Desmistificar o percentil de peso e altura

Há quem fique em pânico de ver os seus bebés no percentil 90 ou 5 ou apenas que esteja abaixo/acima da média (40-60). Vamos lá desmistificar o que é isto doas curvas de crescimento ou percentis.

Os percentis são instrumentos fundamentais para monitorizar o estado de nutrição e o crescimento de crianças e adolescentes e é importante saber analisá-los para não entrar em stress desnecessariamente.

Vou dar um exemplo, a Bia teve consulta e está no percentil 45 de peso e de altura, isto quer dizer que em 100 crianças da idade dela há 44 com peso/altura inferior e 55 superior. Apenas percentis em extremos (abaixo de 3 e acima de 97) são, potencialmente, preocupantes. De resto o mais importante é que não haja variações abruptas de percentil e, caso ocorram, analisar o motivo para tal. É normal que na puberdade haja uma flutuação mais abrupta, por períodos de crescimento rápido por exemplo.


Há uma tendência geral para compararmos os nossos bebés a outros de idade semelhante. Se ganham mais peso ou menos se são mais altos ou baixos mas temos de nos lembrar que, tal como os adultos, os bebés são diferentes e desde que sejam saudáveis não interessa se têm mais ou menos kilos que o vizinho.
Algo que até gosto no sistema holandês é que não se pesam os bebés todas as semanas (isto se nas primeiras semanas estiver tudo bem e a desenvolver-se de forma normal). Num mês um bebé pode ganhar 1kg sendo que numa semana talvez ganhe "apenas" 100g. Se pesar todas as semanas pode levar a stress desnecessário por parte dos pais e inclusive a começar a questionar a amamentação, por exemplo.


2 comentários:

  1. O meu andou sempre nos percentis 90, apanhei alguns sustos mas foi por outros motivos. Agora que têm 4 já só o peso de vez em quando e quando vai à medica.

    Acho que se formos bem acompanhados os percentis só por si não são assustadores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela em princípio só volta a ser pesada na consulta dos 3 anos. que é a próxima consulta de pediatria que tem aqui na Holanda...
      Mas há quem fique bastante preocupado com os pecentis, temos, como dizes, de ser bem acompanhados...

      Eliminar