Quando desistir

Tinha isto para escrever há algum tempo e lá me decidi a fazê-lo.
Quando desistir dos tratamentos de infertilidade?
Não sei, não tive de chegar a esse ponto da primeira vez, mas no dia do terceiro tratamento, íamos nós para casa de bicicleta e eu disse ao Ricardo "se desta vez voltar a ser negativo vamo-nos inscrever numa agência de adopção".
Sou uma pessoa muito racional, mesmo sendo optimista sou racional. Um processo de adopção pode levar anos, não fazia questão em adoptar um bebé pequeno o que facilitaria em termos de espera, mas como até gostava de adoptar porque não colocar-nos em lista de espera? Acabei por engravidar nesse ciclo.
A decisão de quando desistir é muito pessoal, depende de quanto conseguimos aguentar. Já ouvi/li/acompanhei imensas histórias difíceis e em que penso "não aguentava nem metade", mas na realidade não sei, se calhar até aguentava, porque só estando na situação é que podemos saber.
Sim quero ter outro filho, sim adorava não ter de fazer tratamentos mas se for como da última vez nem é assim tão mau... Não se pode escolher e o que for, será.
A quem anda a lidar com infertilidade, força! Não há certos nem errados desde que façam o que sentem que têm de fazer, independentemente do que terceiros pensam ou acham...


10 comentários:

  1. Eu demorei um ano para engravidar, e quando finalmente nos inscrevemos nos tratamentos, nem à primeira consulta fui, que fiquei grávida. Tenho ouvido relatos destes,muitos, por isso aprendi que a deixarmos de por pressão em nós mesmos ou no companheiro funciona.

    Acho que a tua tomada de decisão foi isso mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há sempre alguma pressão e é difícil sendo algo que se quer muito estar completamente relaxados, mas é possível manter boa disposição...

      Eliminar
  2. Soube recentemente do caso de uma pessoa que engravidou aos 51 anos, graças a tratamentos de fertilidade. Eu sei que falar é fácil, mas, sinceramente, não me imaginaria com essa idade a passar por isso... Mas é como dizes, só estando na situação é que sabemos, não é verdade?

    Eu acho que os meus limites não seriam tão grandes assim, e mais depressa me voltava para a adopção, como equacionaste! Mas não há certos nem errados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia até me passa mais pela cabeça foster parenting, é mais rápido, é mais necessário neste país que adopção mas pode ser mais stressante...

      Eliminar
  3. Hello :)
    Confesso que este é um tema que me assusta, que me deixa com medo do futuro...
    Não é fácil lidar com um assunto como este...
    Muita força a quem passa por isto.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sofras por antecipação ;) será o que for e depois logo vês...

      Eliminar
  4. Por aqui tivemos a sorte de ter conseguido logo na primeira tentativa. Pensamos tanto, nas nossas idades (sermos pais pela primeira vez, acreditem que nao é mesmo nada facil... as energias nao sao as mesmas que aos 20 e aos 30)... tivemos mesmo muita sorte e estou muito grata por isso, pois nao sei se iriamos aguentar mais do que duas ou tres tentativas... e sim as vezes é preciso saber desistir... apesar de estar eternamente grata por nao ter desistido apos muito tempo a tentar :/ complicado nao?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, complicado. Não há propriamente directrizes, não sabemos o futuro e há sempre aquela esperança que possa ser no próximo!

      Eliminar
  5. Como já aqui partilhei, sou uma veterana nos tratamentos de PMA. Fui muito além do que alguma vez imaginei. A melhor decisão que tomei nestes 8 anos de tentativas foi a definição do limite que está nos três embriões que me aguardam. À partida vou transferir um deles daqui a pouco mais de uma semana (a oitava TEC, o 13° embrião). Se, esgotados os três embriões criopreservados nos próximos tempos, continuar tudo igual, aceitarei o fracasso com a consciência tranquila. A minha vida não se pode cingir a algo que para mim está a ser inatingível. Se não houver nenhuma fatalidade estarei ainda durante alguns anos neste planeta. Tenho a certeza que vou descobrir e encontrar motivação em muitas outras coisas que me poderão trazer alegria. Os primeiros 40 anos estão ultrapassados, venham lá mais uns quantos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida PL louvo a tua coragem, não sei mesmo se teria estofo para 8 anos! Muita força para esses 3 embriões, espero que algum vingue mas caso não aconteça com certeza encontrarás alegria em muitas outras coisas...
      Beijinho grande <3
      (achei que já seguia o teu blog e que tinhas parado de escrever, porque eras uma presença assídua da little e da Dream se não me engano. Sigo agora)

      Eliminar