Vocês gostam?

Circula por todo o lado o mito de que se tem de colocar os bebés a dormir com barulho e luz para diferenciarem o dia da noite e para que possam dormir em todo o lado.
Sim já falei várias vezes aqui sobre sono de bebés, já li muito sobre o assunto também. Ora deixo aqui uma pergunta:

Vocês gostam de dormir com barulho e luz? 

Se dormirem com barulho e luz acordam super frescos e fofos tal como se tivessem dormido num ambiente mais calmo?
A Bia dorme até hoje com o quarto ligeiramente escurecido e com pouco barulho e dorme neste momento 1sesta de 2h e 11h/11h30 de noite, na creche onde há mais miúdos e mais barulho dorme também 1h30/2h de sesta e eu noto que ela está mais cansada do que se tivéssemos andado todo o dia no parque com uma pausa para a sesta em casa.
Frequentemente ouço que tenho imensa sorte por ela dormir tão bem, o que as pessoas se esquecem e eu digo aqui muitas vezes é que, a sorte deu imenso trabalho! Não que me arrependa do trabalho que deu mas deu, foi um investimento que eu quis. E se por um lado escureço o quarto, por outro não fica em escuridão total e sabem de uma coisa? Ela não dorme como se fosse dormir à noite, nem isso nunca aconteceu, mesmo quando estávamos a criar rotinas, ela nunca confundiu o dia com a noite, nunca!
Claro que passamos dias fora, em que as sestas são feitas no carro ou no carrinho, com mais barulho e mais luz, mesmo assim fecho a capota do carrinho, tento ir para um sítio sossegado se der. Ela acaba sempre por adormecer, mesmo com mais barulho, mais cedo ou mais tarde, mas dorme.
Prefiro ml vezes dar sono de qualidade à minha filha sempre que posso do que tê-la a adormecer em qualquer lado mas a dormir mal, para problemas de sono chegam-me os meus. E os problemas de sono muitas vezes só têm repercussões graves visíveis anos mais tarde, por maus hábitos contínuos desde pequenos. Há também muita gente que acha que a melatonina resolve tudo mas, enquanto damos melatonina artificial, o nosso corpo deixa de produzi-la naturalmente. Antes de darem suplementos talvez seja bom aconselharem-se sobre mudanças (muitas vezes relativamente pequenas) que podem fazer e resolver o problema. Sim tratar o sono e a higiene do sono não demora 1 dia mas acho que é melhor do que dar medicamentos...
Sabiam que a privação de sono e a má higiene de sono é considerado um problema de saúde pública?

(imagem retirada da internet)

6 comentários:

  1. Por aqui ele continua a ser um sleep lover chegando também a dormir 11h por noite, e já chegou a dormir na creche também, não dispensa as rotinas dele, claro que há noite em que acorda de madrugada excitado mas depois volta adormecer como hoje qua acordamos às 9h 💪❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim rotinas são muito importantes... Oh claro que há sempre noites mais complicadas.
      O importante é dar tempo para dormirem o que precisam ;)

      Eliminar
  2. O sono é essencial para as crianças, também tomei medidas logo cedo com o meu, e prescindi de muita coisa para poder por em prática essas medidas e não me arrependo em nada!!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    também sou mamã de 1ª viagem e o meu bebé tem quase 7 meses.
    Ainda não consegui que o a parte dos soninhos fosse tranquila e quero tanto!!!
    Ele dorme pouco e ainda acorda muitas vezes.

    Se pudesses, gostava muito que falasses um pouco de como ajudaste a tua princesa Bia a dormir mais e melhor.

    Muito obrigada :-)

    Tudo de bom para vocês!

    Beijinhos

    P.S.: Gosto mesmo muito de te ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      A questão do sono é muito complexa e depende de muitos factores. Uma das coisas que mais me ajudou foi ter rotinas estruturadas e equilibradas. Comecei aos 4 meses mas nunca é tarde para mudar.
      Mas um bebé de 7 meses deve dormir 12-16h a cada 24h, a Bia por exemplo dormia 11h de noite e 2 sestas de 1h30 ou uma de 2h de manhã e outra de 1h à tarde.
      É essencial dar tempo para que a criança possa dormir aquilo que precisa. É essencial ter tempo de refeições, tempo de brincadeiras e que quando há sinais de sono sejam respeitados, seja a fazer algo calmo até estar na hora de dormir ou começar o ritual de ir dormir que deve ser feito também nas sestas (diferente do da noite). Também se deve evitar estimular a criança em excesso, nomeadamente com televisão. A Beatriz só recentemente começou a ver 10minutos ao fim-de-semana e é para cortar as unhas. Até ao ano de idade se ela estava acordada a TV estava desligada!
      Eu segui um bocado a filosofia da tracy hogg com a rotina EASY, adaptada às necessidades da minha filha. Tentei seguir a rotina dela para a idade dela mas percebi que a minha filha de manhã precisava de dormir mais/mais cedo. Ajuda também nas rotinas com a alimentação. As rotinas são mesmo importantes e exigiram que eu voltasse para casa antes de ser hora da sesta para ela dormir, dorme sempre em penumbra e com relativamente pouco barulho (não me ponho a aspirar mas despejo o autoclismo).
      http://noobmommy.com/wp-content/uploads/2012/08/EASY-Schedule-Cheat-Sheet.pdf
      Os artigos da Andreia neves também podem ajudar ou até uma consulta com ela. Até aos 2 anos ela faz consulta on-line caso seja impossível ir a um dos locais fisicamente.
      Se quiser falar pode ir ao meu instagram por exemplo e mandar mensagem, eu respondo rápido.
      Se achares que preferias um post mais alongado também o posso fazer.

      Eliminar
    2. Ah, hoje em dia se passarmos um dia fora ela adormece no carrinho, com luz e barulho, se um dia for mais tarde para a cama não é o fim do mundo, se formos de viagem e houver diferença horária de 1h adapta-se num dia. Ou seja o que tem de ser rígido é o início, a introdução e estrutura da rotina. Depois é manter o mais possível sabendo que haverão excepções.
      Se o bebé andar a creche é falar com as educadoras, ela quando entrou para a creche já ia com rotinas estabelecidas e eram diferentes das dos outros bebés e eles sempre respeitaram os horários dela, dormia na hora dela, comia na hora dela. Desde os 18meses mais ou menos tem a mesma rotina dos colegas, ligeiramente diferente da de casa.
      A minha mãe e irmã gozaram um bocado comigo porque tinha o horário na porta do frigorífico e na imagem de fundo do tlm mas depois admitiram que funcionava e isso é que importa!

      Eliminar