Não é o fim do mundo


Não é o fim do mundo se tivermos todos de cancelar as férias... É chato, é aborrecido, também eu estava na expectativa de umas férias espetaculares...
Antes disto rebentar para estes lados umas amigas perguntaram como conseguia eu marcar férias com tanta antecedência (marco férias com quase 1 ano de antecedência), então e se acontece alguma coisa? A minha resposta da altura continua a ser a mesma de agora, não consigo controlar o futuro, nem para amanhã nem daqui a um ano, logo é indiferente. Marco as férias a pensar que vai correr tudo bem, se algo acontecer logo se vê mas se não marcasse assim não arranjava férias tão em conta...
O nosso problema são as expectativas e acho que desde que fui mãe que consigo relativizar melhor as coisas. Ainda tenho uma pequena esperança sobre as férias, talvez as consiga mudar para uns meses mais tarde, ou não, logo se vê e o que for será. Cancelaram consultas (que já estava à espera), não é fixe mas é compreensível!
Agora o que é mesmo chato e triste e preocupante é que milhares de pessoas já morreram, muitas estão doentes, gravemente doentes e não se sabe o que vai acontecer. Triste e chato vai ser a crise que virá após a quarentena. Isso sim é triste e chato, as férias desde que haja saúde podem-se fazer noutra altura... Deixemos de olhar para o nosso umbigo e olhemos para o contexto geral, tentemos retirar lições para quando isto acabar voltarmo melhores, que esta fase nos torne mais conscientes do nosso impacto no mundo e que saibamos viver com menos, ser felizes com menos coisas e vivermos mais!


Deixo-vos com uma das melhores músicas que ouvi sobre a quarentena que se intitula "Stay the fuck at home", prestem atenção à letre que é qualquer coisa de fantástica!


Hustlers

Vimos o filme Hustlers, que tem como actriz principal a Jennifer Lopez. O filme é sobre como um grupo de strippers desviou dezenas de milhares de dólares dos seus clientes, qual era o esquema delas, porque o fizeram, as divergências e a amizade que as unia. Este filme é baseado numa história verídica e elas cumpriram muito pouco tempo de pena, até porque muitos homens com vergonha não denunciaram, afinal perderam dinheiro fornecendo as informações para tal a strippers...

Não acho que seja um filme espetacular mas achei bastante interessante principalmente tratando-se de uma história baseada em factos.
Já viram? Ouviram falar?



A nossas novas rotinas

Gostaria de, em primeiro lugar, informar que se não tivesse uma filha de 2 anos ficaria de bom grado em casa saindo apenas para fazer compras, conseguiria treinar todos os dias, talvez duas vezes por dia, trabalhar calmamente (porque até tenho coisas para fazer), planear refeições, ler 300 livros, fazer 100 cursos on-line e até aprender holandês. Mas a realidade é que tenho uma filha de 2 anos que todos os dias pede para ir ao parque, às compras, à praia, andar de bicicleta, jogar à bola... Já consegui limpar 2 portas, uma casa-de-banho incluindo os azulejos todos mas não está nem perto do que queria fazer mas não me chateia terrivelmente, desde que fui mãe consigo aceitar que faço o que consigo e o que não consigo farei depois, sem stress, sem me consumir, sem grande culpa.

Os nossos dias têm sido assim, levantamo-nos às 6 da manhã como de costume, o Ricardo vai cuidar dela e eu fico a preparar o pequeno-almoço, comemos juntos, o Ricardo sai e nós ficamos. Pelas 8h/8h30 vamos as duas ao parque, de manhã cedo há pouquíssima gente na rua e ninguém no parque, está sol mas temperaturas negativas, agasalhamo-nos bem e vamos. Às 9h come fruta e uma bolacha de arroz (antes desinfectamos bem as mãos), continua a brincar mais um bocado até eu ter frio ou ela querer ir embora, se tiver de treinar às 10h venho para casa a tempo de o fazer e ela até vai fazendo também alguma coisa. Chegamos a casa lavamos bem as mãos a cantar o parabéns e damos comida e vitaminas à Tuga, brincamos ou ela vê um bocado de Panda ou da Minnie (depende do dia e da disposição), almoçamos pelas 11h30/12h, ela vai para a cama e agora demora 1h a adormecer quase (está muita luz, não há estores e os blackouts não são perfeitos), acorda, lancha ou não, o Ricardo já costuma estar em casa e eu tento trabalhar um bocado enquanto eles brincam (nalguns dias saio para ir ao laboratório quando é preciso), prepara-se o jantar e jantamos entre as 17h30 e as 18h, entre as 18h30 e as 19h começa o ritual de ir dormir (dentes, banho, história, cama).


Aproveitámos esta altura para tentar mudar um bocadinho os horários, almoçar às 12h, ir para a cama às 12h30, jantar às 18h e cama às 19h30 com esperança que isto a leve a acordar depois das 6h em vez das 5h45 a que anda a acordar agora...

Em relação a como me sinto, acho que me sinto tranquila, preocupada, às vezes irritam-me algumas atitudes de gente parva e inconsciente, mas não tenho ficado alarmada com as notícias, acho que conhecimento é sempre bom desde que não nos deixemos consumir pelo medo.


Temos ido à praia fluvial, sem ninguém, com frio mas sempre apanhamos ar...


Decidimos usar estas conchas que usámos no verão como piscina para fazer de caixa de areia, ainda deu quase 1h a fazer gelados de areia...

Não preciso que me devolvam o dinheiro


Muito tenho lido sobre pessoas que querem o dinheiro da creche de volta porque os miúdos não vão ou o dinheiro da inscrição no ginásio porque não vão. Eu, na realidade não quero nada. Eu continuo, até ver, a receber o meu ordenado logo não me faz diferença no orçamento mensal, claro que quem não tem esta segurança deveria ser ajudado, quem trabalha por conta própria, a recibos/prestação de serviços precisa mais do que eu!
Eu quero que a minha filha tenha as mesmas pessoas à sua volta quando voltar à creche, que essas pessoas sejam valorizadas e continuem a ser pagas para que se sintam bem onde estão e continuem a providenciar serviços de qualidade a todas as famílias.

Também recebi um e-mail do pole dance, a dizer que iam tentar devolver o valor e entretanto se quisesse iriam disponibilizar aulas on-line. Eu respondi que não queria dinheiro algum, tenho aderido às aulas on-line, com o desafio de às vezes ter a Bia a desajudar mas a verdade é que eu sei que eles trabalham por prestação de serviços, se não trabalham não recebem e neste momento as actuações e workshops que tinham foram cancelados. Prefiro continuar a pagar para pessoas com quem me preocupo continuem a ter algum dinheiro ao fim do mês.
Acho que em alturas como estas temos de pensar nos outros e no que representa para os outros ter de ficar em casa. Se não afecta o nosso orçamento familiar não é muito mais justo ajudar quem precisa tendo em conta que não nos prejudica?


Modern Family

Adoro esta série, é simplesmente hilariante! É a família mais disfuncional e cómica que existe.
O avô que casou com uma mulher muito mais nova e toda jeitosa, columbiana que já era mãe de Manny, um rapaz "sensível", os filhos Claire e Mitchell. Claire é completamente obcecada com organização e control freak, casada com Phil que é um caos, cómico e super relaxado. Não podiam ter três filhos mais diferentes. Mitchel é um advogado, casado com Cam são a dupla gay mas fantástica de sempre e a filha adoptiva Lilly é super sarcástica e adoro.
Neste séries brinca-se com o todos os esterótipos possíveis mas com leveza e bom gosto. É mesmo uma série para ver para relaxar e rir!


Dia do pai

Recentemente o Ricardo esteve fora uns dias e eu pensei que ia conseguir fazer imensa coisa depois de meter a miúda na cama, mas chegando ao final dos dias morta e não me apetecendo fazer nada levou-me a decidir não fazer nada mesmo! Mesmo assim dei cabo das costas e ainda não me recuperei (já lá vai mais de uma semana).
Uma vez disseram-me que não era assim tão mau ser mãe solteira, que é menos um a sujar, a comer, etc... Até pode ser assim se o vosso parceiro for um inútil egoísta o que não é o caso do Ricardo. Por isso eu acho que o melhor mesmo é ter uma pessoa ao nosso lado que é, ou deveria ser, normal, que faz de tudo, que partilha tarefas em vez de fazer o favor de ajudar, que é um pai com tudo o que isso inclui (faltar ao trabalho por doença da filha, trocar fraldas, lavar roupa, fazer comida, brincar, ir consolar durante a noite).
Eu não podia estar mais grata pelo marido que tenho, pelo pai que a Beatriz tem porque eu sei que ele faz o melhor que consegue e que a vida sem ele seria, sem dúvida, muito mais difícil e aborrecida!


A situação na Holanda

Na quinta-feira passada ainda se afirmava convicentemente que as escolas não iam fechar, ontem decidiram que iam fechar. Foram precisos mais de mil casos confirmados para se tomarem as mesmas medidas que em Portugal se tomaram com pouco mais de cem.
Mas pronto as escolas e creches fecham, a Universidade também, outros institutos não e conheço quem pudesse trabalhar de casa mas que não lhe foi indicado o mesmo.
Os testes apenas são feitos em casos graves, não há kits nem capacidade de resposta para testar toda a gente que tem sintomas, nem aqui nem em Portugal. As medidas são para se ficar em casa o mais possível, caso ainda estejam a trabalhar mas surjam sintomas é para ficar em casa. Claro que se podem passear os cães e eu e a Bia saímos todos os dias, hoje fomos dar uma volta de bicicleta. As ruas estão calmas, não me cruzo com quase ninguém e até está bom tempo, se me dirigisse a algum sítio em que estivessem pessoas ia-me embora mas até agora tem estado calmo.
Tenho uns amigos que estão doentes mas não foram testados, eu até não percebo porque ela está mesmo com dificuldades respiratórias graves e hoje, sem fazer exames alguns fora auscultação pulmonar, foi-lhe prescrito antibiótico. Espero que melhore amanhã porque se assim for provavelmente era bacteriano mesmo.
A sociedade portuguesa de pneumologia tem um vídeo em que explica algumas coisas sobre esta doença viral, vejam aqui.
Outra coisa que gostava é que não acreditassem em tudo o que lêem, recebi hoje uma foto de uma notícia em que uma rapariga que vive na Holanda diz que está tudo na mesma, as pessoas não querem saber mesmo com mais de duas dezenas de mortos... Mas na realidade os transportes andam muito mais vazios que o normal, os supermercados ainda vão tendo pessoas é verdade mas nas farmácias também se entra com restrições, etc. Se eu acho que demoraram muito a tomar uma decisão mais firme, sim acho que sim, mas as pessoas estão preocupadas senão não haviam prateleiras quase despidas nos supermercados.
Por favor não acreditem em tudo, há alguns sites bons para acompanharem a situação como o site da dgs, o Observador tem feito um bom trabalho, têm aqui uns mapas e tabelas a nível mundial, a revista visão ou até a agência Lusa...
Outra questão que circula é se se podem tomar anti-inflamatórios ou não. No caso da varicela (viral) é altamente desaconselhado. Neste caso há alguma indicação que poderá não ser o melhor medicamento para combater a febre, visto que nada mata o vírus sem ser o nosso sistema imunitário, em caso de dúvida eu tomarei paracetamol...
Mantenham a calma, não fiquem chateados por vos cancelarem consultas ou pequenas cirurgias, porque se forem canceladas é porque não é urgente e neste momento essa é a menor preocupação a nível de saúde pública! Sejam razoáveis e fiquem contentes de não vos meterem em risco desnecessariamente!
Fiquem por casa e em sítios sem gente, não vão para a praia, bares, etc... Não sejam cromos!



Correu tudo bem

A Bia foi operada ontem... Demos entrada no hospital às 9h, ela ir em jejum foi mais fácil do que pensei (viu a Minnie mouse e ficou sossegada). Entrei com ela pelas 9h20, saí quando adormeceu, uns 7 minutos depois já nos estavam a chamar para irmos ter com ela e ela estar connosco ao acordar. A anestesista era portuguesa e digo que foi muito reconfortante, ela até foi depois ter connosco para dizer que correu tudo bem e que ela podia ter alguma tosse da anestesia.

Peguei na Bia ao colo, ela ainda meio a dormir, lá acordou a chorar baixinho e pediu a xuxa, que fomos autorizados a dar. Explicaram o que seria normal na reacção dela, que ela tinha algum sangue mas que era normal e que lhe devíamos dar água. Ao final de uns 30 minutos depois de acordar já estávamos à janela a ver se havia passarinhos. Apareceu uma enfermeira com uma cesta de prendas com livros, puzzles, carimbos e ela escolheu bolas de sabão e pouco depois veio um gelado/sorvete de pêra, o primeiro gelado da vida da Beatriz, exactamente aos 27 meses. Demos o gelado agarrando no pau mas ela quis comer à colher ahahah.
Depois veio o diploma da operação, porque ela se portou muito bem! De seguida vieram uns animadores palhaços a cantar e dançar. Entretanto veio uma enfermeira explicar o que seria normal nos dias seguintes, quando é que temos mesmo de telefonar e para onde, quantos dias temos de ficar em casa, que costumam fazer um telefonema no dia seguinte para saberem como está tudo mas que se não ligassem não nos preocupássemos, depende do fluxo de pessoas se têm tempo para tal mas que nós podemos e devemos ligar sempre que haja dúvidas e que estão disponíveis 24h.

A médica veio dar alta e fomos marcar a consulta de follow-up para a próxima semana.
Comeu duas panquecas no hospital, 1h depois comeu arroz com vegetais e ovo, dormiu a sesta, bebeu água, brincou e esteve perfeitamente normal. A noite foi atribulada mas hoje tem estado sem dores e relativamente normal, um bocadinho desconfotável por vezes mas bem.
Obrigada a todos os que perguntaram e mandaram mensagens a desejar boa sorte, desculpem se me esqueci de responder mas é muita gente e muita coisa e às vezes esqueço-me.


                

Dia da mulher



O dia da mulher não é um dia para se dar flores, fazer almoços ou jantares ou mandar mensagens pirosas e clichés a todas as mulheres que conhecemos. O Dia da Mulher é muito mais que isso, é um dia que devia ser de reflexão sobre o porquê deste dia existir sequer!
Não há igualdade de género! Em coisa nenhuma, nem em salários, nem em direitos, nem em justiça!Um estudo da ONU concluiu que 90% da população tem preconceitos contra as mulheres em pelo menos um aspecto, metade acha que os homens são melhores líderes políticos e que em caso de escassez de trabalho os homens deviam ter mais direito a postos de trabalho. Cerca de 28% acha aceitável que um homem bata na sua parceira. o estudo mostra que o número de pessoas com algum tipo de visão negativa sobre as mulheres aumentou nos últimos anos. O estudo inclui mulheres e homens e o precocneito de mulheres contra mulheres aumentou mais do que o dos homens. Podem ler mais aqui, aqui e aqui. Também podem ler o artigo da visão sobre Paridade, ou a falta da mesma, aqui, artigo escrito pela fantástica jornalista Margarida Vaqueiro Lopes e podem ver o quão mal Portugal está.
Eu quero mesmo que a minha filha não tenha de sofrer todos os preconceitos que ainda existem! Isso passa por educarmos os nossos filhos, rapazes e raparigas, de uma forma correcta! Temos de passar às gerações mais novas que todos temos direitos iguais, que todos temos de ser julgados da mesma forma independentemente do género, etnia, religião ou orientação sexual.







Mitos sobre COVID-19

Fica aqui um link para quem quiser ler sobre os mitos que circulam sobre o vírus:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters

Espero que encontrem uma vacina rapidamente...

Coronavírus



Anda aí informação a circular sobre o Covid-19 em que um dos pontos diz que o vírus é inactivado quando sujeito a temperaturas de 26-27 graus logo para se beber bebidas quentes. Ora vamos lá pensar um bocadinho. O vírus infecta humanos, a temperatura média normal de uma pessoa é de 37 graus (mais grau menos grau) logo, se fosse verdade, o vírus seria inactivado no corpo humano, o que infelizmente não acontece.
Agora beber chá e bebidas quentes é bom, no geral, ajuda a manter a hidratação, gengibre e limão têm propriedades anti-septicas e anti-inflamatórias e mal não faz.
Por isso lavem as mãos frequentemente, e item tocar com as mãos na boca, cara e olhos, tussam para o braço/dobra interna do cotovelo e não para a mão e não entrem em pânico...

O Rei leão

É um clássico da Disney, foi o primeiro filme da Disney a ser dobrado em português de Portugal, foi dos primeiros (se não o primeiro) filmes que vi no cinema.
Temos tentado ver com a Bia, ela perde um bocado o foco mas gosta muito do leão, gostou muito quando o Simba se reencontra com a Nala e andam à luta... E eu claro que ainda sei as músicas de cor e adoro o Timon e o Pumba e ri que me fartei de umas piadas super secas que eles fazem.
Sou uma eterna miúda que adora filmes de animação!
E vocês? Gostam do Rei Leão? Que memórias vos traz?


Operação marcada

Na terça-feira ligaram-me para me informar que na quarta-feira (ontem) a Beatriz ia ter um monte de consultas+registros no hospital onde vai ser operada para a semana que vem.

Ontem lá fomos nós, começou às 11h20 e saímos de lá pelas 14h30. Começou com o registo dela no hospital, passou para consulta de otorrinolaringologia com uma médica de quem gostei bastante. Ela aconselhou a tirar também as adenóides, ela explicou super bem o motivo, deixou claro que era uma decisão nossa mas ela passou mesmo muita confiança o que fez com que decidíssemos que era o melhor a fazer. Gostei mesmo muito desta médica e espero que possamos continuar a ser pacientes dela porque a Bia vai ter de ser vista rotineiramente após a operação e prefiro que seja com alguém com que me identifique e em que confie!
Depois fomos almoçar e tivemos a consulta de anestesiologia (deste anestesista já não fiquei tão fã mas confio que seja competente) e depois fomos para a clínica de dia (onde são feitas as pequenas cirurgias) e lá, juntamente com mais 3 crianças, foi explicado tudo o que ia acontecer, com fotografias de como ia ser o dia e cada um dos miúdos teve direito a uma máscara e pôde colocar um boneco a dormir com a máscara, a Bia meteu logo a dela na cara e começou a respirar fundo ahahah. Por fim fomos ver uma sala de operação e a Bia sentou-se na maca, não se quis deitar e já estava fartinha de lá estar e birrenta o que é compreensível visto já passar da hora da sesta.
Fiquei franca e positivamente impressionada, a reganhar cofiança neste sistema de saúde e para a semana vou mais descansada porque gostei da maioria das pessoas com quem contactei e isso é bom.

fotografia retirada da internet

Está boa


A Bia já está boa, Domingo estivemos a beber chá comer bolo e depois ainda veio a pizza ahahah
Ontem voltou à escola e veio muito bem disposta e esteve absolutamente normal.

Também provou pela primeira vez bacalhau, foi bacalhau com broa e espinafres e até gostou, não é um prato favorito mas acho que chega lá.


Economia circular

Já devem ter ouvido falar em economia circular, basicamente é dar uma segunda vida a artigos que já não usamos, nomeadamente brinquedos e coisas de criança. As coisas de criança, muitas vezes, servem apenas uns meses e depois já estão desajustadas à idade e eles já não lhes ligam.
Eu tenho imensas coisas emprestadas, dadas, etc... É daquelas coisas que fazemos porque fora a parte económica há também a parte ecológica da coisa.
Depois leio este artigo e fico preocupada... No artigo mencionam que foram testados vários brinquedos de plástico em segunda mão e encontraram 9 químicos tóxicos que se podem tornar cronicamente tóxicos mesmo quando expostos em baixas concentrações. O problema põe-se com brinquedos mais antigos, quando não havia testes em brinquedos ou quando os níveis permitidos eram muito superiores aos actuais.

Sim sim, eu também brinquei com legos e não morri mas a mensagem que se quer passar é que se deve ter atenção quão velhos são os brinquedos, se são para crianças pequenas que metem tudo à boca (maior contaminação) e serve apenas de ressalva para que possamos ter noção e tomar decisões conscientes.