As mulheres em Portugal

Saiu no Público o artigo "As mulheres em Portugal. Quem são e o que pensam?" e acho que todos devíamos olhar bem para os dados publicados. É assustador ver que 33% das mulheres são infelizes e 20% são quase felizes. 56% está infeliz com o seu corpo e 50% com o tempo que tem para si, talvez porque a maioria do trabalho doméstico ainda recai sobre as mesmas, mesmo quando têm trabalho remunerado (mais de 70% do trabalho doméstico recai sobre as mulheres).
Quando se verifica que para mulheres que trabalham e têm filhos a carga de trabalho não remunerada recai maioritariamente sobre as mulheres, tenham ou não parceiro, mas contribuem de igual forma nas despesas familiares.


Posto isto, cabe-nos a todos mudar esta situação, não é plausível que igualdade de género só venha a ser uma realidade daqui a 5 ou 6 gerações... Porque é que temos esta informação e pouco se faz? Porque é que se continua a dizer "ai tens imensa sorte que ele te ajuda em casa" ou quando os putos estão doentes e o pai fica a cuidar deles "Então mas não tem mãe?".
Temos o dever de ensinar os nossos filhos melhor, temos o dever de lhes ensinar através do exemplo, que é a melhor forma de aprender. Temos o dever de tentar mudar a nossa mentalidade! Se as mulheres não ajudam os homens nas tarefas domésticas porque havemos de achar que eles ajudam as mulheres? Porque é que ouço isto vindo de imensas mulheres? Não estão eles a fazer apenas o que lhes compete?

E pensam vocês que isso é muito bonito de se dizer mas nem sempre funciona, porque parece que eles não vêem os cestos atolados de roupa, nem se aperceberam que tiraram o último pacote de leite do armário ou que as fraldas estão a acabar. Mas há formas de contornar isso. Eu e o Ricardo temos tarefas repartidas, dividimos pelas coisas que preferimos fazer, eu odeio limpar o pó e ele não tem grandes desejos de limpar a cozinha, eu quero limpar as casas-de-banho então limpa ele o chão da casa toda, eu cozinho e ele trata da roupa, vamos os dois às compras mas ele até vai mais vezes que eu e a loiça vamos tratando. A Bia vai também ajudando a colocar roupa na máquina e a tirar loiça da máquina, a limpar vidros e até a varrer (pelo menos tenta). Isto não quer dizer que ele não cozinhe ou que eu não meta roupa a lavar mas a responsabilidade principal, a carga mental de se preocupar com isso, é de quem tem essa tarefa. Quando a miúda está doente quem fica com ela ou a vai buscar à creche varia, depende se eu tenho reuniões importantes ou se tem ele e tentamos repartir o máximo possível. E isto que nós fazemos é o normal! Pode não ser a regra mas é o normal! Trabalhamos ambos em full-time e cuidamos ambos da nossa casa e família...



6 comentários:

  1. Concordo inteiramente com este post.
    Na minha casa eu e o meu marido tb temos tarefa repartidas desde que casámos combinámos logo: eu faço isto, tu fazes aquilo e passou a ser responsabilidade de cada um essas tarefa atribuídas claro que caso seja necessário trocar alguma pontualmente trocamos mas não há cá a história de "ah ele é tão bom marido que até aspira a casa e põe a loiça na máquina, ajuda imenso a mulher!" se ele também suja porque não há-de limpar? se come porque não há-de fazer a comida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem, é assim que deve ser e nós temos de ser a mudança :)

      Eliminar
  2. Lá por casa não temos as tarefas repartidas de forma formal mas há coisas que acabo por eu fazer com mais frequência e outras que ele faz com mais frequência. O que não quer dizer que ambos não saibamos fazer um pouco de tudo.... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se funciona bem é o que interessa... Esta divisão veio de ele me pergunta todas as semanas o que era preciso limpar e a minha resposta ser sempre "tudo, é sempre preciso limpar tudo todas as semanas" então optei por não ter esta pergunta todas as semanas, que já me chateava e desgastava, porque mesmo com a minha resposta ele perguntava sempre!
      Depois veio a miúda e eu tratava da comida e roupas, adiciona as fraldas reutilizáveis, dar mama, um cansaço enorme e decidi que não dava para acumular as 2 tarefas que mais trabalho dão! Então dividimos. Lá está, não quer dizer que eu não ponha roupa a lavar ou ele não cozinhe mas a responsabilidade está com um de nós o que ajuda...

      Eliminar
  3. Eu também divido tarefas, mas a verdade é que nós temos uma mente mais organizada, e por vezes acho que é isso que cansa mais, a organização e coordenação. Mas sim, lá em casa vivemos a igualdade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Quando ele começou a tratar da roupa eu tinha 300 mini ataques de pânico por semana porque ele se "esquecia" que os cestos estavam cheios (não os via) e tenho trabalhado para que um bocado de confusão (com a miúda é mais uma explosão nuclear) não me tire do sério!
      Agora consigo brincar com a miúda enquanto a roupa espera na máquina ou enquanto há panelas até ao tecto, quando ela for dormir logo se trata... Mas custou-me e às vezes ainda custa...

      Eliminar