Qual a melhor altura para ter filhos

Já me fizeram esta pergunta 3 vezes nas últimas semanas. Percebo a pergunta mas a resposta é complicada. Claro que há o cliché "nunca há uma altura perfeita para ter filhos" que, sendo verdade, traz consigo um mas...
A minha mais honesta resposta é que de facto não há momentos perfeitos mas há alturas mais propensas para ter um filho. Não é ideal sermos mães numa relação tóxica, não se deve tentar remediar uma relação com um filho (provavelmente irá acabar ainda mais rápido), ter um filho sem se conseguir sustentar também não é a melhor ideia.
Agora também não devem adiar a vossa vida, uma mudança de emprego por exemplo, só porque estão a tentar engravidar...
O meu conselho é não deixar o óptimo ser inimigo do bom! Têm uma relação feliz, têm alguma estabilidade económica, faz parte do vosso projecto comum terem filhos, ambos querem, então força!
Outra questão é que a idade é um factor importante na fertilidade, para ambos os sexos. Claro que não é por estarem a ficar "velhos" que devem ter filhos com a primeira pessoa que vos aparece!

E pronto, não acrescentei nada de novo ao que, provavelmente, já sabiam mas aqui fica a minha opinião...



8 comentários:

  1. Concordo plenamente, quando ambos quiserem ter de modo a trabalharem ambos para o meusmo objectivo e com a mesma vontade!!!

    ResponderEliminar
  2. Ora bem mais uma vez foste de encontro aos meus pensamentos dos últimos tempos... eu gostava de ter sido mãe aos 33, que por acaso foi quando sofri o primeiro aborto com quase 6 semanas de gestação, pode não significar nada mas para mim foi um choque muito grande pois demorei 6 anos a ir “ao sitio” por entre muitos negativos e possíveis abortos... não aconselho a serem pais tarde pois falta uma coisa muito importante: energia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Energia e fertilidade... isto para homens e mulheres...
      Acredito, não imagino o que seja passar um aborto... Mas agora tens o Lu, um miúdo muito fofo e cheio de vitalidade :D

      Eliminar
  3. À conta de estar à espera da melhor altura, começo a sentir-me velha para isso... Mas é como dizes, não é uma decisão fácil e depende de demasiados factores.

    ResponderEliminar
  4. Dizia um médico "famoso" em PT (ginecologista acho) que para uma mulher o primeiro nunca depois dos 30 e o último nunca depois dos 40.
    Acho que mudou bastante nos últimos anos pois as pessoas estão a tornar-se "adultas" e "preparadas" muito mais tarde do que há umas décadas atrás, mas como disse a Matilde há benefícios em ter-se o primeiro antes dos 30, caso as condições sócio-ecónomicas e familiares assim o permitam. E claramente há cada vez mais mulheres com gravivezes e partos muito bem sucedidos depois dos 40!

    E agora que falei dos mulheres, a pergunta é: e qual é a melhor altura para os homens? Os homens nunca estão preparados para a parentalidade ... até serem pais (os normais/bons) ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pergunta veio na realidade de metade mulheres e metade homens... a resposta é universal!
      E quanto a gravidezes e partos muito bem sucedidos depois dos 40 convenhamos que é mesmo muito mais difícil e não é à toa que estando a ter filhos mais tarde haja muito mais gente a recorrer a procriação medicamente assistida...

      Eliminar