia que em Portugal há muita gente com o desejo de ficar a trabalhar remotamente a médio/longo prazo, já aqui o que mais ouço é que as pessoas querem voltar ao trabalho de forma presencial.
Pus-me a pensar porque será que isso acontece, até porque alguns amigos portugueses de cá querem voltar ao trabalho presencial, por isso não é cultural. Acho que cheguei a ua conclusão plausível que é que na Holanda, no geral, há um bom equilíbrio vida pessoas/vida profissional. É comum um ou ambos os pais trabalharem 36h porque os miúdos não têm escola 4a de tarde (alguns também não têm 6a à tarde) e no dia que têm a tarde livre trabalham de casa, é também comum poder-se trabalhar pelo menos parcialmente de casa (desde que o trabalho o permita). Logo esta questão do trabalho remoto é uma realidade para uma grande parte dos trabalhadores na Holanda.
Em Portugal ainda está muito enraizado o trabalho estritamente presencial logo o trabalho remoto foi algo novo e que trouxe alguns benefícios às famílias (sem filhos pode ser mesmo mais produtivo).
No entanto aqui há muita gente a querer voltar ao trabalho presencial, mesmo que parcialmente, porque as interacções são diferentes, porque começar num novo trabalho remotamente leva a pouco vínculo, baixo espírito de equipa (no presencial também pode acontecer mas no remoto é mais provável), há certas interacções e trocas de experiência que se perdem por não se estar presencialmente com as pessoas...
Apesar de achar que o trabalho remoto pode ser bom, não é para todos os feitios e quando feito de forma total pode levar a um maior distanciamento da equipa e a algumas perdas de interacções produtivas.
O meu trabalho não se coaduna com trabalho remoto total mas talvez 1 dia por semana fosse útil, para lidar com questões mais teóricas e burocráticas em que não é preciso estar no laboratório. Como temos quotas máximas diárias, ficar um dia ou dois por semana a trabalhar de casa pode vir a ser mesmo preciso...
Em casa ou no local de trabalho é importante criar rotinas, fazer pausas e estruturar o dia de forma a sermos mais produtivos, também criar um bom ambiente para tornar o local onde trabalhamos um local saudável e confortável.


5 comentários:

  1. Acho que depende mesmo muito das profissões. Eu senti que era muito mais produtiva em teletrabalho, porque estava mais concentrada e tinha menos interrupções, mas percebo que não seja para toda a gente, e, tal como tu, acho que uma solução mista seria o ideal, para manter o contacto das equipas e haver temas a ser tratados pessoalmente.

    Na empresa do meu namorado (na área das telecomunicações), questionaram o que as pessoas preferiram, e a larga maioria disse que preferia continuar a partir de casa.

    Ainda ontem falávamos sobre isso. Se houver muitas empresas a flexibilizar o trabalho e a permitir mais o teletrabalho, acho que vamos assistir a grandes mudanças na forma como as pessoas vivem a cidade, e a uma possível debandada para zonas mais afastadas, com casas melhores e mãos qualidade de vida. Eu, se pudesse, era o que faria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não posso fazer em full-time e acho que se pudesse preferia fazê-lo em part-time na mesma.

      Eliminar
  2. Eu tenho um feeling controverso sobre esta questão. Gostei da experiência de trabalhar em casa (ainda estou e acho que estarei nos próximos tempos), fazê-lo com crianças em casa não é de todo fácil.
    Voltar ao local de trabalho, sim gostaria! Sinto falta de algumas coisas, nomeadamente do tempo entre sair de casa, ir e vir para o trabalho. Momentos só meus que quando viajava de metro me permitia ler, observar o que me rodeia, quando ia de carro, ouvir música, na rádio ou não e também fazer caminhadas. Por outro lado, quase sempre faço-o sozinha... não me queixo, proporciona-se que assim seja e outras vezes sou eu que escolho que tal aconteça.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te perfeitamente... eu vou de bicicleta, a maior parte do caminho com a miúda e também tive muitas saudades de ir com ela, ver os coelhos, contar carros, caregar no botão até ficar verde, gritar no túnel porque faz eco...

      Eliminar
  3. Por aqui temos poupado bastante ao nao ter de ir para o emprego diariamente, apesar de nao ser facil trabalhar a partir de casa com o pequenote, tentamos ver sempre o lado positivo da coisa :) :) :)

    ResponderEliminar