Porque é que não publiquei os posts de infertilidade em tempo real?

Eu não acho que me andem a sabotar a vida à distância, não foi por isso. Mas até calhou relativamente bem ter engravidado no terceiro tratamento, que no nosso caso sendo apenas inseminação artificial, ocorreu em 3 meses e assim dava tempo para ir relatando e no fim anunciar que resultou.
Quando soube que estava grávida decidi que ia começar o relato, mesmo que não corresse bem poderia dar esperança a alguém.
O motivo de não publicar em tempo real foi algo pensado e ponderado. Não sabia se estava preparada para partilhar as minhas emoções e lidar com comentários ao mesmo tempo. Não sabia quanto tempo ia demorar, não sabia nada e por isso decidi jogar pelo seguro e apenas partilhar quando tive um positivo.
Também já me apercebi que algumas pessoas escolhem como eu publicar em diferido e outras em tempo real. É uma questão muito pessoal e não há errados!
A única coisa que não me passou pela cabeça foi não divulgar informação acerca de infertilidade e de condições como endometriose ou síndrome de ovários policísticos. Acho importante abordar estes assuntos porque estas condições são cada vez mais comuns e ainda há muito preconceito no que a elas diz respeito.


8 comentários:

  1. Compreendo perfeitamente a decisão e acho que numa situação semelhante optaria por fazê-lo também dessa forma.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Antes de criar o meu blogue, que é dedicado à temática da infertilidade, já estava a passar há alguns anos por sucessivos fracassos. Durante esse período procurei avidamente por informações que me pudessem ajudar a perceber a linguagem da PMA e tentar saber com o que contar. Não encontrei muitos testemunhos em PT-PT, que era a realidade que eu queria conhecer. Nos media ia sendo dado destaque às gestações de 5 ou 6 gémeos, fruto de regulamentações diferentes das existentes em Portugal e a parte operacional dos tratamentos nem sequer era abordada.
    Entrei nos mundo dos fóruns, principalmente o De Mãe Para Mãe e o da APFertilidade, em busca de informação atual. Outro facto que constatei durante o acompanhamento nas unidades por onde passei, é que a informação era escassa e tecnicista, enquanto que a minha natureza é mais de perceber a opção por determinadas vias. A vertente emocional do processo da infertilidade era, em blogues, maioritariamente traduzido por imagens ou citações sugestivas de estados de espírito, pouco concretos, que dão azo à subjetividade.
    Tomei algumas decisões em relação ao meu espaço, que julgo estar a cumprir, como forma de combater a lacuna que senti quando procurei amparo virtual. Enquadrei a minha história logo no início, fiz uma retrospetiva dos tratamentos que tinha realizado até ao momento em que criei o blogue, a partir daí passei a dar continuidade em tempo real. Porquê em tempo real? Para meu alívio pessoal, confesso. O fardo estava a ficar pesado e tudo o que sucedeu depois disso foi pior. Questiono-me muitas vezes como estaria o meu estado mental se não tivesse recorrido ao blogue como escapatória emocional. Tive "direito" a várias coisas desagradáveis durante o processo. Realizados 17 tratamentos, ainda estou na luta, mas no fim. A ver pelo meu historial duvido que termine com um filho nos braços. Contando com essa forte possibilidade, pretendo não ter problemas em assumir que desisti. Após o luto que naturalmente virá daí e definido um outro rumo para o futuro, não quero que o blogue morra, ao contrário da minha esperança em ser mãe. Vou fazer algo com ele, tenho de pensar no assunto.
    Compreendo a opção pela publicação em diferido. No entanto, eu estaria nesse estado há quase 8 anos e se calhar nunca conseguiria dar qualquer novidade. Há felizmente muitas histórias que terminam bem, outras nem por isso.
    Parabéns por assumir a sua dificuldade e por ter conseguido contrariar a infertilidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PL, conheço os comentários no blog da Dream se não me engano. Eu falo por mim, o que me levou a não o fazer e, felizmente, em 3 tratamentos tive sorte! Tive imensa sorte! Sempre tive em mente adoptar, não sei se conseguiria ter a tua força, talvez sim, espero não precisar de saber se voltar a tentar engravidar.
      Sim, acho importante haver mais partilha, no meu caso estou na Holanda, os protocolos devem ser diferentes dos de Portugal mas deste-me a ideia de partilhar as particularidades do processo aqui, quem sabe se não ajuda alguém?!
      Força e coragem <3, para mim, quem luta contra a infertilidade, é uma inspiração e um exemplo de força, de coragem, de perseverança e amor, acima de tudo de amor...

      Eliminar
  3. Compreendo a tua decisão e concordo que a tua partilha vai alegrar e dar esperança a muitos. Boa sorte nesta nova fase :D

    ResponderEliminar
  4. Tudo no seu tempo :) ;) Por aqui conseguimos à primeira, por um lado ainda bem devido a nossa idade. É um processo muito intimo e que deve ser levado com calma dentro dos possiveis :) Ah e so contamos à minha mae e aos meus irmaos por razoes obvias... nao acredito em bruxas mas que as ha ha hehe :)
    Julgo que so falei sobre o assunto depois dele nascer, no blog :)
    A tua historia é das mais inspiradoras que eu conheco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha um núcleo chegado de amigos que sabia, não me fazia confusão partilhar com eles, incluindo fomos de fim-de-semana e andei a dar injecções logo eles estavam mais que a par ahahaha.
      Ainda bem que foi rápido, não tenho saudades nenhumas e nem cheguei a tirar óvulos para fertilizar in vitro.
      Tive sorte, tive muita sorte em ouvir o meu corpo e não deixar avançar algo que ia dificultar mais... Inspiradora é a dream (ser mamã com endometriose) e a my little fairytale e a PL. Apenas uma delas ainda conseguiu mas têm lutado tão mais que eu, são tão mais corajosas... Todas temos algo a dar, a nossa experiência e persistência inspirará uma pessoa que seja, e por essa pessoa já vale a pena!

      Eliminar
  5. Eu diria que todas as opções são válidas até porque o importante é aliviar a mente de algo que é bastante pesado a nível psicológico. Se é em diferido ou se é em "directo", só diz respeito a quem o está a partilhar.

    E o importante mesmo é que tens a tua Beatriz contigo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas enquanto publicava, porque eu escrevia em directo mas publiquei em diferido, sentia-me a mentir, para pessoas que na sua maioria, se não todas, estariam a torcer para dar certo.
      Sim... a Beatriz que tem tanto de fofa como de teimosa ahaha

      Eliminar