Agente vs a gente

Não é incorreto usar "a gente", que é um nome colectivo que substitui nós, o problema é quando se escreve mal ou se conjuga o verbo de forma incorrecta.
Agente pode ser da polícia, um agente imobiliário, etc.
"A gente" é usado em substituição de "nós", de forma informal, mas gramaticalmente corresponde a uma terceira pessoa do singular, tal como a malta ou o pessoal.
A questão é que Agente é da polícia ou da imobiliária e a gente também é da polícia\imobiliária. Mas mais, a gente faz, a gente gosta, a gente está e a gente vai. Mas nunca se diz ou escreve a gente vamos, estamos, fazemos, gostamos, somos...
A sério que não custa nada tentar falar bem, eu não sou nenhuma expert, cometo imensos erros, mas vou imensas vezes ao dicionário quando escrevo posts ou tenho dúvidas e tenho imensas, mas tento evitar dar erros de maior.
Por favor, se escreverem leiam o que escreveram pelo menos 2 vezes e uma delas passado pelo menos 1h, e ao falarem tentem lembrar-se de o fazer o mais correctamente possível, ler ajuda e tem imensos benefícios para a saúde mental.


4 comentários:

  1. A minha mãe costuma dizer que o agente é da polícia lol 😝 no que se refere a esta troca estupida 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é comum a expressão mas não está errado, desde que se escreva a gente e se conjuguem bem os verbos

      Eliminar
  2. Este tipo de dificuldade linguística dá-se mais no brasil.
    Aliás, quase toda essa sinalética fantástica provém de lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo! Basta ir ler blogs de portugueses, ler posts do facebook de portugueses, ouvir os portugueses dizerem "a gente vamos".
      Não digo que haja mais ou menos que não é concorrência mas há tanta calinada no português por parte de portugueses que é triste! Então quando é em blogs é mesmo triste. E às vezes é falta de atenção mas quando é recorrente é mesmo mau...

      Eliminar