Devia ler menos sobre isto...

As otites da Bia não nos dão descanso, são otites serosas ou otites médias com efusão (OME), começaram em Novembro de 2018 e até hoje já teve 15 episódios (15 vezes em que saiu líquido do ouvido) sendo que á várias semanas o tímpano não fecha, estando sempre a sair líquido, e eu acho que sendo uma média ligeiramente superior a 1x por mês não é normal.
Não consigo encontrar estudos que falem em casos destes, em que todos os meses há rompimento do tímpano, apenas encontro que ao fim de 3 a 6 meses o líquido no ouvido médio desaparece por si só, que pode haver perfuração do tímpano, por norma líquido no ouvido não provoca danos graves mas que há a possibilidade de degenerar os ossos do ouvido médio quando muito recorrente. A médica de família diz que o caso é crónico, a partir de 6 meses considera que o é. Mas também não há direcções super precisas sobre o que fazer. Li que colocar tubos leva a OME crónica mas ela já tem logo na pior das hipoteses fica na mesma?


Devia ler menos, mas não consigo e como um dos factores de risco é não amamentar tenho culpabilizado um bom bocado por ter parado de dar de mamar. Eu parei a amamentação e uma semana depois isto começou, também lhe dava biberão de manhã com ela reclinada o que é outro factor de risco, parei pouco depois do primeiro episódio porque li que potenciava OME. Mas o sentimento de culpa mantém-se e, apesar de ser algo bastante comum em crianças, questiono-me o que teria acontecido se tivesse continuado a dar mama.
Nunca saberei e sei que culpabilizar-me não vale a pena, mas também não há botão de off para isto! Para isto, para dar biberão reclinada, por ter de a meter na creche (outro factor de risco), porque quero ter uma carreira, porque gosto do meu trabalho e é uma merda esta culpa, porque com as nossas decisões podermos ter potenciado todo este quadro, que em princípio não trará nenhuma consequência de maior, mas que também não há certezas nem direcções certas...

Para a semana temos consulta no otorrino, a médica de família compreende e estou muito agradecida a esta médica que é realista e admite que não tem conhecimento de causa para avaliar a situação em concreto mas que percebe a nossa preocupação e acha as nossas dúvidas legítimas.





7 comentários:

  1. Meu Deus, que sofrimento deve estar a ser, lamento que tu e a tua pequena estejam a passar por si.
    Não te culpabilizes por não amamentar, tens direito a essa escolha. A amamentação, é certo, que protege mais a criança, mas não era uma semana depois que isso se seria manifestar, infelizmente já tinha que acontecer.
    Os médicos vão acabar por resolver o problema, muita força :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Não te podes mesmo culpar, até porque nem deve estar directamente ligado ao amamentar, deve ter sido coincidência. Eu também procuro o Dr. Google é verdade mas para uma visão geral senão dava em maluca.

    Nada melhor que um médico da especialidade para nos ajudar com os nossos pequeninos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não procuro o Dr. google no geral, eu vou ao NCBI e à Cochrane procurar artigos de revisão sobre o assunto, tratamentos mais eficazes etc.
      Aqui o que me tem sido dito é que e esperar, aguardar, um dia passa mas nisto uma amiga tem 2 filhos com perda auditiva e uma delas relativamente severa.
      Aqui ou tens noção das coisas e insistes ou podes esquecer!

      Eliminar
  3. A culpa não é vossa, mesmo percebendo que neste momento queiram analisar e tentar achar uma causa para isso. Por vezes apenas acontecem coisas más a pessoas boas. Não é justo, mas é mesmo assim. E certamente que vão ultrapassar isto juntos. Força!

    ResponderEliminar
  4. Andamos sempre com o coração nas mãos com eles... não te culpes, deste o teu melhor💪 Apesar de ser crônico, acredito que ela vai ser mais forte do que isto tudo, eles conseguem surpreender-nos tanto. Muita força para os 3 ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada... sim espero que sim... mas sabes que às vezes é dificil não pensar que poderíamos ter feito melhor!

      Eliminar