Coronavírus

O Coronavírus é de uma família de vírus que pode infectar o ser humano. Não se sabe qual terá sido a origem em concreto mas há indicações de origem no mercado de Whuan. A maioria dos infectados e mortos é/esteve nessa localidade.

O modo de transmissão é feita por via aérea e pode-se propagar antes de haver quaisquer sintomas, tal como noutras doenças, tem um período de incubação entre 2 e 14 dias e os sintomas mais comuns são febre, tosse e falta de ar. Os casos mais graves foram detectados em pessoas mais velhas e/ou com doenças crónicas que afectem o sistema imunitário.
Não há tratamento nem vacina para este vírus e há já vários alertas para não se viajar para a China excepto se realmente necessário. 

A china adoptou medidas de contenção rigorosas, muitas lojas fecharam, as viagens estão limitadas àquela região que se encontra de quarentena, fronteiras terrestres foram fechadas e até parte da muralha da China.

Hoje reúne-se um comité especial da Organização Mundial de Saúde pois poderá ser considerado uma emergência de saúde pública internacional, já há mais de 7mil casos confirmados em 16 países e 170 mortes, todas na China.

Importante a fazer, como devia ser já hábito diário, é lavar bem as mão com sabão, tossir cobrindo a mão com um lenço ou o braço (nunca as mãos), cozinhar bem os alimentos de origem animal, evitar contacto com pessoas doentes. As máscaras por si só não impedem a transmissão de vírus e bactérias transmitidos por via aérea, porque eventualmente passam pelos poros das mesmas, mas pode ser uma boa forma de diminuir o contágio boca/nariz-mãos podendo diminuir a transmissão via mãos-boca. Os vírus não costumam ser viáveis durante muito tempo fora do corpo do hospedeiro tornando o contacto próximo o maior veículo de transmissão.

O importante é manter a calma, ter cuidado, não viajar para a China e países circundantes, excepto se estritamente necessário e em caso de sintomas ir ao médico.

imagem propriedade da Reuters

2 comentários:

  1. Que forma tao ma de entrar no Novo Ano Chines... :/ Todo o cuidado e pouco :(

    ResponderEliminar
  2. Importante este post 👏 ,devemos tomar cuidado
    http://unhasdaraquel.blogspit.com

    ResponderEliminar