A questão das máscaras

Vamos lá falar desta questão... Porque é que raio há tanta controvérsia, ora dizem para usar ora para não usar, etc...
Eu sou a favor de se aconselhar a usar as máscaras sociais (de pano) deixando as máscaras de protecção pessoal para quem precisa mesmo.

E porque é que sou a favor? 
Porque apesar de não reter todas as partículas virais que possamos expulsar do corpo, retém/reterá uma boa parte, espirrar para o ar ou para um pano é diferente, o segundo leva a um raio menor de dispersão das gotículas. Também não tem intuito de proteger o utilizador, pelo menos não directamente, mas se usarmos máscaras protegemo-nos uns aos outros. Claro que acredito que não seja exactamente igual a não usar nada mas nào tem carácter certificado de protecção pessoal.

Quando é que eu sou a favor?
Quando formos para sítios mais fechados ou potencialmente com mais pessoas como supermercados, lojas e afins.

A questão que nunca podemos esquecer é que se estivermos doentes NÃO DEVEMOS SAIR À RUA, com ou sem máscara (a não ser que estejamos a ir ao médico por indicação do mesmo) não devemos sair de casa e equeçam essa do "é só uma febre baixa deve ser uma cosntipação", com febre não se sai, co tosse persistente e falta de ar não se sai.
Outra coisa de extrema importância é que não devemos mesmo descurar as outras medidas implementadas, nomeadamente a higienização das mãos e algum distanciamento social. Não andar de sapatos em casa (caso o fizessem, nós aqui sempre os tirámos à porta), se andarem de transportes mudem de roupa quando chegarem a casa, etc...

Outra questão é como colocar e usar a máscara, as máscaras devem ser lavadas e guardadas com as mãos limpas, antes de pegar na máscara há que lavar bem as mãos, tentar apenas tocar nos eláticos e a máscara deve cobrir da parte de baixo do queixo até à cana do nariz (e nào abaixo do nariz como já vi), não tocar na parte da frente da máscara, não usar por mais de 2h ou até ficar húmida, retirar e colocar para lavar (a maioria até pode ser fervida, se for em algodão) e nunca mas nunca colocar uma máscara em bebés ou crianças com menos de 2 anos!

Na Holanda as máscaras não são obrigatórias excepto em transportes públicos, que só deverão ser usados se não houver alternativa e têm capacidade limitada a 40%, deve ser dada preferência ao uso de máscaras caseiras de algodão deixando as máscaras de protecção pessoal para quem de facto precisa.


6 comentários:

  1. Também sou a favor do uso. Afinal agora são as nossas novas amigas. O que não pode faltar quando pomos o pé fora de casa. No outro dia fui à pastelaria encomendar um bolo e quando cheguei mesmo à porta, voltei para trás pois tinha me esquecido da máscara... Arghhhh!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estou com imenso receio de um dia ser preciso e me ter esquecido... mas pronto, é questão de hábito, acho eu.

      Eliminar
  2. São altamente desconfortáveis, mas concordo...
    Mesmo assim fico feliz que em Amsterdão não seja obrigatório o uso na rua, é que eu cá não consigo respirar com aquilo e prefiro andar a pé que entrar em transportes cheios
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas se tivesse de fazer 10km para o trabalho talvez a pé não fosse a forma mais eficaz ahahah
      Aqui ando de bicicleta logo não há problema. Na rua de facto não me faz muito sentido, mas também vivo numa zona calma e consigo perfeitamente manter 1,5m de outras pessoas.

      Eliminar
  3. Eu nem entendo bem a dúvida... Se as máscaras podem ajudar a proteger-nos e a proteger os outros, por que motivo não havemos de usá-las?...

    Eu não saio de casa sem máscara. E acho bem que seja obrigatória numa série de sítios! Se as pessoas não têm a consciência para a usar por iniciativa própria, é mesmo preciso que se torne obrigatório... Já está mais do que provado que a máscara pode ajudar a evitar a propagação do vírus!

    ResponderEliminar
  4. Como sofro de alergias tinha duas caixas de máscaras compradas já há muito tempo para ir usando quando estou mais atacada, em boa hora o fiz :) mas quero comprar máscaras de pano aos pequenos negócios:)

    ResponderEliminar