Lixo zero


Não sei se já ouviram falar do movimento lixo zero mas é um estilo de vida cujo objectivo é produzir o mínimo lixo possível.
Ouvi no programa "Prova Oral" a Ana Milhazes que tem um blog e várias páginas/grupos no facebook acerca deste tema e gostei muito da abordagem dela. Dito pela prórpia, a Ana era uma grande consumista e com mudanças graduais conseguiu reduzir o seu lixo orgânico e inorgânico drasticamente.

Claro que o primeio passo passa por comprar menos, por tentar controlar os impulsos de compra e fazer pequenas mudanças de cada vez, coloquei o vídeo em baixo para que possam ouvir se quiserem. Outra coisa é não sucumbir ao consumo de todos os produtos de marketing que foram criados para este estilo de vida tentando primeiro ver se há algo em casa que consiga cumprir o mesmo propósito.

Decidi fazer aqui uma lista dos passos que já fiz até hoje:
-Fraldas reutilizáveis
-Copo menstrual e pensos de pano
-Lenços de pano (ainda uso alguns de papel mas tento em casa usar os de pano ao máximo)
-Toalhitas de pano (ainda uso para as saídas toalhitas Water wipes)
-Guardanapos de pano para a Bia (faltam os nossos)
-Palhinhas de metal
-Shampoo em barra (apenas eu uso)
-Produtos de limpeza DYI (parcialmente pois ainda uso alguns produtos comerciais ecológicos)
-Não uso babetes descartáveis, nunca usei
-Sacos para fruta reutilzáveis mas muitas vezes compro a fruta sem saco
-leguminosas secas em vez de em lata
-Escovas de dentes de bambu para toda a família
-Cotonetes de silicone (mas ainda uso dos outros também)
-Garrafas reutilizáveis para a família toda
-Copos de café com tampa de bambu
-Reutilizo frascos de vidro
-Não comprar chá em saquetas
-Comprar iogurtes em embalagens maiores (aqui nem há alternativa então quando preciso levar levo em recipientes pequenos)


E aqui ficam alguns pontos que gostaria de fazer num futuro próximo:
-Comprar sacos para pão para congelar e pedir no supermercado que cortem na hora e coloquem no saco
-Ir a mercados (o problema para mim são os horários, os mercados próximos de casa ocorrem durante a semana até às 15h/16h)
-Começar a ir mais ao talho e peixaria levando recipientes de casa
-Comprar Guppy friend que é um saco para lavar roupa que retém as microfibras não indo parar ao mar
-Fazer mais produtos DYI incluindo esfoliantes, cremes de corpo e géis de duche

-Andar sempre com um pequeno estojo com guardanapo, talheres e palhinha (para a Bia tamos sempre)
-Livrar-me de todas as coisas que tenho em casa que não uso doando o vendendo





6 comentários:

  1. Bem, vendo a tua lista diria que já fazes imensa coisa! :)

    Claro que há sempre margem para melhorar, mas acho que se cada um for fazendo um bocadinho, adaptando à sua vida e à sua realidade, a diferença já vai ser muita!

    Eu agora ando a testar um desodorizante de pedra de alúmen (acho que é assim que se diz, mas o meu veio da Alemanha). Também vem numa embalagem, mas tem um ingrediente único, o que me agrada, e dizem que é coisa para durar meses (ou anos...). Para já, estou a gostar!

    Outro exemplo... Há cerca de duas semanas comprei no Lidl 2 sacos reutilizáveis para a fruta e legumes. Na verdade, podia ter feito eu mesma ou ter reutilizado alguns sacos que já tivesse, como referes no início do texto. A verdade é que andava há meses a pensar ir comprar tule para fazer eu os meus sacos. E a verdade é que os meses passaram e eu nada fiz. Se a melhor solução foi comprá-los? Não. Mas entre comprá-los e já os estar a usar (feliz e contente!), ou estar mais uns quantos meses à espera que baixe em mim a fada do lar para fazê-los... Mais valeu tê-los comprado!

    Também tenho feito um esforço para não aceitar ofertas, amostras, etc, só porque sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pedra de alúmen no verão não resultou para mim... Já me disseram para desfazer e colocar com água numa garrafa de spray.
      Também tenho um sabão que li resultar bem como desodorizante e que tenho de experimentar (natural com carvão activo).
      Claro, o importante é não deixar o óptimo ser inimigo do bom e é melhor comprar para reutilizar "para sempre" do que adiar para sempre.
      Estas coisas todas não foram feitas num dia, foram sendo feitas e vão ser feitas consoante há tempo e disponibilidade e vai exigir um esforço maior no início até virar rotina...
      Até chegar ao ponto da Ana Milhazes em que todo o lixo que produz são uns frascos com lixo para compostagem e vai ao ecoponto quando o rei faz anos ainda vai demorar um bocadinho...

      Eliminar
  2. Por aqui também fazemos a nossa parte, uso toalhas de pano durante a noite para o período como a minha mae fazia e não usamos cotonetes de plástico :) se todos fizermos um pouco, juntos acabamos por fazer muito ;)

    ResponderEliminar
  3. em tempos tb tentei a pedra de alumen mas não resultou para mim.... o meu suor é muito intenso!

    tb comprei sacos para os legumes/fruta. sou pouco dada a trabalhos manuais portanto para mim a solução é mesmo comprar.

    já há +/- 2 anos deixei de usar desmaquilhante, discos de algodão, toalhitas desmaquilhantes, etc. comprei várias toalhas do género da makeup eraser. tiro a maquilhagem com a toalha e água quente, no final lavo a cara com uma espuma de lavagem e fica impecável.

    tentei usar o copo menstrual... apanhei um cagaço porque não o consegui tirar. nunca mais fui capaz de o usar.

    comecei formalmente a fazer reciclagem (não o fazia até há muito pouco tempo).

    levo sempre comigo um saco para o supermercado! nem me lembro da última vez que comprei um saco.

    reutilizo todos os recipientes de vidro.

    lá em casa somos pouco de comer leguminosas... mas as que comemos, compro secas e cozo-as.

    honestamente, sei que não sou o exemplo em termos de estilo de vida sustentável mas vou tendo as minhas preocupações e tenho vindo a alterar hábitos. :)

    ResponderEliminar
  4. é melhor devagar mas fazer do que pensar que pouco não faz nada e nada fazer...
    O copo é uma questão de adaptação, o meu no início não abria e já percebi que tenho de andar e fazer uns exercícios de Kegel para que ele vá ao sítio, quanto ao sair é porque faz vácuo (é assim que não sai sangue) então tens de puxar na diagonal para tirar o vácuo, mas novamente é algo pessoal. Eu uso o copo mais pequeno.

    ResponderEliminar