When they see us

Estamos a ver esta série e, mais uma vez, uma série baseada em factos. Quando é uma ficção é mais fácil que não nos afecte tanto, mas quando é baseada no que aconteceu é ultrajante! A linguagem usada, a manipulação, a frieza! É daquelas séries em que eu não consigo não responder de volta para a televisão! Revoltante!
O caso remonta a 1989, uma rapariga foi correr para o Central Park e foi brutalmente violada, ao mesmo tempo um grupo de dezenas de miúdos vai para o parque provocar desacatos, sendo violentos com alguns transeuntes. A polícia faz de tudo para os ligar à violação, apesar de os factos não baterem certo! A série expõem os erros judiciários num caso em que, claramente, o racismo teve um papel determinante!



12 comentários:

  1. Já vi e mexeu muito comigo, mesmo muito!!

    Tive que ir ver a entrevista deles com a Oprah, fui pesquisar noticias da altura e até hoje não me conformo, imagino eles!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu não sei como conseguiam aqueles investigadores e a procuradora dormir de consciência tranquila! A sério! Gritei tanto para a TV.
      Também vi a entrevista com a Oprah e há ali muitas feridas ainda abertas e vai ser difícil de sarar mas eles conseguiram trazer algo de bom, têm negócios orientados para ajudar os outros e isso é tão louvável, que agarrem na experiência deles e tentem mudar as coisas.

      Eliminar
  2. Deve ser interessante, gosto de histórias baseadas em factos reais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo mesmo!!!! Cada vez vejo mais histórias baseadas em factos reais. Se alguém me perguntasse o que deviam ver já seria esta mini série!

      Eliminar
  3. Arrepiante! Já falei sobre esta série no meu blog... as palavras foram poucas para exprimir o q senti depois de ver... senti-me impotente, só queria dar um abraço a estes miúdos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! E têm tentado ajudar outras pessoas, têm projectos para ajudar miúdos como eles, é impressionante! Eles são boas pessoas e mesmo com feridas por sarar e muita revolta decidiram ajudar outros!

      Eliminar
  4. Boa dica, Vera. eu já tinha colocado na minha lista, mas adiei por não ter visto ninguém comentar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é para ver assim que der... a sério! É pesado, é de gritar para a televisão com vontade de bater naquela gente mas vale tanto a pena! E no final há um especial da Oprah.

      Eliminar
  5. Pois eu já acho este tipo de série preocupante. E perigosa. Principalmente se for americana. Lá gostam de fazer produções cinematográficas e televisivas sobre pobres negros a ser vítimas de racismo. E isso é perigoso lá - porque as pessoas não sabem distinguir passado de presente, realidade de ficção. Principalmente quando lhes convém, para extrapolar suas frustrações contemporaneas. Pobreza em vez de riqueza, por exemplo! E buscam bodes expiatórios, causas que não existem... Preferia que as suspeitas não recaíssem sobre a cor da pele, mas sobre o facto de serem delinquentes. Quando os EUA se focam somente ou demasiado na cor, dá m*rd* :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegui perceber muito bem! Mas isto é um documentário baseado em factos reais! Estes miúdos não fizeram nada e foram acusados injustamente por um crime que não cometeram com provas que não existiam e ocultação de provas também e por uma sociedade que é racista!
      No fim há também entrevista com os 4 rapazes, agora já homens, que deram a volta por cima.
      Racismo e discriminação ainda está muito enraizado nas pessoas, sim está melhor mas mesmo assim ainda existe e muito!

      Eliminar
    2. Sim, percebi a tua revolta e a revolta das pessoas que assistiram à série. É porque realmente mexe muito e deve mostrar muita injustiça!
      Eu é que sinto uma particular embirração com os americanos que estão sempre a falar do racismo (contra negros) e a dizerem-se vítimas. Ao invés de se focarem nos exemplos positivos. No youtube está a passar uma publicidade que é sobre o "o negro no cinema sempre foi explorado e é o primeiro a morrer nos filmes de terror". Opa! Virem o disco! Há actores negros desde os anos 60, artistas negros de sucesso... que foram até perseguidos por outros negros, por "negarem a cor". Existe MENOS tolerância agora, até dentro da própria raça, do que antigamente, parece-me. E isso acontece porque as pessoas focam-se muito no racismo. Como se trava o racismo? Concordo com o Morgan Frideman: "Parem de falar dele".

      Eliminar
    3. Quando não se falava também acontecia. Apesar de perceber o teu ponto de vista, quando se fala demasiado também pode gerar maior revolta e leva a racismo para com a outra parte e torna-se um ciclo vicioso.
      Na realidade o que me custou mais foi serem crianças. Os comentário que fiz para a tv foi que eram crianças e as provas não indicavam que eles tivessem algo a ver com aquilo!
      Agora há racismo e não falar não deu resultado durante muito tempo, falar melhorou mas não eliminou o problema. O problema do racismo e chenofobia está nas pessoas, na educação e é nisso que temos de nos focar, se calhar, tal como dizes parar de falar em racismo mas falar em igualdade, de todos os tipos, seja de raça, género, orientação sexual ou qualquer tipo de deficiência, talvez o caminho seja lutar pela igualdade e não contra o racismo...

      Eliminar