Decisão do otorrino

Fomos ao Otorrino e depois de mais de um mês com líquido a sair continuamente do ouvido e 2 meses com pouco descanso nesse campo decidimos colocar tubos de ventilação (Grommets).
O médico muito céptico do que os pais lhe dizem questionou como sabíamos que o tímpano fechava e reabria tantas vezes. Ora fora termos confirmado com a médica de família que o tímpano fechava nos primeiros episódios, por norma de noite ela gritava alto uns segundos e calava-se e no dia seguinte lá estava o líquido, logo só se pode deduzir que esse momento de dor aguda era o tímpano a rebentar... Lá lhe fez sentido e a resposta à pergunta "é melhor ter sempre o tímpano aberto com os tubos ou que ele rebente e feche todos os meses?" ele disse que, tendo em conta o caso dela, era melhor ter o tímpano aberto com os tubos.
Claro que perguntei quais os possíveis efeitos secundários/sequelas e fora líquido a sair do ouvido (que já acontece), há uma pequena probabilidade de ficar com um buraco no tímpano permanente, a acontecer há cirurgia para isso cuja taxa de sucesso é elevada (cerca de 90%, li eu em estudos científicos).
O médico também falou em retirar os adenóides porque ela respira pela boca, de facto já tinha lido que pode ser benéfico mas os estudos que li apenas o faziam acima dos 4 anos, na Holanda fazem a partir dos 2 mas decidimos esperar e ver como se desenvolve o sistema respiratório e auditivo dela e depois reavaliar.

imagem retirada da internet

4 comentários:

  1. Oh tadinha, não consigo imaginar o vosso sofrimento :( Espero que tudo corra bem de agora e que a Bia deixe de sofrer tanto ❤️

    ResponderEliminar
  2. Não sei se ajuda ou não, mas eu tbm tive vários episódios de otites em bebé e comecei a perder a audição devido a isso. Aos 4 anos fiz essa operação dos tubos de ventilação. Quando saíram os tubos o ouvido esquerdo fechou bem mas o direito nunca fechou então aos 8 anos fiz uma timpanoplastia em q retiraram cartilagem detrás da orelha para fechar o tímpano e correu tudo bem. Recuperação total da audição. O tímpano ficou ligeiramente mais rígido devido a cicatrização e no timpanograma não vibra tanto mas n teve consequência em termos de audição. Isto já foi nos anos 80 em Portugal por isso imagino q agora as coisas ainda estejam mais evoluídas. Boa sorte! :)

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma complicação possível mas pouco provável. Como dizes ainda mais hoje em dia... Acontecendo há a timpanoplastia que resolve a maioria dos problemas. De qualquer modo não fazer nada também pode levar a perda auditiva...

      Eliminar