Porquê todo o alarmismo com a Amazónia

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade registada numa só área. Qual o problema? Está a arder há mais de 2 semanas e, apesar de ser época seca, especialistas apontam mão humana e desmatamento como principais causas do problema. Os dez estados onde houve maior número de incêndios são os estados com maior percentagem de desmatamento.
Ah e tal mas Portugal também ardeu imenso. Sim é verdade mas a floresta Amazónia é muito mais extensa, mais densa e muito mais importante para o planeta. É da responsabilidade de todos manter e preservar esta floresta! Fora que é uma área mais extensa para arder e, por consequência, muito maior produção de dióxido de carbono que pode ser produzida, levando a uma catástrofe ambiental enorme.
De quem é a culpa é relativamente irrelevante, todos os governos têm cometido erros e este não é uma excepção. O importante é como parar e criar políticas eficazes de protecção da fauna e flora e combate à mão criminosa que é responsável por estes fogos de larga escala e extensão.
Claro que não nos podemos esquecer que as nossas acções diárias influenciam o planeta, por isso nada de descurar o que se faz e melhorar o que é possível ;)



4 comentários:

  1. O que me está a chocar mais nisto é o facto de, só após duas semanas, os media terem começado a falar nisto, e mesmo assim não lhe darem a mesma atenção que deram quando foi a tragédia de Notre Dame. Sim, a tragédia de Notre Dame foi uma grande perda cultural, mas esta também é uma grande perda, a nível ambiental, e merecia o mesmo tipo de alarido, notícias de última hora, milionários a ajudar...
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade... acho que foi abafado pelo governo brasileiro no início... li algures. Uma tristeza!

      Eliminar
  2. Sinto-me impotente ao ver o pulmao principal da nossa casa a arder :( Apetece-me apertar o pescoço ao lunatico do Bolsonaro e a todos os que votaram nele e ainda me insultaram e me mandaram calar por eu nao ter nada a ver com os assuntos do pais dele... Sinto-me impotente pois durante estas duas decadas alertei para que isto podia acontecer e ninguem me deu ouvidos... mas sim, continuei e continuarei a fazer o meu melhor para proteger e respeitar esta nossa Casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabias que apenas 20% do oxigénio vem da Amazónia mas entre 50 e 80% vem dos oceanos?
      Também conheço quem votou nele e é uma conversa inglória, é como falar com apoiantes do Trump. Deixa e continua a promover a ecologia e a fazer a tua pare que se a maioria for no mesmo sentido fará a diferença!

      Eliminar