Descobri o segredo!

Já todos tentámos fazer um bolo de caneca, confessem lá... Mas por mais receitas que se façam parece que sai sempre meio esponjoso, mete mais leite, menos farinha, mais fermento e deixa sempre algo a desejar. Até que descobri o truque, não colocar ovo! Num bolo normal colocamos em média 4 ovos mas a percentagem de ovo no total do bolo é relativamente baixa.
Descobri a receita da Gi Souza e foi um sucesso, até o Ricardo que já tinha comido bolo de caneca, com ovo, não estava entusiasmado até provar. O bolo fica muito fofinho e se deixarem pouco tempo fica com massa mal cozida à volta.

A minha receita é ligeiramente diferente da dela, juntem numa chávena 3 colheres de sopa de fariha de espelta integral, 1 colher de sopa de açúcar mascavado, 1 colher de sopa de cacau puro e meia colher de sopa de fermento em pó. Quando os sólidos estiverem homogéneos juntar uma colher mal cheia de óleo de côco e 4-5 colheres de leite (usei leite de amêndoas e num coloquei 4 e noutro 5, depende de quão cheias as colheres de farinha estão, a mistura tem de cair da colher com alguma facilidade como a massa de um bolo). Levar ao microondas por 40-50 segundos- o meu microondas tem 800watt.

Fica bastante bom, convém comer quente, se fizerem e se esquecerem e estiver frio e meio duro é só colocar uns segundos de volta no microondas.


Agora já sabem, se forem fazer um bolo de caneca, não coloquem ovos que fica mil vezes melhor.
Mas se tiverem pressa podem fazer uma receita de bolo de chocolate normal e colocar no microondas um pirex, se deixarem pouco tempo 4-7 minutos (depende do microondas) sai um bolo com cobertura divinal! Era o bolo que fazia sempre que tinha um jantar em casa e aprendi com a minha amiga Pipa.

4 comentários:

  1. Por acaso, há uns dias também fiz um bolo de caneca que me saiu muito bom :). Também não coloco ovos.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Hmmm será que fica bom com alfarroba em pó? ;)

    ResponderEliminar
  3. Fiz uma vez bolo na caneca... detestei o sabor e a consistência! Não voltei a tentar...

    ResponderEliminar