Athlete A

Não é nem série nem filme mas tinha de mencionar este documentário. Pensamos que certas coisas hoje em dia já não acontecem, que há informação suficiente, que há regulação suficiente, sensibilização suficiente mas os abusos no meio desportivo, especialmente de alta competição, são uma realidade presente.
Este documentário expõem o que aconteceu a dezenas de ginastas americanas, algumas ginastas olímpicas, não só a nível emocional como também abuso sexual por parte do médico da equipa nacional. O médico até fez vídeos que colocou no youtube para "justificar" alguns dos actos que praticava, muitas vezes com os pais presentes na sala mas que não conseguiam ver as duas mãos do médico e não se aperceberam.
Houve uma atleta que falou com a treinadora, que foi passando a batata quente ao próximo e por aí em diante, semanas depois chegou ao FBI que nada fez mas a lei é clara e o reportado pela atleta deveria ter sido exposto à polícia imediatamente.
Uma grande parte da investigação foi feita por jornalistas após receberem cada vez mais informação e testemunhos e conseguirem que algumas autorizassem a publicação dos seus nomes.
Vale a pena ver até para nos lembrarmos que temos de educar os nossos filhos a terem noção do que é aceitável ou não, que se algo lhes causa desconforto podem e devem dizer alguma coisa, que um sonho não nos pode levar a ser infelizes e maltratados e temos de nos lembrar que parte de nós solucionar o problema, se algo se passa falar com as autoridades e não depender de terceiros, porque podem estar apenas interessados em defender a sua imagem.


4 comentários:

  1. Tão complicado... o que passará na cabeça destas miúdas?
    Eu confesso que tenho medo destas coisas, porque sei que existem e muitas vezes mesmo debaixo dos nossos olhos!!
    Até tremo só de pensar que um dia uma coisa assim aconteça com os meus filhos, acho que perdia o juízo, se bem que todos nós sabemos que não adianta fazer justiça pelas próprias mãos!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo... estas coisas têm de ser denunciadas para que deixem de acontecer!

      Eliminar
  2. Tenho de ver mas faz lembrar os sacrifícios que as bailarinas passam e sem passaram por causa da profissão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É igual, bailarinas, ginastas, desportos de comeptição. Uma colega chegou a correr por um clube e lixaram o sistema endócrino dela todo com o que injectaram, até ela se fartar e sair.

      Eliminar