Bolo de maçã


Nesta quarentena vamos todos ficar gordos mas ao menos que seja a comer coisas boas...

Um blogue que gosto muito é o da Teresa Cameira que se intitula A Cozinha da Ovelha Negra e que é um poço de receitas deliciosas, també no instagram há receitas e lives e stories giros e de comer e chorar por mais diariamente, por isso passem por lá.
Num destes dias ela fez um bolo de maçã e estava com mesmo a chamar por mim, já me apetece fazer outro...

Meti metade do açúcar e um bocado menos de gordura e digo-vos que ficou delicioso na mesma! Pelo menos bom aspecto tem... A próxima receita ou é brownie ou os muffins de chocolate...

3 maçãs ( 2 aos cubos e 1 em fatias)
3 ovos
125g de manteiga derretida (usei 100)
100g de açúcar amarelo (usei 50)
2 c. sopa de mel (usei 1)
1 c. chá noz moscada
1 c. sopa de canela
1 c. chá de fermento
100g de farinha de aveis (usei de espelta integral)
50g de farinha de trigo
frutos secos e sal qb (usei nozes e omiti o sal)

Pré-aquecer o forno a 170graus
Misturar as farinhas, especiarias e fermento e reservar.
Cortar as maçãs e reservar
Com uma vareta bater os ovos com o açúcar até ter uma espuma, juntar o mel e bater mais um bocado, juntar a manteiga e bater, com uma espátula ou colher (usei um salazar) envolver a maçã aos cubos previamente polvilhada de farinha (ajuda a incorporar melhor), peneirar parte da mistura de farinha e envolver, repetir até acabar a farinha.
Colocar numa forma untada, com papel untado e enfarinhado e colocar a massa, decorar com a maçã fatiada e as nozes picadas e uma pitada de sal. Colocar no forno até estar cozido (palito sair seco), por aqui foram uns 30-35 minutos.




2 comentários:

  1. Boa sugestao :) Por aqui esta dificil arranjar farinha normal quanto mais outras especiais mas tudo se vai arranjando :D

    ResponderEliminar