Farófias

Foi preciso vir a quarentena para fazer farófias a primeira vez. Tinha um monte de claras no congelador e uns pacotes de leite creme instantâneo que a minha mãe me trouxe uma vez quase fora do prazo.
É mesmo muito fácil

Bater as claras em castelo com uma pitada de sal, juntar um bocado de açúcar (sim é a olho mas não precisa ser muito que depois o creme é que é suposto se mais doce), eu meti umas 2 a 3 colheres de sopa para umas 7 claras.
Coloca-se num tacho leite a ferver (usei 500ml de leite de aveia e 500ml de leite de amêndoa) com casca de limão e canela em pó. Deitam-se colheradas de claras e coze-se 15 segundos de cada lado (não deixar muito tempo senão ficam duras). Repetir até acabarem as claras.
Neste caso fiz o creme com leite creme em pó, juntei uma saqueta ao leite (mantendo as quantidades que indicam nas instruções e também o açúcar que indicam) mas podem apenas juntar algum açúcar e gemas que ficam também com um creme suave e saboroso. Coloca-se o creme sobre as farófias e leva-se ao frigorífico.
Podem terminar com raspas de limão e canela em pó por cima. O creme neste caso ficou um bocadinho grosso, vivendo e aprendendo... Mas vos garanto que estavam fofas e deliciosas.

Quem adora farófias?


4 comentários:

  1. ai! eu adoro farófias, molotof, suspiros... ou seja, tudo o que seja feito com claras para mim é um pitéu! :D

    ResponderEliminar
  2. Oh pah que delicia, acreditas que tentei fazer uma vez na minha adolescencia, calharam mal e nunca mais fiz? Mas a minha rica mae disse que mesmo escangalhadas ficaram boas :) Quem as fazia muito bem era a minha madrinha :) Bons tempos :)

    ResponderEliminar