Bebé Rodrigo

Já se passaram algumas semanas desde que o bebé Rodrigo nasceu, sem nariz, olhos e parte do crânio, com graves problemas de saúde, não se sabe quanto tempo de vida o bebé tem. A primeira estimativa era de algumas horas e já lá vão 6 semanas.
A verdade é que houve negligência por parte do médico, que está suspenso e neste momento não pode exercer. Mas segundo estatísticas da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares do país abriram 1.071 processos em 2018. Dos 957 casos concluídos, 45 profissionais foram condenados. Desses últimos, 21 foram censurados, 11 advertidos, 13 suspensos, e nenhum expulso (bbc.com).
Comentei isto com alguns colegas e, uma dela até grávida, não percebeu a minha revolta. futuros pais têm o direito de saber se o feto é/está saudável, se não for podem optar por terminar a gravidez, é um direito! Também podem optar por não o fazer mas ao menos sabem/deduzem o que os espera. Agora, imaginar que está tudo bem com o bebé e depois sai com deformações graves, completamente detectáveis, que foram omitidas aos pais, revolta-me! Porque estes pais esperavam um bebé saudável e normal. Claro que às vezes não é detectável (falei com vários amigos médicos e neste caso dizem que é quase impossível que ele não tivesse visto, se tivesse feito os exames convenientemente, com as medidas e afins), e claro que podem haver problemas no parto que levem a sequelas, mas neste caso até tentaram chamar a atenção (numa eco 5D feita noutra clínica) mas o médico que os seguia disse que estava tudo bem e, obviamente, eles confiaram.
Curiosa para saber o que vai acontecer a este médico, que tem vários processos ainda abertos, que vários foram fechados sem sanção alguma, até quando vai a ordem fechar os olhos?


6 comentários:

  1. É deveras assustador e revoltante, sem dúvida!
    Votos de boa semana!

    ResponderEliminar
  2. É assustador e revoltante... Quando vamos a um médico e ouvimos uma opinião ou um diagnóstico, confiamos. Muitas vezes, cegamente. Porque ele é que estudou, ele é que sabe.

    Já houve situações em que pedi segundas opiniões. Mas qua do não percebemos nada do assunto, é normal acreditarmos no que nos dizer.

    Mas quando o sistema não funciona, quando o sistema não investiga e não pune quem deve ser punido, ficamos entregues aos bichos. Ficamos sem saber se podemos, ou não, confiar...

    Este caso em específico, pelo mediatismo todo que envolveu, talvez dê em alguma coisa. Mas e os outros todos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a questão é que o sistema deveria começar a funcionar! Não sei se isto vai mudar a postura da Ordem, mas devia!

      Eliminar
  3. Como sabes já falei sobre isto no meu blog e continuo chocada e sem reação por saber que existem médicos assim... :(

    ResponderEliminar
  4. Assustador e este menino vítima de uma violência atroz como tantos outros bebés que nasceram em situações semelhantes. Uma vergonha! Que Deus tenha o melhor para ele e um futuro de boas surpresas ❤

    ResponderEliminar