Lá porque é saudável não quer dizer que se possa comer livremente sem engordar sim?!


Vamos lá entender uma coisa, só porque algo é saudável não quer dizer que se possa comer indiscriminadamente sem consequências, nomeadamente aumento de peso.

Comer frutos secos é bom, mas têm muita gordura, saudável esta gordura sim, mas também altamente calórica.
Ah e tal faço bolos sem açúcar mas com banana e concentrado de tâmaras e frutas. Ora bem fructose é absorvida e transformada em glucose, utilizada pelas nossas células para produzir energia. Quando em excesso contribui para aumento da massa gorda. Ou seja um bolo é um bolo, seja ele mais ou menos saudável. Deve ser comido com moderação se não se quer aumentar de peso. Claro que é melhor do ponto de vista nutricional do que adicionar açúcar simples.
Agora o que adoro mesmo é quando se substitui meia chávena de açúcar por uma de mel, a sério???? Já pensaram na quantidade de calorias existentes numa chávena de mel?! Enfim...

Claro que há melhores opções de refeições que outras, a questão é que, por vezes, parece que pelo facto de se dizer que é algo saudável ou uma receita saudável significa que se pode comer todos os dias, o dia todo sem engordar e isso é falso! Há muitos factores a ter em conta. Comer de forma saudável, em quantidades razoáveis, fazendo umas asneiras pelo meio é o melhor... Equilíbrio é a melhor estratégia para tudo na vida!

9 comentários:

  1. Definitivamente! No outro dia vi os healthy snacks, morangos eram 30 calorias ou assim e um abacate era quase 200 xD e o povo come isso às colheradas ahahaha

    R: ai credo não conseguia não usar nada... o meu minimo é base e pentear o arbusto que sao as minhas sobrancelhas xD inseguranças aqui da chefe.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  2. É o que dão as generalizações e as análises superficiais... Às pessoas não se dão ao trabalho de pensar um bocadinho... É como o iogurte grego e a manteiga de amendoim. São saudáveis? Não. Fazem sentido numa dieta de quem quer perder peso? Obviamente que não...

    Eu faço muitas coisas pseudo-saudáveis, mas sempre com a noção de que devem ser comidas em moderação. Equilíbrio é mesmo a palavra chave!

    ResponderEliminar
  3. A minha dieta foi à base de água :D A médica dizia se tiver fome fora das refeições, beba água. Mas funcionou! E tudo começou porque fiquei doente antes de começar a dieta com o exagero dos brócolos e da curgete na comida. É importante variar. Muita sopa!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah tenho um post sobre isso, a minha mãe sempre nos disse que se temos fome para beber água. Muitas vezes a fome é confundida com sede (facto sustentado em investigação cientifica).
      Claro que o que te faça comer menos vai ter efeito, défice de calorias leva a perda de peso ;)

      Eliminar
    2. Esqueci-me de dizer, mesmo que entre refeições nada comas se comeres em excesso/alimentos errados nas refeições não vais perder peso e vais acabar com carências vitamínicas.

      Eliminar
  4. Acho que é mesmo a falta de sensibilidade de algumas pessoas. Uma maça é saudável, trezentas maças não serão assim tao saudáveis.

    ResponderEliminar
  5. Este post saovem dar razão a tudo o que tenho vindo a dizer em relação à alimentação: para tudo um meio termo e equilibro!

    ResponderEliminar