Pneumonia

Domingo a Bia esteve todo o dia com febre, baixa por volta dos 38, comeu, bebeu, estava mais cansada que o normal mas esteve mais ou menos bem. Apesar de tudo eu estava cheia de receio de outra convulsão febril.
Como ela estava desconfortável demos paracetamol antes de ir dormir. Pela 1h30 ela começou a chorar, estava a arder, despimo-la parcialmente e demos paracetamol. Quis ficar comigo, então deitámo-nos as duas no sofá do quarto dela, adormeceu e uns minutos mais tarde começou a ter uma convulsão. Desta vez "apenas" 3 minutos e com uns bons segundos de cianose (lábios roxos), chegou a equipe de emergência, desta vez não auscultaram nem viram a saturação, apenas fizeram perguntas e deram conselhos.
Segunda de manhã liguei para o médico de família, queria que a auscultassem, passou a noite toda a respirar mal e tossir muito e a febre baixou mas não desapareceu... O médico que a viu auscultou-a com imenso cuidado, fez mais uns testes físicos e voltou a auscultar, pneumonia no pulmão esquerdo mas não muito preocupante segundo ele.
Vai estar a antibiótico uma semana, prescreveu diazepam rectal caso volte a ter outra convulsão, carta para a creche a indicar uso de paracetamol para temperatura a partir dos 39 graus (eles não ão medicação alguma que não seja prescrita por um médico). O ouvido continua com uma pequena perfuração e a sair algum líquido mas quase nada.
Apesar de tudo ela tenta comer, tenta brincar mas está muito cansada. Ora está feliz ora está cansada e carente. Esperemos que melhore rápido e que na consulta de sexta-feira o pulmão esteja a soar bem...


9 comentários:

  1. As creches em Portugal não ficam com eles doentes, e faz algum sentido, mas até para dar um xarope pedem prescrição medica, o que eu concordo imenso!

    As melhoras da pequenina!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui ficam se eles estiverem "normais" e aceitam com varicela também. Já levei a Bia com 38 graus mas estava activa e completamente normal, também a levei com varicela porque ela não tinha comichão nem febre (não no pico mas no primeiro dia e nos últimos) até porque a partir dos 12 meses quanto mais cedo tiverem melhor (pensava assim com a Bia também, não é uma doença terrível e em princípio tens uma vez na vida).
      E acho que ma tinham aceite com pneumonia mas eu não quis até porque ela não estava normal, muito cansada e carente.

      Eliminar
    2. Sério? E o perigo para as outras crianças? Não consigo concordar...

      Eliminar
    3. Perido de varicela?
      A maioria das doenças propagam-se bem antes dos sintomas aparecerem! Com pneumonia jamais a levaria mas sei que ela apanhou da ama, que achava que estava só com gripe mas afinal era pneumonia (deixou de ir mas já tinha passado) e a Bia não foi à creche mas pode ter passado aos colegas na mesma!
      Acho que depende da doença/quadro clínico... Mas lá está é a minha opinião... mas não preciso de lhe dar um paracetamol para fingir que está bem, como já ouvi que em Portugal muita gente faz, digo às educadoras e uma vez ela ficou mais mole e com febre a subir e em 10minutos estava com ela, na outra vez que aconteceu (estavam a nascer os dentes) e teve só um dia de 37,5/38 mas sem mais nada e tal como veio foi embora num dia...

      Eliminar
  2. Estar bem disposta é meio caminho andado para uma boa recuperação, vai tudo correr bem vais ver. Eu tive 2 pneumonias em idade adulta devido às condições de trabalho e não desejo a ninguém, não quero imaginar neles tão pequeninos. A tua filhota é uma guerreira. Muita força. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está mesmo melhor, hoje fomos ao check-up e parece muito melhor!

      Eliminar