Disruptores endócrinos



Disruptores endócrinos  são substâncias ou misturas de substâncias químicas que interferem com o bom funcionamento do nosso sistema hormonal. Estas substâncias podem afectar diferentes hormonas e levar a diferentes problemas de saúde, nomeadamente na qualidade de esperma, infertilidade, endometriose, puberdade a iniciar demasiado cedo, diabetes, obesidade, problemas metabólicos até problemas neurológicos, entre outros.
A exposição a estes compostos ao longo da nossa vida é nociva mas os efeitos são mais graves quando a exposição é ainda no útero e durante a amamentação.
Estas substâncias estão um pouco por todo o lado, na água, na comida e até no ar. Por exemplo resíduos industriais ou até pesticidas depositam-se no solo, acabam por se infiltrar nos lençóis freáticos contaminando a água e daí contaminam-se os peixes, animais e pessoas que têm contacto com essa água.

Onde mais podemos encontrar estas substâncias?

- Produtos não biológicos, ainda podem conter pesticidas
- Alguns produtos podem estar empacotados em embalagens que libertam estes químicos
- Maquilhagem, cremes, perfumes, retardantes de chamas, sabões anti-bacterianos e até em acabamentos de mobília ou sprays impermeáveis.
-Produtos à base de soja contêm fitoestrogénios, que são produtos químicos produzidos por plantas que imitam o estrogénio (neste caso a quantidade consumida é importante, e saudável um nível moderado de consumo, já fórmulas infantis à base de soja levam a elevadíssimas concentrações que podem ser prejudiciais para a saúde, ver este artigo)
-Pó de casa pode conter também disruptores endócrinos dos materiais usados como isolante tanto da estrutura da construção como das mobílias.
-Nalguns medicamentos, nomeadamente paracetamol

Como podemos minimizar a nossa exposição?

-Lavar bem frutas e legumes
-Usar filtros de água ou carvão activo para purificar a água (água engarrafada também pode conter estes químicos)
-Reduzir o consumo de comida processada/enlatada
-Evitar ao máximo caixas de plástico para aquecer comida e evitar verter líquidos quentes em recipientes de plástico (usar vidro ou metal)
-Comprar produtos orgânicos quando possível
-Privilegiar produtos que sejam BPA/Phtalate/Paraben-free
-Minimizar o uso de gás ou madeira para aquecer a casa
-Limpar a casa com regularidade
-Evitar brinquedos em segunda mão, especialmente os que são bastante antigos (irei fazer um post sobre isto em breve)
Leiam mais aqui

Há evidências que estes químicos são nefastos para a saúde mas quais os níveis de exposição que trazem consequências é difícil de dizer. A maioria deles interferem uns com os outros e com outros químicos, há bio-acumulação, etc, por isso o melhor é praticar o princípio da menor exposição possível, especialmente durante a gravidez, amamentação e nos primeiros anos de vida.

2 comentários:

  1. Excelente post :) estas informações são muito importantes nos tempos actuais e muitas pessoas esquecem-se disto. Venho de encontro ao que eu penso e faço, e já a minha mãe fazia o mesmo no nosso tempo, e a minha amiga nutricionista também me têm dado dicas importantes sobre isto. Ah e a nursery também já mandou uma nota sobre a doença da boca, mãos e pés https://www.nhs.uk/conditions/hand-foot-mouth-disease/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que as pessoas acham que é exagero... mas não é, alguns destes químicos até são cancerígenos...

      Eliminar