Portugal não é racista?

Sim, portugal é racista! Quem diz o contrário ou não tem noção da realidade ou tem uma noção errada de racismo.
Portugal é racista, eu tenho pensamentos racistas, tento contrariar, é um esforço que tem de ser feito até erradicar esses pensamentos. Custa admitir, sim custa! Custa admitir que quando alguém faz algo e é de outra etnia/nacionalidade pensamos "pois é da etnia/nacionalidade x". Reconhecer o problema é meio caminho para corrigir e melhorar. Não é tudo, mas é um princípio. Comecem a analisar os vossos pensamentos, aqueles que ocorrem quase instintivamente, parem e analisem e vejam se não há de vez em quando um pensamento racista ou chenófobo.
Recentemente uma amiga partilhou esta página do instagram sobre xenofobia sentida por brasileiros noutros países. Primeiro eu achei que o preconceito contra brasileiras ocorria apenas em Portugal e estava enganada, depois as coisas que li são absolutamente nojentas e algumas bem piores do que eu tinha noção.
Bruno Candé foi assassinado sábado, durante o dia, por um homem de 76 anos por motivos racistas. Não há motivo para se matar alguém, há quem diga que ele provocou ou o que seja, mas a verdade é que não há desculpas absolutamente nenhumas para se matar alguém!
Portugal é racista, há racismo/xenofobia na maioria dos países, eu já fui discriminada na Holanda, conheço muita gente que sofre de descriminação e racismo noutros países. O facto de ser comum não deve ser considerado normal nem correcto. Dizer que vai sempre existir é desistir antes de tentar e isso não é aceitável. Se não fizermos nada, nada muda mas se tentarmos caminharemos para uma sociedade mais justa.

imagem retirada da internet

4 comentários:

  1. Infelizmente Portugal é racista e não estás sozinha nos pensamentos... mas acredita que tenho vergonha de os ter e faço tudo para os contrariar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, também não gosto de os ter mas já vou tendo menos, é um esforço que se tem de fazer mas temos de trabalhar para sermos melhores não é verdade?

      Eliminar
  2. Há pessoas racistas em Portugal. Isso não faz Portugal racista. As generalizações são o que são. A Holanda é racista, a França é racista, Espanha então... Se falarmos em discriminação, então o caso é ainda pior e dentro da Europa, a Alemanha vence. Mas são as pessoas, essas é que são racistas. Não é Portugal, são pessoas (algumas apenas, gosto de pensar que são apenas algumas).
    Eu trabalho com o Brasil, e várias pessoas se mostram surpreendidas com a forma como as trato, como iguais, porque o são. Estão habituadas a ser discriminadas. Mentalidades são a coisa mais difícil de mudar. Como mãe, cabe-me educar para a igualdade e fazer os possíveis para que esta nova geração, seja mais informada.

    ResponderEliminar