A situação na Holanda

Na quinta-feira passada ainda se afirmava convicentemente que as escolas não iam fechar, ontem decidiram que iam fechar. Foram precisos mais de mil casos confirmados para se tomarem as mesmas medidas que em Portugal se tomaram com pouco mais de cem.
Mas pronto as escolas e creches fecham, a Universidade também, outros institutos não e conheço quem pudesse trabalhar de casa mas que não lhe foi indicado o mesmo.
Os testes apenas são feitos em casos graves, não há kits nem capacidade de resposta para testar toda a gente que tem sintomas, nem aqui nem em Portugal. As medidas são para se ficar em casa o mais possível, caso ainda estejam a trabalhar mas surjam sintomas é para ficar em casa. Claro que se podem passear os cães e eu e a Bia saímos todos os dias, hoje fomos dar uma volta de bicicleta. As ruas estão calmas, não me cruzo com quase ninguém e até está bom tempo, se me dirigisse a algum sítio em que estivessem pessoas ia-me embora mas até agora tem estado calmo.
Tenho uns amigos que estão doentes mas não foram testados, eu até não percebo porque ela está mesmo com dificuldades respiratórias graves e hoje, sem fazer exames alguns fora auscultação pulmonar, foi-lhe prescrito antibiótico. Espero que melhore amanhã porque se assim for provavelmente era bacteriano mesmo.
A sociedade portuguesa de pneumologia tem um vídeo em que explica algumas coisas sobre esta doença viral, vejam aqui.
Outra coisa que gostava é que não acreditassem em tudo o que lêem, recebi hoje uma foto de uma notícia em que uma rapariga que vive na Holanda diz que está tudo na mesma, as pessoas não querem saber mesmo com mais de duas dezenas de mortos... Mas na realidade os transportes andam muito mais vazios que o normal, os supermercados ainda vão tendo pessoas é verdade mas nas farmácias também se entra com restrições, etc. Se eu acho que demoraram muito a tomar uma decisão mais firme, sim acho que sim, mas as pessoas estão preocupadas senão não haviam prateleiras quase despidas nos supermercados.
Por favor não acreditem em tudo, há alguns sites bons para acompanharem a situação como o site da dgs, o Observador tem feito um bom trabalho, têm aqui uns mapas e tabelas a nível mundial, a revista visão ou até a agência Lusa...
Outra questão que circula é se se podem tomar anti-inflamatórios ou não. No caso da varicela (viral) é altamente desaconselhado. Neste caso há alguma indicação que poderá não ser o melhor medicamento para combater a febre, visto que nada mata o vírus sem ser o nosso sistema imunitário, em caso de dúvida eu tomarei paracetamol...
Mantenham a calma, não fiquem chateados por vos cancelarem consultas ou pequenas cirurgias, porque se forem canceladas é porque não é urgente e neste momento essa é a menor preocupação a nível de saúde pública! Sejam razoáveis e fiquem contentes de não vos meterem em risco desnecessariamente!
Fiquem por casa e em sítios sem gente, não vão para a praia, bares, etc... Não sejam cromos!



3 comentários:

  1. Andamos todos a correr contra o tempo, quando já podíamos ter aprendido com o (mau) exemplo de Itália... Mesmo cá, tenho a sensação de que estamos a fazer pouco e de que as pessoas ainda não têm bem noção da gravidade da situação.

    Tenho medo, muito medo, do que aí vem...

    ResponderEliminar
  2. Aqui foi igual... e as pessoas continuam na rua como se nada fosse :/ será um ano perdido para os miúdos nas escolas? :/ Gostava que as pessoas tivessem mais juízo...

    ResponderEliminar