Como transportar bebés e crianças

Todos nós sabemos que antigamente ninguém andava em cadeirinhas e muitos (a maioria) de nós se safaram. Sim é um facto, mas há cada vez mais carros, os acidentes aumentam e se há maneiras de diminuir a probabilidade de perder um filho porque não?
Há alguns pontos que gostava de esclarecer que são 1) estão sempre a tempo de mudar e 2) não é preciso gastar uma fortuna para se transportar uma criança em segurança.
Vários estudos têm sido feitos e a melhor maneira de transportar uma criança em segurança é no sentido contra a marcha, ou seja, de costas. Porquê? Primeiro a maioria dos acidentes ocorre com embate frontal sendo muito menos provável um embate traseiro e por norma embates traseiros acontecem a menor velocidade. Estatisticamente é mais seguro colocar crianças contra a marcha (rear-facing/ RF) do que a favor mesmo que o embate seja traseiro.
Muita gente acaba a virar as crianças a favor da marcha porque acha que os enjoos se devem à criança ir em contramarcha, mas não há dados que suportem essa afirmação.
Outra das razões utilizadas para virar as crianças mais cedo é que de costas não vêem nada ou que de frente pelo menos conseguem ver os pais. Há espelhos no mercado que permitem contacto visual entre os bancos da frente e as crianças em contramarcha e o mais importante não é ver a paisagem mas sim uma viagem segura, diria eu.
Até quando fazer RF? Pelo menos 1 ano, aconselhável o maior tempo possível. Hoje em dia já há muitas cadeiras que fazem RF até aos 18kg/4 anos e não precisam de custar uma fortuna mas comprem marcas boas! Nós comprámos para ficar em Portugal uma Joie tilt porque faz RF até aos 18kg, era relativamente pequena e leve, em conta (90€) e de uma marca de confiança que tem bons resultados nos testes de colisão. Em casa temos uma Britax Römer Dualfix i-size porque é também uma excelente marca, também faz RF até 18kg/4 anos, tem base isofix integrada e vira 360graus que é um descanso para colocar o cinto, esta é já mais cara e pesadona.
Hoje em dia a desculpa de não sabia não é válida, basta googlar e há imensos artigos sobre segurança rodoviária, na Revista Visão, no site da ACP, etc...





Sem comentários:

Enviar um comentário