Já repararam?

Já repararam que na realidade não precisam daquela camisola para serem felizes? Nem daquele vestido, nem calças, nem sapatos ou mala?
Será que conseguiremos viver num mundo menos consumista depois disto?
Será que conseguimos viver com menos coisas, menos embalagens, menos viagens de carro, menos viagens de avião depois disto?

Será que conseguiremos sair disto melhores em vez de iguais? Será que vamos começar a comprar mais localmente e menos made in China?
Não sei, sinceramente não sei, não sei se as pessoas não irão tentar compensar o tempo perdido e fazer mais, gastar mais, consumir mais, gosto de acreditar que não, mas a realidade é que não sei...

Só sei que não vai ficar tudo bem! Milhares de pessoas morreram e irão morrer, centenas de milhares infectados e não se sabe se a infecção terá alguma repercussão a longo prazo, a economia vai sofrer, o desemprego está a subir e provavelmente irá subir ainda mais. Uma amiga mencionou, e com razão, que também muitas pessoas com problemas psicológicos podem estar a ser afectadas, muitas pessoas se sentem sozinhas e estarão a entrar em depressão sem ninguém que as possa acompanhar e ajudar.

Não, não vai ficar tudo bem, mas iremos continuar a viver, a maioria de nós pelo menos, iremos continuar a tentar ter uma vida "normal", um novo normal e espero que um normal melhor.



2 comentários:

  1. Eu acredito mesmo que vai ficar tudo bem, por ter crescido com muito pouco e ter visto os meus pais a criarem 3 filhos com muitos sacrifícios, eu tenho fé que vai ficar tudo bem mesmo ciente de que vamos passar um grande mau bocado. Estou preparada assim como a minha esteve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu avô morreu e eu fiquei bem, o meu melhor amigo morreu e eu fiquei bem, eventualmente tudo passa, ficamos diferentes, temos saudades mas ficamos bem.
      Não o disse com qualquer tipo de histeria, simplesmente para muita gente vai demorar muito a ficar tudo bem e mesmo assim será sempre diferente o antes e o depois... e para muitos não haverá depois. Sou muito realista sobre as coisas, talvez seja por isso que consigo fazer algumas coisas com leveza e com a certeza da incerteza e essa incerteza não me controla, não me congela porque apenas assumo que faz parte, é assim...
      Sim, daqui a uns meses voltamos à nossa vida, talvez até relativamente normal, mas para muita gente nào vai ficar tudo bem e acho que isso também deve ser reconhecido :)

      Eliminar