After life

A mulher de Tony morre e este não consegue lidar bem com a situação. Tinha tudo para ser apenas mais uma série de drama não fosse o actor principal, criador, produtor e realizador é Ricky Gervais.
A série tem momentos depressivos, alguns muito depressivos, com momentos de humor, de carinho, de aprendizagem. Acho que foi uma série muito bem conseguida e cativou-me nos primeiros episódios. Tem imensos personagens caricatos por isso não se vão entediar....
Já a Matilde tinha falado nesta série, estava na minha lista e não desiludiu!
Fala de morte, de quem fica, de como nem sempre se consegue lidar com as emoções e de que por vezes quem está ao nosso lado, mesmo que seja um desconhecido, se pode tornar alguém importante! Adoro que ele tenha ficado amigo da senhora que conheceu no cemitério e da prostituta (que eu acho que tem uma crush por ele) por exemplo.
Vão lá ver e depois digam de vossa justiça!


As mulheres em Portugal

Saiu no Público o artigo "As mulheres em Portugal. Quem são e o que pensam?" e acho que todos devíamos olhar bem para os dados publicados. É assustador ver que 33% das mulheres são infelizes e 20% são quase felizes. 56% está infeliz com o seu corpo e 50% com o tempo que tem para si, talvez porque a maioria do trabalho doméstico ainda recai sobre as mesmas, mesmo quando têm trabalho remunerado (mais de 70% do trabalho doméstico recai sobre as mulheres).
Quando se verifica que para mulheres que trabalham e têm filhos a carga de trabalho não remunerada recai maioritariamente sobre as mulheres, tenham ou não parceiro, mas contribuem de igual forma nas despesas familiares.


Posto isto, cabe-nos a todos mudar esta situação, não é plausível que igualdade de género só venha a ser uma realidade daqui a 5 ou 6 gerações... Porque é que temos esta informação e pouco se faz? Porque é que se continua a dizer "ai tens imensa sorte que ele te ajuda em casa" ou quando os putos estão doentes e o pai fica a cuidar deles "Então mas não tem mãe?".
Temos o dever de ensinar os nossos filhos melhor, temos o dever de lhes ensinar através do exemplo, que é a melhor forma de aprender. Temos o dever de tentar mudar a nossa mentalidade! Se as mulheres não ajudam os homens nas tarefas domésticas porque havemos de achar que eles ajudam as mulheres? Porque é que ouço isto vindo de imensas mulheres? Não estão eles a fazer apenas o que lhes compete?

E pensam vocês que isso é muito bonito de se dizer mas nem sempre funciona, porque parece que eles não vêem os cestos atolados de roupa, nem se aperceberam que tiraram o último pacote de leite do armário ou que as fraldas estão a acabar. Mas há formas de contornar isso. Eu e o Ricardo temos tarefas repartidas, dividimos pelas coisas que preferimos fazer, eu odeio limpar o pó e ele não tem grandes desejos de limpar a cozinha, eu quero limpar as casas-de-banho então limpa ele o chão da casa toda, eu cozinho e ele trata da roupa, vamos os dois às compras mas ele até vai mais vezes que eu e a loiça vamos tratando. A Bia vai também ajudando a colocar roupa na máquina e a tirar loiça da máquina, a limpar vidros e até a varrer (pelo menos tenta). Isto não quer dizer que ele não cozinhe ou que eu não meta roupa a lavar mas a responsabilidade principal, a carga mental de se preocupar com isso, é de quem tem essa tarefa. Quando a miúda está doente quem fica com ela ou a vai buscar à creche varia, depende se eu tenho reuniões importantes ou se tem ele e tentamos repartir o máximo possível. E isto que nós fazemos é o normal! Pode não ser a regra mas é o normal! Trabalhamos ambos em full-time e cuidamos ambos da nossa casa e família...



Como transportar bebés e crianças

Todos nós sabemos que antigamente ninguém andava em cadeirinhas e muitos (a maioria) de nós se safaram. Sim é um facto, mas há cada vez mais carros, os acidentes aumentam e se há maneiras de diminuir a probabilidade de perder um filho porque não?
Há alguns pontos que gostava de esclarecer que são 1) estão sempre a tempo de mudar e 2) não é preciso gastar uma fortuna para se transportar uma criança em segurança.
Vários estudos têm sido feitos e a melhor maneira de transportar uma criança em segurança é no sentido contra a marcha, ou seja, de costas. Porquê? Primeiro a maioria dos acidentes ocorre com embate frontal sendo muito menos provável um embate traseiro e por norma embates traseiros acontecem a menor velocidade. Estatisticamente é mais seguro colocar crianças contra a marcha (rear-facing/ RF) do que a favor mesmo que o embate seja traseiro.
Muita gente acaba a virar as crianças a favor da marcha porque acha que os enjoos se devem à criança ir em contramarcha, mas não há dados que suportem essa afirmação.
Outra das razões utilizadas para virar as crianças mais cedo é que de costas não vêem nada ou que de frente pelo menos conseguem ver os pais. Há espelhos no mercado que permitem contacto visual entre os bancos da frente e as crianças em contramarcha e o mais importante não é ver a paisagem mas sim uma viagem segura, diria eu.
Até quando fazer RF? Pelo menos 1 ano, aconselhável o maior tempo possível. Hoje em dia já há muitas cadeiras que fazem RF até aos 18kg/4 anos e não precisam de custar uma fortuna mas comprem marcas boas! Nós comprámos para ficar em Portugal uma Joie tilt porque faz RF até aos 18kg, era relativamente pequena e leve, em conta (90€) e de uma marca de confiança que tem bons resultados nos testes de colisão. Em casa temos uma Britax Römer Dualfix i-size porque é também uma excelente marca, também faz RF até 18kg/4 anos, tem base isofix integrada e vira 360graus que é um descanso para colocar o cinto, esta é já mais cara e pesadona.
Hoje em dia a desculpa de não sabia não é válida, basta googlar e há imensos artigos sobre segurança rodoviária, na Revista Visão, no site da ACP, etc...





So you think you can dance

É das poucas séries que dão no Verão, aliás começa no Verão.
Adoro dança e adoro esta série, apesar de nem sempre concordar com quem fica na final, mas é a vida, adoro as coreografias, especialmente da Sonya Tayeh (que já não coreografa frequentemente há algum tempo para o programa, com muita pena minha), do Travis Wall e dos Nappytabs.
A qualidade dos bailarinos é enorme! Dos coreógrafos também! É uma receita perfeita para um bom serão, com diversão e emoção à mistura.
Alguma vez viram?





Porquê todo o alarmismo com a Amazónia

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade registada numa só área. Qual o problema? Está a arder há mais de 2 semanas e, apesar de ser época seca, especialistas apontam mão humana e desmatamento como principais causas do problema. Os dez estados onde houve maior número de incêndios são os estados com maior percentagem de desmatamento.
Ah e tal mas Portugal também ardeu imenso. Sim é verdade mas a floresta Amazónia é muito mais extensa, mais densa e muito mais importante para o planeta. É da responsabilidade de todos manter e preservar esta floresta! Fora que é uma área mais extensa para arder e, por consequência, muito maior produção de dióxido de carbono que pode ser produzida, levando a uma catástrofe ambiental enorme.
De quem é a culpa é relativamente irrelevante, todos os governos têm cometido erros e este não é uma excepção. O importante é como parar e criar políticas eficazes de protecção da fauna e flora e combate à mão criminosa que é responsável por estes fogos de larga escala e extensão.
Claro que não nos podemos esquecer que as nossas acções diárias influenciam o planeta, por isso nada de descurar o que se faz e melhorar o que é possível ;)



Sushi nada tem a ver com toxoplasmose!

Quer dizer, pode ter, mas não directamente. Muita gente acha que não pode comer sushi se não for imune à toxoplasmose por causa do peixe cru. Mas a realidade é que o peixe cru não é um vector de transmissão de toxoplasmose. Claro que sendo comida crua deve ser comido com precaução, em sítios de confiança, ainda mais quando se está grávida, uma gastrite pode levar a um aborto espontâneo por exemplo (depende da gravidade claro, entre outros factores).
O que pode existir num restaurante de sushi que pode transmitir toxoplasmose? Carne crua, saladas, vegetais mal lavados. Frequentemente se vê uma folha de alface no meio das peças de sushi (para ser bonito acho eu) e essa folha se for mal lavada poderá conter o parasita. O mesmo acontece com a carne, é frequente comer-se carne nestes restaurantes por isso se as tábuas não estiverem bem designadas e não forem bem lavadas, assim como as facas, pode haver contaminação cruzada.
Tal como quando vamos a um restaurante temos cuidado com as saladas, num restaurante de sushi deve acontecer o mesmo. Hoje em dia, alguns sítios em Portugal já fazem menu de grávida, em que o peixe é congelado por 48 antes da preparação para matar possíveis bactérias e outros parasitas, nesses casos têm de reservar com antecedência para dar tempo para congelar o peixe.
Na Holanda não se faz despiste à toxoplasmose por isso não sei se sou imune ou não, então nunca comi saladas fora de casa, carne crua nem gosto e cheguei a fazer sushi em casa congelando previamente o peixe.

Imagem retirada da internet

Descobri o segredo!

Já todos tentámos fazer um bolo de caneca, confessem lá... Mas por mais receitas que se façam parece que sai sempre meio esponjoso, mete mais leite, menos farinha, mais fermento e deixa sempre algo a desejar. Até que descobri o truque, não colocar ovo! Num bolo normal colocamos em média 4 ovos mas a percentagem de ovo no total do bolo é relativamente baixa.
Descobri a receita da Gi Souza e foi um sucesso, até o Ricardo que já tinha comido bolo de caneca, com ovo, não estava entusiasmado até provar. O bolo fica muito fofinho e se deixarem pouco tempo fica com massa mal cozida à volta.

A minha receita é ligeiramente diferente da dela, juntem numa chávena 3 colheres de sopa de fariha de espelta integral, 1 colher de sopa de açúcar mascavado, 1 colher de sopa de cacau puro e meia colher de sopa de fermento em pó. Quando os sólidos estiverem homogéneos juntar uma colher mal cheia de óleo de côco e 4-5 colheres de leite (usei leite de amêndoas e num coloquei 4 e noutro 5, depende de quão cheias as colheres de farinha estão, a mistura tem de cair da colher com alguma facilidade como a massa de um bolo). Levar ao microondas por 40-50 segundos- o meu microondas tem 800watt.

Fica bastante bom, convém comer quente, se fizerem e se esquecerem e estiver frio e meio duro é só colocar uns segundos de volta no microondas.


Agora já sabem, se forem fazer um bolo de caneca, não coloquem ovos que fica mil vezes melhor.
Mas se tiverem pressa podem fazer uma receita de bolo de chocolate normal e colocar no microondas um pirex, se deixarem pouco tempo 4-7 minutos (depende do microondas) sai um bolo com cobertura divinal! Era o bolo que fazia sempre que tinha um jantar em casa e aprendi com a minha amiga Pipa.

Big bang theory

Recentemente acabou uma das minhas séries favoritas. Não é uma série só para nerds, o Ricardo também gostava muito. Acho que a série está genial, super divertida, com imensos factos científicos.
Fiquei triste por ter acabado e porque até se desenrolou rápido no final, aconteceu muita coisa muito de repente.
O Sheldon era o meu personagem favorito, seguido da Bernadette e da Penny. Adorava as interacções da Penny com o Sheldon e gostei da evolução que ele teve e o que conseguiu aprender com os seus amigos a nível de relações/interacções pessoais.

E vocês viam ou vêem Big Bang theory?


Dormir como um bebé

Não sei quem é que inventou a expressão "dormir como um bebé" porque no início o sono dos bebés é pesado mas por norma não dura muito, depois começa a durar mais mas a ser menos pesado e já não dá para andar espirrar num raio de 100 m sem que a criatura acorde, nem sequer pensar em sentar e descansar um bocado (juro que às vezes parecia que a miúda pressentia que me ia finalmente sentar)...
A expressão devia ser banida por ser uma mentira atroz! É normal um recém-nascido acordar frequentemente para comer, para sentir o cheiro e calor da mãe, é normal um bebé de meses, um ano, etc, acordar durante a noite e acreditem que eles sentem quando vamos finalmente descansar!
Que tal mudarem para "dormir como um pai"?! Na maioria das vezes as mães acorda muito mais facilmente (por diversos motivos, incluindo biológicos) do que os pais. Cheguei a dizer ao Ricardo para ele ir ver da miúda que eu já me tinha levantado diversas vezes, ele disse prontamente claro que sim, levantou-se e ficou a dormir em pé ou sentado. Perguntou várias vezes como tinha corrido a noite porque não fazia ideia sequer se ela tinha acordado quanto mais o número de vezes e as horas...
Os bebés, no geral, não dormem que nem uma pedra horas e horas a fio.


Para quem está a pensar engravidar

Já sabem que sou maluca não é verdade?!
E um bocadinho nerd certo?!
Pois o que faz uma maluca nerd quando pensa em engravidar?(não, não estou a tentar engravidar, mas é algo que já pensei antes da Bia)
A resposta é relativamente simples- Onde é que estou a salvo? Para onde ir de férias Quais os destinos onde apanhar Zika ou malária ou febre amarela seja uma impossibilidade?
Pois é, isto é algo importante a considerar mesmo antes de engravidar. Primeiro há vacinas que se têm de tomar e algumas têm de ser tomadas antes de uma gravidez, preferencialmente. Se se for para uma zona com Zika por exemplo, é aconselhável que se espere em média 3 meses antes de se tentar uma gravidez. Há medicação para a malária compatível com a gravidez mas os níveis de resistência têm subido por isso é um risco acrescido.
Se juntarmos todos estes factores o melhor é que se se planeia engravidar num futuro próximo, eu sei que estas coisas não se prevêem mas por norma fazem-se planos para quando começar a tentar, o melhor é evitar algumas áreas e ficarem pelo Canadá, Austrália, Europa...


Dumbo

Vou começar uma nova rúbrica de séries e filmes, já aqui falei nalgumas séries mas decidi expandir e falar do que tenho visto nos últimos tempos, vai sair todas as sextas. Espero que gostem:

Conseguimos!!! Conseguimos finalmente ver um filme! Não que seja difícil que a miúda até dorme bem mas às vezes quando pensamos nisso já é meio para o tarde e como se acorda cedíssimo nesta casa não dá para começar a ver um filme às 21h30 por exemplo.
Já estava programado ver o Dumbo e conseguimos ver na quarta que passou. Eu sou uma chorona e claro que chorei, acho que tendo uma filha ainda me emociono mais. Acho que o filme está bem feito, os efeitos especiais estão bastante razoáveis, o Dumbo está bem conseguido. Fora um personagem ou outro que tem uma fala mas que se vê que a qualidade de actor é tão grande quanto a minha acho que o filme está bem conseguido.
Não acho que vá ganhar muito com a ida ao cinema, eu sou muito suspeita, acho que a maioria dos filmes se vê bem em casa excepto alguns tipo Star wars, Harry Potter ou outros que tenham muitos e muito bons efeitos especiais! Já o 3D detesto e só tolero IMAX, mas as salas de cinema aqui são bem pequenas o que faz com que frequentemente estejamos demasiado perto do ecrã, a maioria dos filmes tem pouqíssimas sessões em 2D logo ou há IMAX ou vejo em casa.
E vocês já viram o Dumbo?


Espelho meu espelho meu, há alguém mais maluca do que eu?

Estamos em Agosto e desde Julho que decidi qual seria o tema da festa de anos da Bia (11/12) e até encontrei um bolo que acho que me vou atrever a fazer porque estará cá a minha sogra, logo será mais fácil dividir o trabalho pelas duas.
Também já tenho uma lista de prendas que incluem uns lápis da Stabilo 3 em 1 e livros. Roupa e sapatos não que ainda tenho para os próximos tempos/anos.


Digam-me que não sou a única a preparar/pensar coisas com imensa antecedência, ou sou?


As otites voltaram...


Eu sei, nem me devia queixar que a miúda até doente se porta bem e nunca teve nenhuma doença grave, felizmente e que assim continue.
A saga das otites começou em Novembro, o procedimento aqui é esperar uma semana se não houver febre, ir ao médico de família que em princípio passa umas gotas e se não passar antibiótico oral. Com ela a primeira ela fez febre 4 dias depois de começar a sair líquido e as gotas nada fizeram então acabou a tomar antibiótico ao fim de uma semana. Em Portugal em Dezembro voltou ao mesmo até Junho foi todos os meses com otites. Entretanto descobrimos que as gotas que o pediatra de portugal receitou fazem efeito por si na maioria das vezes então agora tenho sempre vários frascos em casa. Mas julho passou e foi o primeiro mês sem otites e eu estava mesmo contente. Até que quarta passada, voltou a sair líquido do ouvido esquerdo (começámos logo as gotas e já não sai líquido há 2 dias) e hoje do direito.
O maior problema, fora ter de se ter atenção ao tímpano, é que nós temos um meio de profilaxia que é quando ela começar com ranho verde e tosse colocar spray nasal mas ela esteve um dia com ranho transparente, pouco e só teve tosse ao fim do dia. Quando pensámos em talvez colocar o spray a partir do dia seguinte, por causa da tosse, pimbas já estava. Ela não tem sintomas alguns antes, ranho transparente tem quase sempre, tosse também, não posso estar sempre a por spray com cortisona né?!
Enfim... irá passar e em Outubro vamos a Portugal fazer alguns exames, que aqui mandam-me pastar.

Agente vs a gente

Não é incorreto usar "a gente", que é um nome colectivo que substitui nós, o problema é quando se escreve mal ou se conjuga o verbo de forma incorrecta.
Agente pode ser da polícia, um agente imobiliário, etc.
"A gente" é usado em substituição de "nós", de forma informal, mas gramaticalmente corresponde a uma terceira pessoa do singular, tal como a malta ou o pessoal.
A questão é que Agente é da polícia ou da imobiliária e a gente também é da polícia\imobiliária. Mas mais, a gente faz, a gente gosta, a gente está e a gente vai. Mas nunca se diz ou escreve a gente vamos, estamos, fazemos, gostamos, somos...
A sério que não custa nada tentar falar bem, eu não sou nenhuma expert, cometo imensos erros, mas vou imensas vezes ao dicionário quando escrevo posts ou tenho dúvidas e tenho imensas, mas tento evitar dar erros de maior.
Por favor, se escreverem leiam o que escreveram pelo menos 2 vezes e uma delas passado pelo menos 1h, e ao falarem tentem lembrar-se de o fazer o mais correctamente possível, ler ajuda e tem imensos benefícios para a saúde mental.