Lisboa vs Amsterdam- custos de vida

Já todos sabemos que o ordenado médio em Portugal não é fantástico mas decidi ver se havia comparação entre Lisboa, a minha antiga cidade, e Amesterdão, a minha nova cidade. Encontrei este site e vou só colocar aqui o que achei mais relevante.
Claro que o salário médio é muito mais alto, 176% do salário médio português (valores líquidos). As creches são 260% mais caras aqui, mas dependendo do nosso salário e das creches (a maioria está registada para se conseguir obter abono) recebe-se parte do dinheiro e, no nosso caso, é mais de metade, por isso acho que será mais caro mas não chegará aos 200% , nem perto.
Os táxis são muito mais caros, 400%, mas com UBER quem é que ainda usa táxi????
Já 1 minuto de conversação para número local em plano pré-pago de redes móveis é 17% mais barato.
Sendo quase tudo mais caro mesmo assim compensa pelo ordenado, que é bastante mais elevado. Em conclusão para se manter o nível de vida em Amesterdão teriam de receber mais 64%  do que recebem em Lisboa.
Espero que ajude caso pensem mudar-se para cá...

4 comentários:

  1. Apesar do Porto ser uma cidade mais barata do que Londres, o que é certo é lá trabalhávamos os 2 e não conseguimos poupar, andávamos sempre à espera do fim do mês... enquanto que cá em Londres,só trabalha 1 e já temos conta poupança, incrível não? Claro que eu vou ajudando na gestão, não saio muito, consigo poupar muito mais nas compras para a casa do que em Portugal e ainda conseguimos dar as nossas voltinhas para desanuviar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também faço menos vida de café e jantaradas e saídas, também pela idade ahaha e porque os luxos são, efectivamente, caros, mas trabalhando os 2 temos viajado imenso e imensa qualidade de vida nomeadamente tempo para lazer/família...

      Eliminar
  2. Moro atualmente em Portugal e estou pesquisando mais sobre o custo de vida de Lisboa e Amsterdam, tenho visto alguns grupos dizendo que Amsterdam encareceu neste último ano, você sentiu essa mudança? Difícil se basear sendo os salários dos dois locais tão diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim encareceu principalmente as casas mas em Lisboa também... Tudo depende do que se quer/precisa. Se quiseres podes sempre enviar e-mail para o mail do blog, no facebook ou instagram

      Eliminar