Só porque fiz tratamentos de fertilidade

Só porque fiz tratamentos de fertilidade não tenho de adorar estar grávida!

Só porque fiz tratamentos de fertilidade não tenho de adorar as noite complicadas!

Só porque fiz tratamentos de fertilidade não tenho de achar a amamentação algo fantástico!

Só porque fiz tratamentos de fertilidade não me julguem se tiver depressão pós-parto!

Só porque fiz tratamentos de fertilidade não sou muito diferente de qualquer outro pai ou mãe!


Quantas vezes me disseram para não dizer que não gostava de estar grávida, afinal tinha sido com esforço extra... Não gostei mas não me arrependo de cada injecção que tomei!
Muita gente esconde que faz tratamentos de fertilidade pelo que terceiros vão pensar e depois escondem o que sentem porque era algo que queriam tanto que não podem ter pensamentos menos positivos...
Sentimos o que tivermos de sentir independentemente se foi por "acidente", planeado, com tratamentos ou até adoptado. Não quer dizer que se prefira não ser mãe.


Questionar quem sou após a maternidade

Não tive, não tive esse momento de me questionar quem sou agora, quem sou para além da mãe da Beatriz? Não sei se foi porque ela foi planeada, se é a minha veia de cientista que tem de saber tudo, mas eu preparei-me mesmo para isto. Eu sabia que o corpo muda, a vida muda. Foi uma decisão consciente, ponderada!
Não me custa não ter tempo para treinar mais, porque é opção minha não o fazer para estar com ela e com o Ricardo. Não me consome acabar por ficar mais por casa para manter as rotinas dela e ter de escolher os timings para sair de casa. Não é o fim do mundo demorar mais de 5 minutos para sair de casa porque tenho de a preparar a ela e certificar-me que tenho tudo o que preciso e mais alguma coisa.

Eu continuo a ser a Vera de sempre, que passou também a ser mãe, claro que implica mudança, claro que implica alterar prioridades, mas quando pensei em ter um filho já sabia disso, não foi um choque!
Não tive nenhuma dúvida existencial.

Claro que há momentos que questiono se estou a fazer o melhor para ela, se sou boa mãe, mas isso é por ela e não por mim (não sei se me faço entender). A única coisa que me apoquenta é não ser capaz de controlar o que vai acontecer. Já me aborrecia antes porque sou uma control freak mas neste caso é mais extremo. Não quero mesmo que ela morra, fique gravemente doente, nem doente de todo quanto mais. Não quero que lhe façam mal, que seja gozada, que lhe partam o coração, que lhe digam que não pode ser o que quiser porque "não é uma profissão de mulheres". Por outro lado, sei que não posso mesmo controlar nada disso, então trabalho para que a falta de controlo sobre o futuro dela não me consuma nem controle o meu presente...

O corpo mudou, um bocadinho, mas não é o fim do mundo, não me chateia mais do que antes. Já antes não gostava particularmente dele (culpa minha) e agora só há outras coisas que não gosto, maioritariamente nem posso fazer nada, tipo cicatrizes que fizeram colóide... Mas isto tudo nunca me fez ter um momento de dúvida existencial, de introspecção de quem sou eu, porque eu, na minha essência, não mudei! Continuo fiel a mim mesma, aos meus princípios, valores, moral, EU não mudei! Apenas acrescentei algo à minha vida cuja única e espectacular coisa que fez foi trazer-me amor incondicional e a certeza de que, ser mãe, era o que faltava à minha vida para ter ainda mais sentido!

Acredito que nem todas as pessoas sintam o mesmo e não são piores ou melhores que eu ou alguém, é o que sentimos ponto final. Há quem tenha mais dúvidas, quem sinta as mudanças de forma mais ou menos intensa. Não há certos ou errados.


Vão comprar a Visão sim?!

Porque para ajudar não é preciso ser rico ou doar dezenas, centenas ou milhares de euros... Ajuda-se como se pode e esta edição especial da Visão reverte toda a favor da Missão da Cruz vermelha em Moçambique!!!
Não compraram ainda?? Vão lá comprar, são 2,5€ que podem salvar vidas!


TaG| Minha Personalidade


Desafiada pela Matilde aqui vão as minhas respostas:

1-Qual o motivo da tua maior alegria, actualmente? Sem dúvida que a minha família
2-Qual o motivo da tua maior ansiedade, actualmente? Não conseguir controlar o futuro da Bia, principalmente no que toca a desigualdade e saúde, mais especificamente endometriose e SOP.
3-Como lidas com as criticas? Depende da origem, algumas ignoro, mas a maioria ouço e penso sobre isso, eventualmente entram no meu sistema como pontos de melhoria. Todos podemos melhorar!
4- Cita duas pessoas que tu ames muito. Beatriz e Ricardo
5-Cita um defeito teu. Impulsividade
6-Cita uma qualidade tua. Generosa
7- Poucos amigos ou muitos amigos. Existe algo como muitos amigos? (amigos mesmo e não conhecidos ou afins)
O que te faz sentir raiva de verdade. Injustiça
9-Doce ou salgado? Doce, sou uma gulosa...
10- Vingança ou meditação. Meditação porque vingança não nos leva a lado nenhum. 
11- Conta algo obscuro sobre a tua personalidade. Às vezes apetece-me que a pena de morte existisse...
12- Relembre uma surpresa boa que te fizeram. O Ricardo veio a Amesterdão nos meus anos, de surpresa e apareceu no meio de uma multidão... podem ler aqui
13- Esta semana estarias grata pelo quê? Por não haver sinal de otites até ver...
14- Um medo que assombra a sua vida… É o mesmo do que me causa ansiedade, a possibilidade de passar estas doenças à Bia, ela ter de vir a lidar com desigualdade, com machismo e por aí fora...
15- Tens algum vicio? Filmar e tirar fotos à Bia... É que acho-a mesmo fofa e linda e querida...
16- Fazes coleção de alguma coisa? Ímans
17- És sonhadora ou vives apenas o momento? Sou sonhadora senão não estava aqui nem tinha a minha família... Mas também consigo aproveitar o momento...
18- És calma ou nervosa? No geral nervosa/ansiosa
19- Coisas que mudarias na tua personalidade? Às vezes ainda me falta pensar antes de falar, sou muito impulsiva e às vezes as coisas saem-me, nem sempre da melhor maneira. Mas tenho trabalhado imenso nisso e estou muito melhor.
20- Marca 5 pessoas que gostarias que respondessem a esta TaG:
A Ana do Anarquia
A L., que anda desaparecida, do 1632 horas
E a Sofia do This is me
Ou quem mais quiser responder... Estas miúdas são pessoas que conheci por aqui e tenho muito apreço por elas! A Matilde idem mas ela já respondeu ahahah

Qual a melhor altura para ter filhos

Já me fizeram esta pergunta 3 vezes nas últimas semanas. Percebo a pergunta mas a resposta é complicada. Claro que há o cliché "nunca há uma altura perfeita para ter filhos" que, sendo verdade, traz consigo um mas...
A minha mais honesta resposta é que de facto não há momentos perfeitos mas há alturas mais propensas para ter um filho. Não é ideal sermos mães numa relação tóxica, não se deve tentar remediar uma relação com um filho (provavelmente irá acabar ainda mais rápido), ter um filho sem se conseguir sustentar também não é a melhor ideia.
Agora também não devem adiar a vossa vida, uma mudança de emprego por exemplo, só porque estão a tentar engravidar...
O meu conselho é não deixar o óptimo ser inimigo do bom! Têm uma relação feliz, têm alguma estabilidade económica, faz parte do vosso projecto comum terem filhos, ambos querem, então força!
Outra questão é que a idade é um factor importante na fertilidade, para ambos os sexos. Claro que não é por estarem a ficar "velhos" que devem ter filhos com a primeira pessoa que vos aparece!

E pronto, não acrescentei nada de novo ao que, provavelmente, já sabiam mas aqui fica a minha opinião...



Count down...

Estamos em contagem decrescente... Falta 1 mês para estarmos a viajar para um local de sol e calor. As primeiras férias fora da Europa com a miúda!
Sim ainda falta bastante mas para mim já é o suficiente para estar em contagem decrescente ahahah...


Dermatologia

Há 2 anos fui à médica de família porque tenho muitos, mesmo muitos sinais, não apenas sardas mas sinais, alguns estranhos, irregulares e tal e ela mandou-me para o dermatologista para fazer um check-up. Este ano voltei e hoje vou tirar um sinal. É mesmo esquisito apesar de não ter aumentado ou mudado de aspecto segundo a minha opinião, que diferiu da do médico e ele lá saberá melhor que eu. Ainda me pediu para manter o check-up anual porque é mesmo importante, tenho mesmo muitos sinais.
E lá vou eu, levar uma injecção que odeio, ando aqui a sofrer por antecipação há 2 semanas porque não gosto mesmo de procedimentos médicos, mas o que tem de ser tem muita força!

(imagem retirada da internet)

#netodemouraécorno

Ainda falando de mulheres, igualdade ou falta dela, um juiz que tem dado que falar pelas piores razões é Neto de Moura.
Estes são dois dos melhores vídeos a condenar os actos deste juiz utilizando a sátira, ambos foram ameaçados com processos no tribunal, com pedidos de indemnização de 100mil €.




 
(aqui a partir do minuto 5:41)




A mana faz anos

A minha irmã faz anos hoje... Nem sempre fomos próximas, em miúdas andávamos frequentemente às turras (normal né?!) e não a trocava por nada.
Ela tem imensa força, passou por muito, deu a volta por cima e é um grande exemplo... Gosto muito de ti Sofia


Dia da mulher

Se todos os homens olhassem para as mulheres, como o meu pai olha para nós todas lá de casa, o mundo era bem melhor! Ser um bom homem é meio caminho para ser bom pai e bom avô, ensinado dando o exemplo...


Dia da mulher

Enquanto ganharmos menos numa posição igual, enquanto nos perguntarem como vamos conseguir conciliar o trabalho com a família mas não ao nosso marido, enquanto me perguntarem se quando voltar da licença se volto a tempo inteiro ou vou querer alterar o meu contrato mas não perguntam isso aos homens, enquanto for na rua de noite e olhar para trás e sentir medo quando vem um homem atrás de mim na mesma rua provavelmente por acaso mas nunca se sabe, enquanto metade das mulheres assassinadas tiverem sido mortas pelos maridos/namorados, enquanto mutilação genital feminina for permitido, enquanto meninas casarem com homens, enquanto o facto de ser mulher for diferente de ser homem vale a pena relembrar este dia.

Não me dêem flores, chocolates ou prendas só porque sim! Façam algo! Façam a diferença! Respeitem as mulheres, hoje é uma desconhecida, amanhã pode ser a tua mulher, filha, neta... Tentem perceber que lutamos por algo que é uma realidade e não uma especulação, não somos exageradas, não devíamos estar caladas só porque já está muito melhor que antes, enquanto não houver igualdade nem mulheres nem homens deviam baixar os braços porque unidos conseguimos mais!

(repost do post do ano passado, porque há posts passados que, infelizmente ainda são actuais...)

TAG| ELA É GENTE COM A GENTE

Inspirada pela Matilde aqui fica a minha resposta à Tag:
1-Sais à rua de cara limpa? Maquilhas-te todos os dias? Quase sempre de cara limpa. Impensável maquilhar-me todos os dias, gosto de mim como sou mas às vezes, em ocasiões especiais, coloco rímel e tal (nada que leve mais de 5 minutos)
2-Vais ao ginásio? Ja faltaste ao ginásio por preguiça? Faço pole dace maioritariamente. Acho que nunca faltei por preguiça mas já cancelei aulas por cansaço extremo (tipo não dormir há dias)
3-Quantos minutos por dia estas para te arranjares (banho+make+cabelo+roupa)? A tua familia reclama? Sou muito despachada, quem se demora mais é o Ricardo...
4-Passas hidratante corporal e protector solar facial religiosamente todos os dias? Não, excepto quando estou de férias e passo todo o dia ao ar livre. De resto nem é aconselhável colocar protector todos os dias(vou fazer um post sobre isto).
5-O que fazes quando estas num evento e os sapatos magoam os teus pés? Ou não os levo ou levo uns extra.
6-Já aconteceu a tua roupa sujar-se, rasgar-se ou manchar-se num evento? O que fizeste? Quase de certeza que sim, principalmente sujar-se e olha não liguei. O que não tem remédio remediado está...
7-Já dormiste maquilhada alguma vez na tua vida? Sem dúvida.
8-Qual é a cor de batom que nunca terias coragem de usar? Não sei mas talvez nenhuma, nem que fosse no Carnaval não é verdade?!! Mas só tenho vermelho em casa.
9-Já fizeste ou fazes dieta? Já sabotaste alguma dieta e te arrependeste? Eu tento seguir uma alimentação saudável e não sou perfeita por isso lá vão havendo momentos menos saudáveis. Tento gerir o melhor que consigo.
10-Já fizeste alguma maquilhagem que deu errado e só te apercebeste disso nas fotos? Maquilho-me mesmo pouco, há pouco para dar errado e acho que se estiver mal se vê no espelho!
Sintam-se à vontade para responder...